Como funciona o combate à depressão? É como uma conta matemática: 20% estão relacionados aos fatores externos e 80% têm relação direta com você e sua mente. Eu vou te mostrar como desvendar esses segredos e vencer a batalha.
Mas eu só vou te contar se você continuar a leitura!
Vem comigo!
Para começar a entender melhor a importância da técnica e como ela realmente pode ser chamada de poderosa, é necessário conhecer a realidade da depressão para os brasileiros.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 5,8% da população sofre de depressão. Essa taxa é superior à média global de casos da doença que é de 4,4%. Isso significa que 12 milhões de brasileiros sofrem com a depressão, o que ajuda a colocar o Brasil no topo do número de casos de depressão na América Latina.
Além disso, existe uma outra doença que afeta milhões de brasileiros, e ganhou até apelido: o mal do século.
A famosa ansiedade é um problema que muitas pessoas até podem vivenciar ao longo da vida sem necessariamente sofrer do transtorno. O Brasil enfrenta uma crise de ansiedade, o país está em primeiro lugar da lista, considerado o mais ansioso do mundo. São aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivendo com o transtorno.
Os números de ansiosos no Brasil, que já eram altos, tiveram um salto ainda maior com toda a pressão causada pela pandemia da Covid-19.
Segundo um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os casos de ansiedade e estresse chegaram a dobrar neste período, enquanto os casos de depressão tiveram aumento de 90%.
Mas, eu conheço formas simples de ajudar você no combate à depressão e ansiedade. São hábitos simples e muito eficientes para quem procura uma forma de vencer essas doenças. E eu vou te contar quais são a partir de agora.
Mas antes, eu separei uma dica na imagem abaixo que pode ajudar bastante.
Olha só o que vem por aí:
- A depressão afeta a química do cérebro
- E quanto a ansiedade
- Ansiedade e depressão estão interligadas?
- 10 hábitos que combatem a depressão e ansiedade
- O poder da hipnose te dá a chance de mudar os hábitos
E aí, vem comigo nesse desafio do combate à depressão?
Boa leitura, mas já aviso: fique atento às dicas que eu vou jogar no meio do texto.
A depressão afeta a química do cérebro
A neurologista e líder médica da divisão da Pfizer dedicada às doenças crônicas não transmissíveis Elizabeth Bilevicius, diz que basta fazer uma breve busca no Google para ter a dimensão do problema. “Basta digitar ‘depressão é’ para que o buscador complete com ‘frescura’ e ‘falta de Deus'”.
Realmente, o número de pessoas que convivem diariamente com a instabilidade da depressão sabe o que é ouvir frases como “Isso é falta de Deus”, “Depressão é frescura, só para chamar a atenção.”, “Ontem mesmo eu o vi sorrindo no bar; como pode ser depressivo?”
Te soa cruel?
Pois acredite: muita gente fala e ouve esse tipo de frase todo santo dia.
A doença é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, a depressão apresenta tristeza, pessimismo e baixa autoestima, que aparecem com frequência e podem combinar entre si.
E só para fazer esse povo que fala em frescura e falta de Deus, a ciência já provou que a depressão pode alterar a química do nosso cérebro.
Esse distúrbio geralmente acompanha um mal funcionamento nos neurotransmissores do cérebro. O principal neurotransmissor relacionado na depressão se chama serotonina (hormônio da felicidade e bem-estar). Ele tem a função específica de fazer a comunicação entre as células nervosas (chamadas de sinapses).
Quando o nível de serotonina no cérebro está muito baixo, a pessoa fica depressiva. Por esse motivo, os médicos realizam o tratamento da depressão utilizando remédios. O grande problema é que esses medicamentos resultam em efeitos colaterais muito sérios.
E quanto a ansiedade?
Hoje a ansiedade é uma das doenças que mais acomete os jovens brasileiros. Infelizmente somos um dos países que mais apresentam alta nos índices de ansiosos no mundo, e olha que o Brasil é um país enorme, imagina só a quantidade de pessoas que sofrem com esse problema.
A ansiedade é normal no ser humano, como você leu mais acima. O grande problema é quando ela se torna algo mais intenso e excessivo, já que isso pode se tornar uma doença (CID 10 F41.1), como o transtorno de ansiedade generalizada, desencadeando preocupação e medo extremo diante de situações simples ou rotineiras.
Confira artigos relacionados:
Hipnose para ansiedade e outros transtornos emocionais |
Auto-hipnose: o guia definitivo do básico ao avançado |
Mas, quando falamos de crises de ansiedade, é preciso falar dos períodos da vida. Existem três períodos situacionais que a pessoa pode ser inserida:
- O passado, que não é possível voltar atrás;
- O presente, que é o aqui e agora;
- E o futuro, que se trata do que acontecerá amanhã.
É muito comum ouvir de pessoas ao nosso redor que elas estão ou já vivenciaram uma crise de ansiedade em algum momento da vida. E não é de admirar que essas frases sejam comuns, já que nos últimos anos, os jovens têm apresentado comportamentos muito ansiosos.
Ansiedade e depressão estão interligadas?
Muitas pessoas costumam relacionar a depressão com ansiedade e acabam afirmando que, todo ansioso é um depressivo e vice-versa.
Sim, podemos dizer que ambas as patologias apresentam sensação de medo, insônia, dificuldade de concentração, solidão e irritabilidade, mas não significa que só porque alguém tem uma, necessariamente terá a outra.
Um estudo apontou que um diagnóstico de depressão se torna ansiedade em apenas 2% dos casos. No entanto, quando a ótica se inverte, é possível notar que os pacientes com ansiedade podem desenvolver depressão em 24% dos casos.
Uma boa explicação para o segundo caso é que os pensamentos negativos que o ansioso alimenta em suas crises podem gerar gatilhos para a depressão, o que comprova o maior número de casos de ansiosos que se tornam depressivos.
A dica dos especialistas é manter uma rotina movimentada, sair do comum e experimentar coisas novas na vida, porque isso ajuda a nossa mente a se manter focada em hábitos diferentes e que são muito mais construtivos que os costumeiros. E aqui entra a primeira fase do poder da hipnose.
Você acha que a nossa cabeça simplesmente decide que vai ficar doente, como um adolescente rebelde, e assim desenvolve depressão e ansiedade? Não é assim que funciona, lírio do vale.
Existem razões muito profundas que fazem com que o corpo apresente esse tipo de problema de saúde e isso pode variar de pessoa para pessoa.
Mas nós estamos falando de como os BONS HÁBITOS podem favorecer a recuperação de pessoas com depressão e ansiedade, portanto euzinha de melo posso falar com propriedade que a auto-hipnose pode acabar com essas doenças!
No entanto, é preciso que você entenda que sozinha a auto-hipnose é apenas uma técnica. Agora, quando utilizada de forma inteligente e da forma correta, a chance de você se ver livre da doença é muito alta.
Quer uma prova disso? Dá o play nesse vídeo aí.
Usando todo o poder da auto-hipnose, você e o seu hipnotista podem buscar a origem que desencadeou tudo isso. Sim, meu alecrim dourado, a causa da depressão e da ansiedade ESTÁ NA SUA MENTE.
Lá nas primeiras vivências da sua vida, as memórias de infância ou da adolescência.. A causa de tudo normalmente é um evento inofensivo (aparentemente) que aconteceu na infância.
Assim que essa razão causadora é descoberta, entendida e neutralizada, não há mais motivos para a mente e/ou o corpo funcionar de forma desequilibrada. Então, a química cerebral, que antes foi desregulada, já começa a se organizar, os hormônios começam a voltar ao normal, tudo de forma natural.
Mas, calma que já já eu vou te explicar como é possível usar a auto-hipnose no combate à depressão. Por enquanto, vamos às dicas.
10 hábitos que combatem a depressão
E para garantir que a sua mente comece a trabalhar a seu favor a partir de AGORA, é preciso adotar hábitos que façam com que isso aconteça.
Mas fique tranquilo, porque eu separei uma listinha com 10 hábitos que podem te ajudar a combater de uma vez por todas a depressão e a ansiedade.
1. Durma bem
Quem é que vive bem com sono?
Não dá para ter uma vida minimamente saudável se você NÃO TEM TEMPO DE DESCANSAR. Afinal, de nada adianta o poder da hipnose se você não tenta dormir pelo menos 8 horas por noite para descansar seu corpo e sua mente da forma correta.
Até mesmo um cochilo no horário do almoço ajuda – e muito – a devolver um pouco da energia que o corpo precisa. Para quem não sabe, é durante o sono que alguns hormônios são liberados, o que evita a desordem de problemas psicoemocionais.
2. Mantenha o corpo ativo
Não é novidade que o nosso corpo precisa se manter em movimento. Ouvimos isso dos médicos, fisioterapeutas, da nossa mãe e às vezes até da sogra.
Mas, o que temos esquecido é que o combate à depressão depende muito do que você faz com sua mente do que com qualquer fator externo. Olha, vou ser bem sincera aqui, nem todo dia você está disposto a sair de casa e fazer exercícios, eu sei disso, somos seres humanos.
Porém, isso não quer dizer que você deva utilizar essa desculpa do “hoje eu não tô afim” para negligenciar a sua saúde.
O combate à depressão e ansiedade envolve todas as áreas da nossa vida e você precisa estar disposto a dar um basta nisso.
Então, quando a preguiça bater, lembre-se dessas palavras e mantenha esse corpinho lindo em movimento!
Isso vai fazer bem para a sua mente e ainda melhor para o seu corpo.
3. Vitamina D faz muito bem à saúde
Sabe aquela música “Ô sol, vê se não me esquece e me ilumina, preciso de você aqui…“? Ela faz todo o sentido quando precisamos dar um passo a mais na nossa recuperação ou de alguém que estamos ajudando.
Especialistas afirmam que sair ao sol e tomar aquela dose boa de vitamina D faz um bem danado para o nosso organismo e, principalmente para quem está no combate à depressão e ansiedade.
Os médicos reforçam que sair ao ar livre, andar numa praça, fazer atividade física (como euzinha de melo mencionei lá em cima), ajudam demais a melhorar os níveis de serotonina (hormônio da felicidade) no nosso cérebro, proporcionando melhores resultados contra a depressão e ansiedade.
4. Vícios não vão te ajudar
Já que é para falar de combate à depressão e ansiedade, vamos lá:
Doenças psicossomáticas NÃO COMBINAM com vícios, seja lá que tipo de vício for!
Pensa comigo: sua mente está passando por um momento péssimo e vai arrumar um jeitinho de “compensar” essa tristeza e ansiedade de alguma forma. É aqui que os vícios entram em ação.
Entenda uma coisa: você não precisa compensar algo no cigarro, no álcool, nos jogos ou em qualquer outro vício; basta dedicar-se em cuidar do próprio corpo.
Não são os maços de cigarro e doses de destilados que vão te fazer se sentir melhor, é a sua coragem no combate à depressão e ansiedade. E, só para você sentir o tamanho do problema, eu tenho uma comparação simples: o cigarro é como aquela amizade errada, que toda mãe vive pedindo para que a gente não se aproxime.
Triste comparação, mas é verdade!
Embora pareça inofensivo, cada cigarro, bebida e até mesmo drogas proibidas daquelas pode reduzir a sua estimativa de vida em mais de dez anos, isso para quem tem até 40 anos.
5. Saia da rotina
Você é daqueles que ao acordar faz exatamente as mesmas coisas, na mesma ordem todo santo dia? Então precisamos mudar isso!
A rotina é como nossa zona de conforto: fazemos tudo da forma mais rápida possível ou da mais lenta possível porque é a nossa rotina e a nossa mente aprendeu que assim daria certo. Mas ficar na rotina atrasa – e muito – o desenvolvimento de quem está em busca do combate à depressão e a ansiedade.
O melhor é apostar em atividades que você precise pensar um pouco mais e fazer a sua mente tomar decisões diferentes.
Vá se divertir, caminhe, saia para dançar, volte para casa por um caminho diferente, force o seu próprio corpo a ter hábitos que ajudem a sair da rotina e traçar novas rotas para sua vida.
6. Leia sempre que possível
A leitura mantém a nossa mente em pleno funcionamento e, adivinha? nos deixa HIPNOTIZADOS PELA HISTÓRIA. Dessa forma, é possível nos fazer sentir emoções diferentes, viajar para outros países, conhecer novas pessoas, aprender sobre culturas e por aí vai.
Ler faz a nossa mente se exercitar, nos torna melhores ouvintes, nos ajuda a expressar sentimentos e desperta na gente o que há de melhor. Especialistas dizem que pessoas que estão passando pelo combate à depressão ou ansiedade, deveriam ler com frequência para exercitar a mente.
7. Evite ficar se lamentando no sofá
Nada vai mudar enquanto você ficar sentado no sofá falando sobre o quanto sua vida está na mesma, o quanto você está chateado e como tem sido difícil.
Já imaginou se pessoas como o senhor Abravanel – nosso Silvio Santos – vivesse reclamando da vida em cima do sofá? Até hoje ainda estaria vendendo canetas por São Paulo. E hoje você não teria a Usurpadora, Maria do Bairro, Mari Mar e Chiquititas para assistir todo dia.
O mundo lá fora tem tudo para te ajudar no combate à depressão ou ansiedade, você só precisa assumir o controle da sua vida e dar o primeiro passo.
8. Aproveite os momentos com a família
Praticar atividades com a família é uma forma de desligar-se das sensações ruins causadas pela depressão ou pela ansiedade. Além disso, é uma forma de estreitar as relações que você tem com sua família.
Vá ao parque (depois da pandemia, ok?), aproveite o sol, faça atividades físicas com sua família, conte piada, dê risada, ouça a frase “é pá vê ou pá comê” quantas vezes forem necessárias. Sua família é seu alicerce, seu apoio, sua base mais importante e são eles que vão te ajudar a vencer essa batalha contra a depressão e a ansiedade.
9. Coma bem (e o que você quiser)
Eu estou aqui para dizer que ter alguém dizendo o que você deve ou não comer é um porre. Ninguém tem esse direito, nem mesmo os médicos dizer que você jamais deve comer algo, o que eles pedem é moderação.
Mas, não podemos ignorar que a nossa alimentação precisa ser a mais equilibrada possível, principalmente porque ela é que garante o bom funcionamento do seu lido corpinho.
Mantenha uma alimentação saudável, coma aquilo que gosta e não se deixe influenciar pela opinião dos ditos especialistas no corpo perfeito.
O corpo perfeito é o que você tem. O segredo é manter a saúde em dia. E essa é uma das principais chaves no combate à depressão.
10. Exercite sua mente
Agora chegamos ao ponto que eu queria muito mencionar.
Lembra quando você leu lá em cima sobre o poder que a sua mente exerce sobre a sua saúde? pois bem…
Quando falamos em ansiedade e depressão, saber como dominar a mente é uma técnica importante. Muitas pessoas aderem à meditação, Reik, Yoga, aromaterapia e muitas, mas hoje eu tenho uma técnica muito pontual para dar.
Já ouviu falar de auto-hipnose?
A auto-hipnose é uma técnica extremamente eficiente e poderosa. Capaz de ajudar o seu crescimento, melhorar sua capacidade de concentração, combater vícios e superar traumas diversos. TODA HIPNOSE É UMA AUTO-HIPNOSE, já que você precisa se permitir aceitar uma sugestão para que ela funcione.
No entanto, é uma ferramenta que precisa ser usada com frequência e da forma correta. Pois, dessa forma, é possível recondicionar e ressignificar as sugestões negativas que, em algum momento, foram colocadas no seu subconsciente há anos.
Ou você achava que bastava apenas fazer uma única auto-hipnose e já estava tudo resolvido? É como a meditação, quanto mais você faz, mais se torna suscetível as sugestões.
O poder da hipnose te dá a chance de mudar os hábitos
Para quem não conhece, a hipnose é uma excelente forma de ajudar a nossa mente a melhorar em todos os sentidos possível o nosso dia a dia. A partir dela você será capaz de se concentrar melhor, terá mais memória, perderá o medo de falar em público, se tornará uma pessoa mais ativa e presente e por aí vai.
Tudo isso porque você passa a dominar a sua mente. Acaba de uma vez por todas com os medos que o impediam de ser diferente e fazer as coisas que gostaria.
E pode fixar relax, porque a HIPNOSE NÃO TEM NADA DE MÍSTICA. Na verdade, para aprender a controlar a sua própria mente e utilizá-la a seu favor, muitas pessoas utilizam a hipnose como ferramenta. Porque muito além de sugestionar os outros, a hipnose é um fenômeno neurológico, que acontece na região central do cérebro, capaz de alterar o estado natural do indivíduo.
E, apesar de parecer complexo e, de imediato, até um pouco assustador, o “estado de transe” já é algo natural do ser humano. Sabe quando você está realmente envolvido com alguma coisa e esquece o que está em sua volta? É como se você se desligasse de tudo e concentrasse a sua energia em algo específico.
Percebeu como a sua mente pode te ajudar no combate à depressão de um jeito simples e muito eficiente? Sem remédios, sem efeito colateral e sem preocupação. É só confiar no poder da hipnose!
E você? Já viveu um caso parecido? Conta aqui nos comentários e compartilha nas redes sociais para que mais pessoas saibam o que é possível fazer.
Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!
Boa noite. Fiz uma única vez por whatsapp paguei 600 reais não adiantou nada não disse se era para vc ontinuar em fim só gasto hoje fasso acupuntura estou me sentindo bem
Ficamos felizes que seu problema foi resolvido, Angela. Já tentou procurar um hipnoterapeuta OMNI? Somos a escola de hipnoterapia mais renomada do Brasil. Temos certeza que um de nossos alunos poderia ajudá-la. Se quiser, encontre um hipnoterapeuta OMNI no link: https://omnifinder.net/pt-br/
Gostei muito da forma como você escreveu. Estou passando por depressão. E achei muito acolhedor o jeito que você expressou. Obrigado
Ficamos felizes, Delano, e espero que você esteja se sentindo melhor!
Como faço essa hipnose?
Gostaria de saber mais.
Ótima tarde Paulo, tudo bem? Que legal que você se interessou pelo tratamento com hipnoterapia. Nesse caso, uma boa ideia é participar do Experiência OMNI, um evento imersivo de três dias para quem quer ter um primeiro contato com a hipnose clínica (hipnoterapia).
Para conferir e saber mais detalhes sobre o Experiência, você pode clicar aqui: https://www.experienciaomni.com
Com esses hábitos q você pode evitar a depressão e ansiedade e caso você a tenha pode melhoras praticando atividades física pra que com o tempo ela ir melhorando e cada vez mais seja mais suave até o ponto de você a controlar
Estou procurando alternativa s para diminuir a medicação que tomo atualmente 4 com altas dosagens já tomei 11. Tenho problemas psicólogo desde os 16 anos. Já tive todos os diagnóstico possíveis estou cansada..
Oi, Simone, sinto muito! Só posso imaginar como deve ser difícil passar por tudo isso. A hipnoterapia pode auxiliar você nesse processo de desmame dos medicamentos. Você pode encontrar um hipnoterapeuta da sua confiança mais perto de você no link: https://omnifinder.net/pt-br/
Desejo muita sorte e melhoras!
Super descontraída nas dicas , conteúdo maravilhoso . Obrigada por nos ajudar!
Nós que agradecemos, Jéssica!
Parabéns me ajudou
Estou muito mal estado avançado de depressão penso em me matar assim tudo se acabar e horrível viver dessa forma não sei oque fazer estou em desespero