0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Como está a sua saúde mental? Já parou para refletir se o que você pensa e sente está em harmonia? Nosso corpo e mente são interligados, dar atenção a eles é uma forma de precaver o sofrimento causado por transtornos mentais.

Falando nisso, você sabe a diferença entre esses dois termos? É natural que você fique confuso, afinal de contas, muito se fala sobre saúde mental mas pouco se explica sobre ela, por isso, neste artigo vamos explorar:

Ficou curioso? Então continue a leitura para obter informações detalhadas e relevantes sobre essa condição.

O que é saúde mental?

O que é saúde mental para você? 

De acordo com a psicóloga e CEO do Instituto Vita Alere, Karen Scavacini, a saúde mental é um estado de bem estar onde a pessoa consegue lidar com o estresse do dia-a-dia de uma forma boa ao mesmo tempo em que consegue ser produtiva e fazer coisas tanto pra si mesma quanto para a sociedade.

Em entrevista ao CANAL GNT, a psicóloga junto do cantor Emicida e vários convidados discutiram sobre o assunto e a importância dos cuidados para o bem-estar, assista ao vídeo abaixo e veja que assim como você, até pouco tempo, muitas pessoas desconheciam o que é saúde mental.

Assim como falado no vídeo, o conceito de saúde mental é abrangente e por isso muitas pessoas não sabem da sua significância, para se ter noção, a OMS (Organização Mundial da Saúde) não possui uma definição oficial para o termo. 

Por isso, se até o momento você ficou confuso quando ouvia ou falava sobre o tema, saiba que a forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções, diz muito sobre sua saúde mental.

Com isso, podemos dizer que a forma como lidamos com as emoções é que vai determinar se temos um relacionamento saudável ou não com a nossa saúde mental.

Nossa rotina é recheada de situações que podem nos confirmar isso, por exemplo:
  • Você se sente sobrecarregado e incapaz de lidar com o trabalho, estudos e até mesmo compromissos familiares;
  • Regularmente enfrenta dificuldades na hora de dormir por causa da insônia ou até mesmo pesadelos frequentes;
  • Há dias você se sente triste, desmotivado e desinteressada em realizar atividades que lhe davam prazer;
  • Seus batimentos cardíacos ficam acelerados com frequência, você sofre com a sudorese, tremores e dificuldades na hora de respirar;
  • Você está constantemente irritado e isso impacta diretamente nos seus relacionamentos.

Essas são apenas algumas das inúmeras situações que nos acontecem diariamente e muitas vezes até normalizamos, entretanto, são verdadeiros sinais de alerta querendo nos mostrar que precisamos parar e refletir como está nossa saúde mental.

O que é transtorno mental?

Do outro lado da moeda existem os transtornos mentais, mas afinal de contas, o que é isso?

O psiquiatra e psicanalista, Mario Eduardo Costa Pereira explica que o transtorno mental é uma renúncia fisiopatológica que nos permite recortar quadros clínicos e intervir psiquiatricamente. Assista abaixo um trecho de sua participação no programa Café Filosófico da TV Cultura:

Em outras palavras podemos dizer que transtorno mental é uma condição que afeta a nossa saúde mental, podendo alterar seu funcionamento emocional, cognitivo e comportamental.

Assim como outras doenças que afetam o corpo, como a gripe, os transtornos mentais também são identificados através de sintomas específicos. Esses sintomas podem incluir alterações de humor, ansiedade, pensamentos perturbadores, dificuldades de concentração, entre outros.

Quais os tipos de transtornos mentais?

Na América Latina, o Brasil ocupa as primeiras posições no ranking de transtornos mentais, aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros sofrem com essa condição. 

Mas, afinal de contas, quais os tipos de transtornos mentais? Quais são essas condições que afetam uma grande parcela da nossa população?

Muitos transtornos mentais estão na boca do povo, isso porque até um tempo atrás, assuntos como saúde mental eram um verdadeiro tabu. 

Com a chegada da pandemia do Covid-19, esse cenário mudou e cada vez mais ouvimos falar sobre inúmeros tipos de transtornos mentais. Abaixo separamos uma lista com os principais deles, confira!

Tenho certeza que você já tinha ouvido falar em pelo menos um dos transtornos mentais acima, viu só como está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos? Por isso é tão importante falarmos sobre e principalmente mostrarmos uma saída para aqueles que sofrem com essas condições.

Quem pode desenvolver essas condições?

É difícil dizer quem pode desenvolver transtornos mentais, afinal de contas, essa condição não escolhe gênero, raça ou poder aquisitivo. 

Entretanto, existem fatores que podem influenciar diretamente como fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais, que desempenham um papel importante na saúde mental de uma pessoa.

Fatores sociais e culturais 

O Brasil é um país diverso em sua cultura e população, por isso, esses fatores podem influenciar na forma como o indivíduo lida com a saúde mental.

Afinal de contas, essa condição ainda é vista de forma preconceituosa pela sociedade e muitas culturas reprimem o hábito de expressar emoções, um grande exemplo disso é quando ouvimos que ansiedade é fraqueza ou frescura.

Fatores econômicos

A pobreza, desemprego e a falta de acesso a serviços de qualidade e políticas públicas acentuam o risco de uma pessoa nessas condições desenvolver algum transtorno mental.

Fatores políticos e de políticas pública

Quando pensamos sobre fatores políticos e de políticas públicas, queremos falar principalmente sobre a falta de investimento em serviços e programas de prevenção. 

Condições de trabalho

Um ambiente de trabalho tóxico é aquele em que os funcionários acham difícil trabalhar ou progredir em suas carreiras devido à atmosfera negativa criada por colegas de trabalho, supervisores ou pela própria cultura da empresa.

Quando você trabalha em um ambiente de trabalho tóxico, sua vida pessoal e profissional é afetada, resultando em estresse, ansiedade e estafa.

Exposição a perigos ambientais

Alguns perigos ambientais, como os casos de desastres naturais que aconteceram em Brumadinho, Mariana e recentemente em Ubatuba, litoral paulista, podem desenvolver transtornos de ansiedade ou depressão devido ao trauma vivido.

5 coisas que você precisa saber para não se tornar vítima dos transtorno mentais

Agora que você já sabe o que é saúde mental, transtorno mental, quais os principais tipos e quem pode desenvolver essa condição, chegou o momento de aprender 6 coisas para não se tornar vítima ou ao menos se precaver desse cenário!

Preparado? Vamos lá!

  1. Aprenda a canalizar suas emoções e se você ainda não sabe como fazer isso, clique aqui e aprenda formas de não negligenciar o que sente.
  2. Pratique o autocuidado através da pratica exercícios físicos. meditação guiada e a escrita também são ótimas formas de se cuidar.
  3. Encontre uma válvula de escape para os momentos sensíveis, você pode ler, cantar, desenhar ou fazer qualquer coisa que venha canalizar suas emoções de forma artística. O artesanato também é uma ótima escolha!
  4. Busque construir uma rede de apoio, lembre-se que você não precisa aguentar sozinho o peso do mundo, para isso, procure por seus familiares e amigos quando sentir que não consegue dar o próximo passo.
  5. É indispensável a procura por ajuda profissional, e se você não simpatiza com os métodos tradicionais, eu tenho a ferramenta perfeita para você!

 

A hipnoterapia como chave no tratamento de transtorno mentais

Você já ouviu falar em hipnoterapia? Essa ferramenta poderosíssima consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramenta terapêutica, utilizada como auxílio para o tratamento de transtornos emocionais, físicos, psicológicos, hábitos e sentimentos indesejáveis.

Embora dizer que a hipnoterapia é o uso terapêutico da hipnose seja uma afirmação correta, podemos dizer que “o buraco é mais embaixo”.

Afinal, a hipnoterapia não é uma simples terapia focada nas técnicas de hipnose, é muito mais do que isso!

O trabalho da hipnoterapia é encontrar formas de ressignificar emoções e memórias que ficaram mal interpretadas nesse esconderijo incrivelmente poderoso e difícil de acessar: o subconsciente.  Com ela, é possível identificar a razão de uma série de problemas na nossa vida.

Basicamente, a finalidade de uma sessão de hipnoterapia é ajudar pessoas a solucionar questões pessoais que ocorreram no passado e que hoje refletem negativamente no seu dia a dia.

Auto Hipnoterapia Avançada

Se você está interessado em saber mais sobre os benefícios da hipnoterapia para o bem estar e tratamento de transtornos mentais, tenho um convite para você!  

Saia do Piloto Automático e descubra como assumir o controle da sua mente através da Hipnoterapia para ter Sucesso na Vida e nos Negócios. Invista em si mesmo e adquira já nosso curso de Auto Hipnoterapia Avançada, você não vai se arrepender!  

Em apenas 21 dias FIQUE LIVRE da: ansiedade, estresse, insônia e outras doenças da mente e conquiste a vida leve e feliz que você merece.  

Não deixe para depois, clique no banner abaixo e faça sua inscrição!

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×