Warning: Declaration of ET_Theme_Builder_Woocommerce_Product_Variable_Placeholder::get_available_variations() should be compatible with WC_Product_Variable::get_available_variations($return = 'array') in /home7/omnihypnosis/interno.omnihypnosis.com.br/wp-content/themes/Divi/includes/builder/frontend-builder/theme-builder/WoocommerceProductVariablePlaceholder.php on line 199

Notice: Undefined index: /home/omnihypnosis/interno.omnihypnosis.com.br/wp-content/plugins/wpdiscuz/themes/default in /home7/omnihypnosis/interno.omnihypnosis.com.br/wp-content/plugins/wpdiscuz/utils/class.WpdiscuzHelper.php on line 488

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home7/omnihypnosis/interno.omnihypnosis.com.br/wp-content/plugins/wpdiscuz/utils/class.WpdiscuzHelper.php on line 488
Controle emocional: 10 segredos para melhorar o seu | OMNI

Se tem uma coisa que as pessoas procuram na internet é aprender a ter mais controle emocional no seu dia a dia. Você é uma dessas pessoas? Sabe controlar as emoções em momentos de estresse e pressão? Se não, vem que esse artigo é para você!

Imagine a seguinte cena:

Fim do expediente, um dia incrivelmente terrível e você tem que dirigir até sua casa. Marginal Pinheiros, segunda-feira 18h. De dentro do carro você olha para um lado e observa o Rio Pinheiros e seu odor pitoresco de algo que não dá para definir o que é. Do outro, carros, motos, buzinas e vendedores ambulantes no meio da pista.

Sentiu a delícia que deve ser dirigir no horário de pico dentro da cidade de São Paulo?

Só de lembrar eu posso ouvir as buzinas de motos, a gritaria dos motoristas estressados e até sinto o cheiro de escapamento.

Você saberia manter a calma em um momento de estresse como esse? E quando esse tipo de sensação se inicia dentro do ambiente de trabalho, na reunião de família, em meio a uma confraternização com amigos… como você reagiria?

É para te ajudar com isso que euzinha de melo preparou um artigo todo especial. Vem conferir o que tem nele: 👇🏻

  1. As emoções
  2. Desenvolva inteligência emocional
  3. Saiba controlar suas emoções
  4. Autocontrole requer dedicação

Então pega um chá de camomila com 10kg de maracujá e vem conferir o que eu preparei!

Boa leitura!

As emoções

As emoções são estados mentais que acarreta uma série de mudanças no nosso corpo e podem ser percebidas no ambiente interno e externo. Esses estados mentais direcionam o nosso comportamento diário a fim de aumentar a nossa capacidade de adaptação às mudanças diversas nos ambientes.

A influência das emoções sobre nosso comportamento possui uma função biológica e adaptativa, dessa forma, a capacidade de sentir algo foi selecionada pela pressão no qual a pessoa está inserida. Embora nem sempre as emoções nos levem as melhores ações e decisões, de uma maneira geral, as emoções são úteis e nos ajudam a nos proteger.

Um bom exemplo é quando sentimos nojo de algo seja um cheiro ou um alimento você não sabe o porquê sente nojo, mas virgula de certa forma, a sua mente identifica que aquele tipo de odor lhe causa uma emoção negativa.

6 grandes emoções

Se você parar para observar, todas as emoções são facilmente reconhecidas em um momento de conversa. Cada uma delas possui como característica um trejeito ou um tom de voz que pode ser positivo ou negativo a depender da emoção invocada.

  • Raiva;
  • Amor;
  • Tristeza;
  • Surpresa;
  • Felicidade;
  • Medo.

Quando algumas destas emoções decidem tomar conta do nosso consciente, é possível que percamos o controle da situação. Um bom exemplo disso é o poder que a raiva possui sobre nossas decisões e palavras.

Dessa forma, podemos nos expressar da forma incorreta, o que pode magoar terceiros e até mesmo prejudicar a nossa imagem diante de terceiros.

Por outro lado, a tristeza é capaz de nos isolar da sociedade e até mesmo de nós mesmos. O acúmulo desse tipo de emoção no nosso dia a dia pode ter resultados muito negativos, inclusive, para a nossa saúde.

Olhando para a Felicidade, que é uma emoção boa, podemos notar a mudança drástica causada por esse sentimento no nosso organismo e no nosso dia a dia, afinal, pessoas felizes tendem a se expressar melhor, sorrir muito mais, ser mais pacientes e tolerantes. Tais características, são muito positivas dentro e fora de um ambiente de trabalho, por exemplo.

Então, o que fazer para garantir maior controle emocional no nosso dia a dia?

Desenvolva inteligência emocional

Agora que você entendeu de fato o que são as emoções, está na hora de prestar um pouco mais atenção em um ponto importante: a inteligência emocional.

Você, com certeza já ouviu esse termo em algum lugar, não é mesmo?

A inteligência emocional é a capacidade de administrar suas próprias emoções, usá-las a seu favor, e compreender as emoções de outras pessoas. Isso facilita o entendimento e a relação de empatia com o momento vivido por amigos parentes conhecidos e até mesmo colegas de trabalho.

Inteligência Emocional

Além disso, o termo inteligência emocional é muito utilizado no ambiente corporativo, isso porque é necessário ter um controle emocional acima do que está acostumado a praticar. Aliás, ter controle emocional hoje em dia é um ponto muito positivo quando o assunto é desenvolvimento no trabalho.

Quem possui a famosa inteligência emocional sabe pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, sem deixar que emoções controversas e negativas controle em seu dia a dia dentro e fora do ambiente profissional.

Para que você entenda melhor a inteligência emocional possui alguns pilares importantes dentre eles estão:

  • Autorresponsabilidade;
  • Percepção das emoções;
  • Gerenciamento das emoções;
  • Foco;
  • Ação assertiva.

Para quem busca maior controle emocional, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho, é interessante saber que a inteligência emocional surgiu inicialmente como uma teoria de Charles Darwin, que notou a importância dessa expressão emocional para a sobrevivência e adaptação das espécies.

De um modo geral, a inteligência emocional é o mesmo que saber controlar as sensações e emoções o que você tem acesso ao longo do seu dia a dia. Pessoas que sabem controlar esse tipo de sensação e emoção possuem maior possibilidade de equilíbrio emocional que outras.

Mas, como finalmente ter controle emocional em momentos de estresse?

É isso que nós vamos falar agora!

Saiba controlar suas emoções

Uma pessoa que pode reconhecer e lidar melhor com seus sentimentos e emoções, geralmente consegue ficar no controle da sua vida e ter atitudes e decisões muito mais razoáveis e assertivas sobre qualquer coisa. Isso, no mundo corporativo, pode ser um grande diferencial em direção à uma carreira de sucesso.

O controle emocional te faz uma pessoa mais saudável e feliz, já que as pessoas que podem manter suas emoções controladas tendem a ser menos explosiva, estressadas e conseguem atingir um nível muito maior de tranquilidade, serenidade, organização e até mesmo produtividade.

Outro ponto interessante, é que o controle emocional melhora nossa tomada de decisão. Tomar decisões de cabeça quente é um caminho sem volta e pode ter resultados muito negativos. Nesses momentos qualquer decisão tomada poderá gerar frustração vergonha e até mesmo retrabalho.

Aliás, quando se está no controle das suas emoções, é possível evitar que elas falem por você em momentos de tomada de decisão, assim é possível fazer escolhas muito mais assertivas e racionais.

Outra detalhe muito interessante que pode fazer a diferença no nosso dia a dia é que o controle emocional faz muito bem para relacionamentos. Ter habilidades bem desenvolvidas no âmbito emocional pode te ajudar a manter relacionamentos muito mais saudáveis – sejam no âmbito profissional familiar e até mesmo amoroso.

Quando se tem controle emocional, é possível compreender seus sentimentos e lidar com eles de forma saudável, evitando reações negativas sobre qualquer circunstância ou pessoa, assim, é possível evitar conflitos e cria-se pontos de apoio para você e para outras pessoas.

Mas virgula como colocar o controle emocional em prática no nosso dia a dia?

Pegue papel e caneta e vem anotar 10 segredos eficientes para garantir o controle emocional de uma vez por todas.

#1 Saiba como identificar e compreender bem suas emoções

Uma das coisas mais importantes quando falamos de controle emocional é o autoconhecimento. Entender o que está sentindo e de onde vem esta situação é o primeiro passo para lidar melhor com seus sentimentos e não se deixar dominar por eles.

Um bom exemplo é saber reconhecer as situações que o deixam nervoso e entender que o sentimento da raiva é uma resposta a esse momento.

#2 Respire fundo

Conhece aquela máxima inspire e respire? Pois bem, ela se aplica aqui de uma forma muito eficiente. Pode parecer simples e até mesmo bobo, mas saber controlar suas emoções a partir da respiração é uma das melhores técnicas de controle emocional que existem!

Quando você para se concentra em sua própria respiração e domina o seu corpo de maneira que se torna relaxante, é possível conquistar mais foco, tranquilidade e evitar que o nervosismo e a raiva te dominem.

#3 Ponha-se no lugar do outro

É muito mais fácil perder o controle diante de situações provocadas por outras pessoas, e aí está a grande diferença. Por isso, é sempre interessante fazer um exercício de se colocar no lugar do outro e tentar, mesmo que de forma momentânea, enxergar o mundo com os olhos dessa pessoa.

Assim, você pode entender o contexto, conhecer as dificuldades e os desafios que essas pessoas enfrentam diariamente para que então perceba que não há necessidade de raiva ou frustração em uma discussão.

Afinal de contas, se alguém te prejudicou ou prejudicou, essa pessoa pode ter tido algum motivo que não está relacionado a você diretamente, mas você estava diante dele ou dela no momento de explosão. Vale lembrar que nem tudo gira ao seu redor, então fique tranquilo.

#4 Pense antes de agir e falar

Ter controle emocional está diretamente relacionada ao fato de pensar antes de agir ou tomar alguma atitude. Tomar qualquer atitude por impulso ou por raiva pode trazer muitos prejuízos. Além disso, esse tipo de comportamento é típico de pessoas que não tem controle emocional algum sobre suas vidas.

Inteligência Emocional

Se você está lendo este artigo até agora, é porque está em busca de controle emocional. sendo assim, leve esse segredo para o resto da sua vida.

#5 Liberte-se das crenças limitantes

Para quem não sabe crenças limitantes são verdades absolutas que, um dia, foram programadas em nossa mente por alguma pessoa. Tais crenças, tem poder para nos fazer pessoas desenvolvidas ou para nos manter na mediocridade da mesmice.

Afinal, quando você começa uma interação ou qualquer outra atividade a partir de sentimentos prévios, você limita suas relações, reações e atitudes, a ponto de ficar prejudicado em determinados momentos.

#6 Pense positivo

Quando você se cerca de pensamentos negativos é quase uma garantia de que não controla nem um pouco suas emoções diárias. Agora, se você encara situações inesperadas de frente, sejam elas boas ou ruins, você está ajuda seu cérebro a agir da maneira correta enfrentando situações adversas e ainda assim controlando suas emoções.

Isso pode impactar diretamente o seu controle emocional já que é possível manter-se positivo e focar em coisas boas, desde que você saiba que tudo, em algum momento, tem um fim.

#7 Pare de reclamar

Ter controle emocional não é somente saber me dar com sensações e emoções no seu dia a dia. Aliás, o controle emocional tem muito mais a ver com o quanto você é resiliente em relação às pessoas e seus problemas do que qualquer outro aspecto.

Pessoas que costumam reclamar de tudo o tempo todo tendem a enxergar a vida de uma forma muito negativa, pessimista e depreciativa, o que contribui para a perda total de controle emocional.

#8 Aceite sua verdadeira versão

Aceite-se

Hoje em dia muitas pessoas comentam sobre beleza, comportamento, equilíbrio, saúde e vida profissional, mas será que estas pessoas sabem exatamente quem elas são?

O ser humano é cheio de falhas e precisa lidar com cada uma delas diariamente isso te assusta ou te conforta?

As pessoas costumam pensar que todos os problemas são frutos de algo negativo e que, desta forma, precisa ser evitado. No entanto, é possível aprender muito com desafios e erros cometidos ao longo da vida.

Quem nunca ouviu a frase: é errando que se aprende?

Saber que você é um ser humano que comete erros e possui falhas é a melhor forma de manter a sua mente e as suas emoções com relação a você, positivas. Um exercício interessante é a aceitar seus defeitos, erros e dúvidas e, sempre que o sentimento de culpa, medo, nervosismo e ansiedade bater, pense o seguinte:

O que eu posso tirar dessa situação?

#9 Não viva no modo automático

Quando você passa a conhecer melhor e ter noção total do que são seus sentimentos, você sai do modo automático e passa a controlar suas atitudes, decisões e, principalmente, suas emoções.

Ouça mais, converse consigo, olhe-se no espelho, sinta cada detalhe de você e, a partir disso, será possível enxergar quem você realmente é e quais caminhos você pode seguir. O controle emocional depende única e exclusivamente do quanto você está disposto a se ouvir.

#10 Dedique-se

O controle emocional está cada vez mais ligado com a forma que você interage consigo mesmo e com as outras pessoas. O que você faz a partir do momento em que identifica alguma sensação ou sentimento prejudicial diz muito sobre o que você pretende para o seu futuro.

Aqueles com maior probabilidade de controle emocional conquistam espaços e posições de destaque em suas vidas pessoal e profissional, controlam melhor suas finanças, tem relações afetivas de maior qualidade e uma saúde de ferro. Afinal, eles não precisam se preocupar com emoções prejudiciais que podem desencadear problemas de saúde no futuro.

A dedicação com o que você sente e o que você expõe pode fazer a diferença entre uma pessoa emocionalmente equilibrada e … você já entendeu.

Autocontrole requer dedicação

A calma é muito importante no processo de controle emocional, afinal você precisa conhecer muito mais sobre si mesmo antes de tomar qualquer atitude. Você precisa conhecer mais sobre si mesmo e também sobre outras pessoas, isso se chama empatia.

O autocontrole é essencial na gestão de suas ações e sentimentos, ele te faz entender melhor os sentimentos. Além disso, o autoconhecimento é essencial para manter o controle emocional no seu dia a dia, por isso, requer tanta dedicação.

Eu sei que nem sempre é fácil manter o controle e fazer a egípcia, mas antes de sair por aí a socos e pontapés, pense bem respire e siga os 10 segredos o que você acabou de ler. Eu garanto que aquele momento de raiva, ansiedade, medo ou qualquer outra emoção se esvai.

Portanto, respira e não pira!

Gostou desse conteúdo? Então compartilha nas suas redes sociais e comenta quais momentos da sua vida você precisou ter controle emocional.

Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!

10
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x