0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Tremores, transpiração excessiva e falta de ar antes de falar em público? Se você sente alguns desses sintomas, precisa aprender AGORA como vencer a timidez em 8 passos.

Muitas vezes achamos a timidez algo normal, e realmente isso é uma verdade.

A grande questão é o nível com que você é impactado, logo, se a timidez atrapalha a sua vida ao ponto de te impedir de viver de maneira saudável, você precisa se atentar a isso.

Sabemos que o caminho a ser trilhado para vencer a timidez é longo e requer muito empenho, muita quebra de crenças que te limitaram até aqui.

Por isso, acompanha esse artigo comigo até o final e espia só o que te espera:

 

O que é timidez?

Você tem lembranças suas de quando o professor pedia uma apresentação em grupo ou até mesmo individual? Qual era a sensação de se imaginar falando em público e com todas as atenções voltadas para você?

Tremores, transpiração excessiva, falta de ar, taquicardia, tontura e enjoos são alguns dos sintomas que uma pessoa tímida sente com as situações que citei.

vencer a timides00

Se essa situação te parecer familiar, com certeza você adotou a timidez como uma traço de personalidade que esteve presente em sua adolescência e se estendeu até a vida adulta.

Existem níveis de timidez, afinal, existem pessoas que sofrem desconforto quando expostas à situações em que são o ponto de atenção.

Há casos em que esse desconforto é tão grande que se torna um medo irracional em situações que requerem socialização.

Mas isso você vai ver com detalhes mais para frente.

A mente de uma pessoa tímida é cheia de pensamentos como “todos estão olhando para mim, o que faço agora?”, “não posso errar, serei uma piada” e “e se o que eu falar não tiver sentido nenhum?”.

Cada um desses pensamentos é carregados de insegurança, baixa autoestima, necessidade de aprovação e falta de confiança. Viu só? A timidez traz consigo outros problemas que importunam vidas.

Um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia Educacional da Universidade de Tabriz, Irã, constatou que 70% da nossa população mundial sofre com algum grau de timidez.

 

Por que algumas pessoas são tímidas?

Não existe um único motivo para a timidez, muito pelo contrário, a timidez é o resultado de uma somatória de razões.

Uma situação na infância que tenha lhe constrangido pode ser um fator desenvolvedor;

A timidez também pode aparecer como um traço da sua personalidade ou você simplesmente não teve oportunidade de desenvolver suas habilidades sociais.

Universidade de Vanderbilt, EUA

Um estudo envolvendo imagens de ressonância magnética funcional verificou que pessoas tímidas podem ter falhas em 2 regiões do cérebro: a amígdala e o hipocampo.

As pessoas selecionadas para participar desse estudo foram divididas em 2 grupos: os tímidos e os desinibidos.

A dinâmica era simples: os pesquisadores apresentavam imagens de pessoas desconhecidas diversas vezes.

Apesar dos mais desinibidos terem desenvolvido habilidades mais intensas na amígdala e no hipocampo, essa intensidade diminuía com as repetições e os rostos tornavam-se menos desconhecidos.

Entretanto, nas pessoas mais tímidas as respostas da amígdala e do hipocampo eram tão intensas que mesmo vendo repetidas vezes as imagens, elas não se tornaram habituais.

Sabe aquele nervosismo que você sente quando encontra uma pessoa pela primeira vez? Os desinibidos se habituam mais facilmente com esses rostos.

No entanto, para quem é tímido, é como se todo encontro fosse a primeira vez.

Universidade Normal de Shaanxi (SNNU)

Em 2005 foi realizada uma pesquisa com 399 universitários chineses com idades entre 18 e 30 anos.

Os pesquisadores encontraram uma relação entre timidez, apoio social e autoestima.

Essa pesquisa constatou que os universitários considerados tímidos possuíam uma avaliação negativa sobre si e que participavam de atividades públicas com menos frequência.

Com base nesses dois estudos, conseguimos visualizar de forma clara que o diagnóstico para timidez é complexo e, por isso, sofre influência tanto da genética quanto do ambiente social em que está instalado.

Quando não vencer a timidez se torna um problema?

A timidez impacta de formas diferentes em cada pessoa, por isso é natural vermos pessoas “mais tímidas” e “menos tímidas”.

Isso acontece porque a timidez existe em 3 cenários, você vai conhecer cada um deles e assim, descobrir a partir de que momento você precisa vencer a timidez, afinal, ela tornou-se um problema agora!

Timidez crônica

A timidez crônica é aquela mais ampla que alcança todos os âmbitos da vida da pessoa.

A vergonha ou o medo da convivência social é tão grande que dificulta qualquer diálogo que venha acompanhado de pessoas desconhecidas ou até mesmo de alguma autoridade maior.

A timidez não escolhe lugar ou situação, por isso ela vai te acompanhar no trabalho, numa ocasião em que precisar falar para o público e até mesmo na hora da paquera.

Quando o assunto é paquera, contamos com os aplicativos de mensagens que nos ajudam muito.

Então, nessa primeira etapa virtual pode não causar desconforto em alguém que tem timidez crônica.

Afinal, por trás de uma tela conseguimos esconder tudo aquilo que não gostamos, conseguimos deixar a insegurança, baixa autoestima, ansiedade de lado e mostrar apenas o que acreditamos que irá agradar o outro.

Porém, quando uma simples conversa avança para um futuro encontro, a pessoa com timidez crônica pode sentir-se paralisada diante da situação.

Agora, você pode estar se perguntando: existe algum sintoma diferente para que eu identifique a timidez crônica?

E a resposta é sim, existem algumas características que você pode se atentar para saber em qual tipo de timidez você se encaixa:

O contato visual causa nervosismo e desconforto, o que pode acabar gerando gagueira na hora da conversa e até mesmo tremores.

  • Inexpressiva, é assim que a pessoa com timidez crônica se comporta, expressões corporais não são o seu forte, por conta da ideia de viverem em seu próprio mundo e se darem melhor consigo mesmo do que com o outro.

A expressão torna-se algo muito pessoal, logo, se não há expressão corporal, a pessoa tímida passará despercebida dentre outras pessoas.

Timidez proposital

A timidez proposital é vista como um radicalismo.

Nesse nível, a pessoa tímida é caracterizada por ter vergonha de si mesmo o que acaba resultando em uma aversão à humanidade.

Por isso é considerado um “misantropo”, a partir desse momento, a solidão torna-se sua melhor amiga e o isolamento é o cenário perfeito para viver a sua grande história.

Nesses casos, podemos ver com clareza a somatização de sintomas e, por isso, os tímidos propositais estão mais vulneráveis a desenvolver ansiedade, o que faz com a solidão se torne cada vez mais frequente.

Logo, a convivência social é nula e quando acontece, o tímido proposital não vê a hora de que termine para que possa voltar para o seu habitat natural que é o isolamento.

Nesses casos, o período de adolescência, a vida escolar e universitária se transforma em um grande desafio.

Por isso, é muito importante ter uma rede de apoio que compreenda que essa situação não é uma “frescura”.

Muito pelo contrário, tentar compreender o que um tímido proposital sente é muito melhor do que apenas julgá-lo e minimizar seus sentimentos.

Lembre-se, se é difícil para você se colocar no lugar dele, imagina para ele que vive diariamente sendo apontado como “esquisito” por todos ao seu redor.

Timidez situacional

A timidez situacional é a mais comum de vermos, ela acontece em situações específicas, situações que requerem um certo nível de segurança.

Então, nesse estágio, o tímido consegue desenvolver relações, construir amizades, questionar, expor o seu ponto de vista, porém, quando o assunto é falar em público ele se vê desconfortável com a situação.

Apesar de ser pontual e parecer não impactar fortemente em sua vida, a timidez situacional pode atrapalhar a sua performance na situação em que decide tomar à frente.

Por isso, apresentações, seminários, e falar para muitos pessoas podem fazer com que você se sinta despreparado e insuficiente para aquilo.

Porém, depois que o momento acaba, você se sente confortável novamente.

Essas sensações que, na verdade, são sintomas, são apenas crenças que arrecadamos durante nossa vida, crenças essas que nos limitam e nos impedem de desenvolver a nossa melhor versão, que diferente do que pensamos podem sim ir embora.

Agora você vai descobrir a partir de que momento a timidez desse ser vista como um problema que precisa de acompanhamento para ser vencida.

O psiquiatra Eduardo Ferreira Santos, da Universidade de São Paulo (USP) diz que “A timidez passa a ser um problema sério a partir do momento em que a pessoa não consegue viver normalmente. Casos mais graves são chamados de fobia social, ela pode afetar os relacionamentos, o trabalho ou os estudos. É importante buscar ajuda” – explica o médico.

Nesse caso a timidez se transforma em fobia social, a falta de tratamento pode desencadear problemas mais graves, a pessoa que sofre com fobia social pode ir buscar refúgio em bebidas alcoólicas e até mesmo no uso de drogas.

Afinal, quem nunca ouviu que “nossa, você é outra pessoa quando está bebendo”?

8 passos para vencer a timidez

Fala sério, se você é uma pessoa tímida ou conhece alguém tímido, deve se perguntar sempre o que poderia fazer para mudar isso, não é mesmo?

Afinal, a vida de uma pessoa tímida por muitas vezes torna-se limitada, as oportunidades são limitadas, o crescimento é limitado porque existe algo que te paralisa ao invés de te impulsionar a dar mais um passo rumo ao seu sucesso.

Por isso, agora você vai descobrir 8 passos que irão te ajudar a vencer a timidez de uma vez por todas, lembrando que não é errado ser tímido, errado é viver com uma condição que te limita e você pode mudar!

Vamos aos 8 passos:

1.   Um passo de cada vez

Pense comigo, você passou a maior parte da sua vida vivendo sob uma programação que te priva de viver muitas experiências.

Então, se o seu primeiro desafio for falar para um público grande, a chance dessa situação lhe causar um trauma ao invés de uma conquista é enorme.

Por isso, trace pequenas metas, comece falando para pequenos grupos de amigos, e não precisa se preocupar com o conteúdo em si, você pode falar como foi o seu final de semana, dar detalhes do que você fez, contar sobre uma viagem que você sonha em fazer.

A verdade é que nesse primeiro passo, não importa a informação que você irá compartilhar, e sim o fato de compartilhar!

Vale lembrar que para uma pessoa tímida o assustador começa em imaginar falar para um público grande, então, comece aos poucos.

Vale mais um pequeno passo por dia do que um grande passo que te levará tropeçar.

2.   Renove sua rotina

Como você viu nos parágrafos anteriores, é normal que a pessoa tímida prefira fazer suas coisas sozinha, viver de maneira reclusa.

Então, uma boa forma de vencer a timidez é ir se desvencilhando dessa barreira.

Agora que você já consegue falar com um número pequeno de pessoas, aproveite e faça um convite a elas.

Está no trabalho e tem o hábito de almoçar sozinho?

Experimente almoçar com o seu time, participe da conversa, fale sobre o trabalho e fale também outras coisas que não sejam sobre o trabalho.

Tem uma festa para ir? Vá, se for possível chame um amigo para te acompanhar, se não for possível, estabeleça contato na própria festa.

Tenho certeza de que irá encontrar alguém que possua gostos em comuns e, ao mesmo tempo, te apresente ao novo.

3.   Prazer, sou eu!

Até aqui você já evoluiu muito! Lembra que a sua timidez te impedia de conversar com as pessoas e até mesmo te levava a viver uma vida de solidão?

Então, agora que você já consegue conversar com outras pessoas e até mesmo fazê-las de companhia, chegou o momento de você se conhecer ou até mesmo se reconhecer.

As pessoas que partilham da vida com você fazem isso por algum motivo, algo em você causa inspiração e prazer, afinal de contas, ninguém fica perto de alguém desagradável.

O que você precisa é conhecer essa pessoa que as pessoas falam quando estão falando sobre você, é reconhecer seus valores, suas qualidades, seus pontos fortes e os pontos de melhoria.

Esse processo de autoconhecimento é muito importante porque ao invés de olhar apenas para os seus pontos de melhoria, você consegue reconhecer o que tem de melhor e a partir daí exercita um movimento que acaba diminuindo a sua insegurança.

4.   Grite por socorro quando achar necessário

Todo processo é árduo e dificilmente será linear. Alguns dias você vai avançar 5 casas e em outro terá que retroceder 2 casas — igual banco imobiliário, lembra? — o importante é você saber que pode e deve gritar por socorro quando achar necessário.

Você não precisa trilhar sozinho o caminho que te levará a vencer a timidez, por isso, para desenvolver a timidez você pode recorrer a algumas ferramentas como cursos de oratória, atividades em grupo, clube do livro e até mesmo a terapia.

A terapia é um bom exercício para que você entenda o quão bom é compartilhar sobre seus sentimentos.

Além disso, irá potencializar o seu desenvolvimento, afinal, um psicólogo é um profissional da saúde e ele mais do que ninguém sabe o quão importante é zelar pela saúde mental.

Então, não hesite em pedir ajuda, lembre-se que por trás de todo espetáculo de sucesso há uma equipe que faz acontecer.

O apresentador do espetáculo da sua vida é você, busque uma rede de apoio para lhe ajudar a fazer isso acontecer.

5.   Enalteça suas pequenas vitórias

Se você gosta de campeonatos, independente do esporte, sabe que para nascer um campeão é preciso trilhar um caminho de muitas etapas, não é?

Conseguimos visualizar de forma clara durante a copa do mundo, até conhecermos o grande campeão é necessário muitos jogos e apesar de todo mundo gostar de vencer, em alguns casos a partida pode terminar empatada.

Isso acontece também na nossa vida quando queremos vencer a timidez.

O nosso objetivo principal é derrotá-la e para isso é importante não perdermos a motivação.

Então, cada pequena vitória, cada barreira que conseguimos quebrar, por menor que seja, é o que vai nos levar até o nosso objetivo final.

Enxergue o seu processo de busca como uma ponte que te levará até o outro lado, não importa se o passo é grande ou pequeno, o importante mesmo é você não ficar parado.

6.   Dirija a FORD

Se você tem dificuldade para encontrar assunto e conversar com alguém, então essa técnica vai te ajudar muito.

Cada inicial da palavra “FORD” refere-se a um gênero de assunto. Ficou confuso? Não tem problema, você vai entender melhor daqui para frente.

F (Família) Quando estiverem reunidos, o assunto família sempre será pertinente.

Todos possuem suas rotinas e rotinas são repletas de acontecimentos e novidades, logo, perguntar o dia a dia é sempre algo que vai te render uma boa conversa.

O (Ocupação) Toda pessoa possui responsabilidade, então, isso quer dizer que seus afazeres são um ótimo caminho para desenvolver um diálogo.

Pergunte sobre trabalho, faculdade, cursos, são assuntos que irão te garantir uma troca bacana e até mesmo algum conhecimento.

R (Recreação) Lazer, gostos particulares e lembranças são ótimos assuntos e rendem boas risadas e interação.

Pergunte sobre o gosto musical, recomende o seu álbum favorito, fale um pouco sobre o último filme que você assistiu. Pergunte sobre a experiência de assistir ao show de algum artista.

D (Desejos) Anseios e sonhos são pontos que inspiram qualquer pessoa e todo mundo gosta de falar das suas inspirações, não é?

Então, esse é um bom caminho a ser trilhado.

Pergunte sobre os desejos da pessoa, e, ao mesmo tempo, fale sobre os seus também, isso torna a conversa interativa.

7.   Você vai errar para depois acertar

Me diz, como você lida com os seus erros?

Já parou para pensar que quando você se propõe a fazer algo novo e já espera que grandes resultados venham, a possibilidade de frustração é grande?

Isso acontece porque buscamos perfeição em tudo o que fazemos, porém, se atingirmos a perfeição quer dizer que não há mais nada para ser desenvolvido.

Pensando nisso, é importante você se conscientizar que seus erros lhe darão a oportunidade de melhorar e evoluir as suas habilidades, por isso, quando errar, pense em extrair o melhor de uma situação ruim.

8.   Você é único

Todos nós somos seres únicos, então, não importa quantas pessoas você tenha ao seu redor, cada uma delas é única, logo, a partir disso o que você é, a forma como você faz pertence somente a você!

Isso nos faz lembrar sobre valor, sobre se valorizar da mesma forma que enxergamos valor nas outras pessoas.

Se o seu subconsciente criou uma crença limitante que te impede de enxergar esse valor unilateral, é preciso quebrar essas correntes e finalmente viver livre.

A hipnoterapia pode me ajudar a vencer a timidez?

Como você já ouviu falar aqui e em outros textos do nosso blog também, a nossa mente é dividida em 3 partes: consciente, subconsciente e inconsciente.

Então, ao contrário das outras terapias que possuem acesso somente ao consciente e em alguns casos vão tratar primeiro os sintomas para depois tratar as causas, a hipnoterapia faz o caminho contrário.

Ela se comunica diretamente com o seu subconsciente o que faz com que seja possível mudar pensamentos, hábitos e sentimentos.https://media.giphy.com/media/qNeX4mIaGbBfvq4oDh/giphy.gif

Logo, a hipnoterapia é a ferramenta que você procura para de uma vez por todas vencer a timidez.

Agora que você já conhece 8 passos para vencer a timidez, chegou o momento em que você pega todo esse conhecimento e coloca-o em prática.

Lembre-se que desde o momento em que você do outro lado da tela decidiu ler esse artigo, você já deu o primeiríssimo passo que é reconhecer o seu estado e querer uma mudança.

Então, se você está ansioso para pôr todas essas dicas em prática, eu preciso te apresentar uma técnica que vai te ajudar a alcançar voos mais altos que o esperado.

Você sabe do que eu estou falando? Não?!

Experiência OMNI

Para que você não caia nas armadilhas de proteção do seu subconsciente, vou te apresentar o EXPERIÊNCIA OMNI, tenho certeza de que você nunca viu nada igual!

Por ser uma técnica relacionada a uma imersão interna, a hipnoterapia pode facilmente lhe ajudar a destravar e se livrar das amarras que te fazem paralisar.

E foi pensando nisso que o EXPERIÊNCIA OMNI ganhou vida!

Mergulhe no Experiência OMNI!

Serão 3 dias intensos da imersão em hipnoterapia mais significativa do MUNDO.

Durante a experiência você se reinventa e se desprende de tudo aquilo que torna a sua vivência algo escasso, mas para isso o primeiro passo precisa ser dado e A HORA É AGORA!

Retome o protagonismo da sua vida, controle seu navio em direção à OMNI e conquiste uma vida de sucesso.

Inscreva-se clicando aqui!

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×