0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

hipnose

 

Quando o assunto é hipnose, sempre surge aquela velha discussão de rivalidade entre a abordagem Clássica (representada por Dave Elman) e a Ericksoniana (representada por Milton Erickson) para saber qual é a melhor.

Porém, essa briga nunca foi alimentada por Elman e Erickson, mas sim, pelos praticantes e seguidores de cada um desses dois estilos de hipnose.

Então nesse artigo, iremos contar um pouco sobre a história de cada uma dessas duas grandes personalidades da hipnose mundial e entender melhor a diferença entre as duas abordagens.

 

hipnose

 

Dave Elman

 

David Kopelman, mais conhecido como Dave Elman, nasceu em North Dakota (EUA) no dia 06 de maio de 1900 e faleceu no dia 05 de dezembro de 1967.

Ainda quando criança, com a idade de aproximadamente 7 anos, Elman presenciou o sofrimento do pai (Jacob) que estava lutando contra o câncer. Foi uma fase muito triste e difícil, onde Elman relatou que seu pai já não conseguia mais sair da cama devido ao avanço da doença.

Porém, em um determinado dia, sua casa recebeu a visita de um homem que ele não conhecia. Sua mãe (Lena) atendeu o homem e logo o reconheceu como um antigo amigo de Jacob.

O homem entrou no quarto do seu amigo e depois de passado algum tempo, ele agradece pela recepção e vai embora.

Então, Dave Elman entra no quarto e é recebido pelo pai com um semblante alegre e sorridente que há tempos não se via. Os dois chegaram até a brincar um pouco daquele dia.

Conversando com seu pai, Elman descobriu que aquele homem desconhecido se tratava de um Hipnotista que se utilizou de algumas técnicas para aliviar as dores e o sofrimento de Jacob, proporcionando um dia melhor para ele.

Foi a partir daí que Dave Elman começou a aprender algumas técnicas com esse homem, acabou percebendo todo o potencial da Hipnose e decidiu buscar cada vez mais conhecimento sobre esse assunto.

Infelizmente, pouco tempo depois seu pai veio a falecer e as responsabilidades de Elman aumentaram…

 

.

Com aproximadamente 12 anos, Elman começou a fazer apresentações de Hipnose para ajudar financeiramente em casa. Devido a isso, acabou ganhando a fama de Hipnotista mais jovem e rápido do mundo.

Alguns anos depois, se tornou radialista e conquistou seu próprio programa de rádio chamado “Hobby Lobby”, onde teve a oportunidade de demonstrar suas habilidades hipnóticas. 

Foi nessa época que ele começou a se especializar cada vez mais nos estudos da Hipnose e despertou grande curiosidade e interesse por parte de diversos médicos, que logo em seguida se tornaram seus alunos.

Veja algumas das grandes contribuições de Dave Elman:

– Ensinou Hipnose para mais de 10 mil médicos;

– Criou um processo para levar pessoas a um transe profundo em apenas 3 minutos;

– Ele é o autor de 3 livros muito importantes do assunto: Findings in Hypnosis (1964), Explorations in Hypnosis (1970) e Hypnotherapy (1978);

– Foi professor de Hipnose de Gerald Kein, o fundador da OMNI Hypnosis Training Center.

 

Hipnose Clássica

 

Dave Elman teve grande influência e contribuição para que a Hipnose Clássica alcançasse o sucesso e reconhecimento que ela possui hoje.

O processo de hipnose clássica acontece sempre por meio da utilização de sugestões diretas feitas pelo Hipnotista ou Hipnoterapeuta.

A técnica consiste em colocar a pessoa hipnotizada em estado de transe profundo, através de um processo de relaxamento mental e corporal feito de forma gradativa.

Para isso, é feito uma indução que vai relaxando cada parte do corpo até o momento em que a pessoa esteja totalmente imersa nesse estado e pronta para receber sugestões positivas.

O Hipnotista tem o papel de um condutor/guia que vai instruindo todo o processo através de sugestões e comandos diretos, com o objetivo de causar uma transformação mais eficiente e duradoura.

 

hipnose

 

Milton Erickson

 

Milton Hyland Erickson nasceu em Nevada (EUA) no dia 05 de dezembro de 1901 e faleceu no dia 25 de março de 1980.

Assim como Elman, Erickson também teve uma infância bastante conturbada, só que no seu caso os problemas de saúde eram com ele próprio.

Nessa época, ele já diagnosticado com dislexia e daltonismo, e mais tarde, aos 17 anos, foi o momento em que ele contraiu poliomelite.

Por conta disso, acabou sofrendo de uma forte paralisia corporal e tendo que ficar de quarentena na cama durante muito tempo. O caso era tão grave que ele chegou a ficar incapaz de falar e corria sério risco de vida.

Durante esse período de tratamento e recuperação, Erickson começou a compreender mais sobre linguagem corporal e a influência que a mente tinha sobre o corpo.

Conforme o tempo foi passando, ele foi treinando cada vez mais a mente, concentrando-se nas memórias, com o objetivo de recordar as atividades musculares do seu corpo. Um princípio que ele chamou de “memórias corporais”.

Aos poucos, ele foi recuperando o controle de algumas partes do corpo, voltando a movimentar os braços e conseguindo falar novamente.

Após muito trabalho mental e exercícios físicos para recuperar as funções corporais, Erickson pôde voltar a andar com o auxílio de uma bengala.

 

.

Graças a toda essa melhora, ele teve a possibilidade de trabalhar como ajudante de um médico e continuar se especializando nos estudos da mente humana.

Se tornou um renomado Psiquiatra e Psicólogo, especializado em terapia familiar sistêmica e condutor de grandes estudos na área da hipnose.

Infelizmente, após alguns anos, Erickson começou novamente a sofrer uma perda gradativa de mobilidade até chegar ao ponto de ficar em um cadeira de rodas.

Nos seus últimos anos de vida, ele continuava incrivelmente ativo, conduzindo seminários e ainda atendendo alguns pacientes.

Algumas das grandes contribuições de Milton Erickson:

– Foi o fundador da Sociedade Americana de Hipnose Clínica e membro da Associação Americana de Psiquiatria

– Seu trabalho exerceu grande influência para as bases da Programação Neurolinguística (PNL).

– Deu origem a um tipo de hipnose que ficou conhecido como Hipnose Ericksoniana

 

Hipnose Ericksoniana

 

Foi desenvolvida a partir das técnicas e ensinamentos de Milton Erickson, começando a ganhar força através de seus próprios alunos e seguidores.

É um tipo de hipnose que é conhecida por conta das sugestões indiretas, utilizando-se muito de histórias, metáforas, analogias e figuras de linguagem.

Nessa abordagem de hipnose, é fornecida algumas opções diferentes e a pessoa que está sendo hipnotizada escolhe uma alternativa que ela julga ser mais coerente e que seja o caminho a se seguir.

Então, na Hipnose Ericksoniana, o Hipnotista pode ser considerado como um tipo de facilitador que abre um leque de oportunidades e apenas permite que a mente de cada pessoa aceite as referências e sugestões mais convenientes.

 

Em resumo

Tanto Dave Elman quanto Milton Erickson foram grandes nomes da Hipnose e verdadeiros gênios na época em que viveram.

E a principal diferença entre a abordagem Clássica e a Ericksoniana, se dá pelo fato da primeira se utilizar de comandos e sugestões diretas, enquanto que a segunda trabalha de forma mais indireta. 

Ou seja, uma acaba sendo mais objetiva e a outra se torna mais aberta.

Agora cabe a você decidir qual se adapta melhor para o seu perfil e forma de trabalhar.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor.

Deixe suas dúvidas abaixo que teremos prazer em responder cada uma.

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×