0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Está difícil manter a concentração, meu jovem? A ciência pode te dar algumas dicas de como melhorar a concentração que são verdadeiros segredos. E o melhor de tudo é que você não precisa de muito para começar a praticá-los.

Se tem uma coisa que tira a concentração hoje em dia é o tal do Smartphone!

Ô negócio complicado de ignorar quanto apita dizendo que chegou notificação, hein?! Mas não é só ele o culpado, viu… há outros fatores que ajudam a falta de concentração no dia a dia e a gente nem percebe. Muitos deles não estão nem ligados à tecnologia.

Isso porque o grande problema é o mau uso de inúmeras ferramentas ligadas à tecnologia, à organização, à gestão de tempo e até mesmo aos nossos hábitos.

Hábitos?

É, ué! Ou você acha que o fato de fazer tudo ao mesmo tempo é por escolha criteriosa do seu cérebro? Não, né, flor do campo!

Por isso separamos um conteúdo especialmente dedicado para te ajudar a finalmente solucionar este problema! Vem conferir!

  1. O que dizem os cientistas?
  2. 7 Segredos Imperdíveis
  3. Como a Auto-hipnose pode ajudar?

Boa leitura!!

O que dizem os cientistas?

Em entrevista à BBC Brasil, o professor Larry Rosen, da Universidade Estadual da Califórnia está pesquisando sobre a chamada psicologia da tecnologia e os efeitos causados por ela.

Um dos pontos é a falta de concentração, que nem sempre está atrelada ao uso de dispositivos eletrônicos. Isso porque, de acordo com o pesquisador, nossa concentração é em média de 3 a 5 minutos antes que algo acabe nos distraindo por completo.

No entanto, quando estamos imersos a histórias interessantes, como filmes, séries e novelas, este tempo sobe para entre 45 minutos e pouco mais de 1 hora.

Diante disso você pode dizer: “Ok, isso é porque os filmes e séries são mais interessantes que estudar, ler etc.”

Você pode ter razão, mas não funciona bem assim.

7 Segredos Imperdíveis

Nossa mente constrói hábitos que se perpetuam por toda nossa vida. Inclusive, alguns deles são excelentes, como escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho ou manter o distanciamento social (hehehe).

Mas também existem os hábitos ruins que podem ser os verdadeiros vilões da nossa falta de concentração! Como por exemplo, o hábito de fazer tudo ao mesmo tempo que, em uma busca inútil por otimização de tempo, você acaba fazendo mal duas coisas distintas.

Diante disso, como é possível melhorar a concentração se nossos hábitos estão nos levando para o caminho errado?

Bom, primeiro, identifique os hábitos que você possui e encontre uma forma de mudá-los.

Depois, siga essas dicas e tudo ficará muito melhor!

1.      Estimule emoções positivas

Não me venha com sentimentos depreciativos durante a execução de alguma tarefa, hein?! Já que estudos mostram que o estímulo de emoções positivas ajuda a manter e melhorar a concentração necessária para não perder o foco.

Uma boa dica é assistir vídeos engraçados ou de animais fofinhos.

E não, isso não é um passe livre para ficar ‘de boas’ no YouTube! Afinal, o objetivo aqui é ser produtivo e parar para dar umas risadinhas e encher o nosso corpo de hormônios de prazer e felicidade pode ajudar!

2.      Adquira o hábito de escrever

Não é porque euzinha de melo sou fã da escrita, mas se tem uma coisa que ajuda a melhorar a concentração é o hábito de escrever.

Crie o hábito de anotar os pontos que acha importante ou relevante de algo que você assistiu, ouviu ou até mesmo conversou com alguém. Afinal, esse é um jeito eficiente e cientificamente comprovado para melhorar a concentração e memorizar informações.

Beijos da rainha concentrada!

escreva

3.      Que tal um docinho?

Ah, o açúcar… especialistas dizem que um pouco de insulina no sangue pode fornecer a energia necessária para  que você consiga manter a concentração no nível máximo por mais tempo.

Outro ponto indicado pelos cientistas é a mastigação. Isso porque segundo eles, a ação de mastigar ajuda a aumentar o fluxo de oxigênio nas partes do cérebro que cuidam da nossa concentração.

docinho

4.      Não faça muitas coisas ao mesmo tempo

Você não é um super-herói (ou heroína) para ser lindo(o) e eficiente o tempo todo, meu bem!!

Cuide de fazer uma coisa de cada vez, ou não há cérebro que aguente!

Ser multitask é a habilidade de mudar de uma tarefa para outra muito rápido, mas isso implica grandes problemas. Aliás, um  deles é a dificuldade de concentração quando se passa de uma atividade para outra tão rapidamente.

Os cientistas afirmam que ao mudarmos de tarefa, mais energia gastamos e quando isso acontece, menos energia temos para voltar a ficar focados no que realmente precisamos. Pois um estudo da Universidade de Stanford, em 2009, mostrou que os multitaskers tiveram desempenho pior de concentração do que os que se dedicam em uma tarefa por vez.

multi tarefas

5.      Vai um cafezinho?

Um bom café resolve tudo! E não é que essa frase é verdade?!

Na verdade, bebidas com cafeína têm a capacidade de melhorar a concentração das pessoas por um pouco mais de tempo. Isso porque os estudos mostram que doses pequenas de café (40mg) ou doses moderadas (300mg), podem melhorar bastante a concentração dos seres humanos.

Eu ouvi um: “UFA!” dos fãs do cafezinho?

6.      Relaxe, meu querubim!

Eu sei que pode ser absurdo pedir isso, MAS RELAXA!

Os especialistas em neurociência afirmam que, quanto mais você se estressar por algo, pior é. Principalmente se o motivo o estresse for a concentração (ou a falta dela).

O estresse reduz a capacidade cognitiva do nosso cérebro para a memória e a atenção, então se o negócio não está indo, não adianta ficar bravo e sair por aí quebrando tudo.

Neste caso, tente a dica número 1 e veja se você volta a se acalmar! Do contrário, vá descansar! Afinal, nada melhor que um descanso de alguns minutos (ou horas) para ajudar o cérebro.

7.      Pratique auto-hipnose

Se tem uma coisa que nos ajuda a manter a concentração é a auto-hipnose!

Vamos lá… lembra quando eu falei que temos hábitos bons e ruins na nossa mente? Pois bem! A auto-hipnose tem a capacidade de melhorar o que está bom e corrigir o que é ruim.

Se temos um hábito ruim e sabemos que ele foi condicionado em nossa mente por meio de repetidas sugestões negativas desde a infância, então nada melhor que reeducar a nossa mente com repetidas sugestões positivas.

Isso fará o que é ruim se tornar bom.

Baixe o e-Book e saiba Como Construir Hábitos de Sucesso!

E é aqui que entra o papel da Auto-Hipnose!

Dessa maneira, você mesmo pode se auto-hipnotizar dando sugestões que escolhe de forma consciente, além de usar alguns artifícios para que essas sugestões possam entrar diretamente no seu subconsciente.

Genial, não é?

Mas como será que se faz isso?

É aqui que eu te mostro o segredo. Eu não né… o Michael Arruda!

Como a Auto-hipnose pode ajudar?

Dá um play nesse vídeo aqui e descubra como pôr em prática um dos segredos infalíveis para manter a concentração durante todo o seu dia!

Gostou do conteúdo? Comenta aqui embaixo se você conseguiu fazer a auto-hipnose e quais outros métodos para manter a concentração você utiliza!

Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×