0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Sabia que o corpo fala por nós a todo momento? Você pode até não perceber, mas seus gestos, olhares, expressões e postura também possuem potencial de comunicação! A isso damos o nome de linguagem corporal!

Coisas simples como um cruzar de pernas, mãos próxima a boca e braços cruzados, podem dizer mais sobre você e seu estado emocional do que imagina!

A linguagem não-verbal, como também é conhecida, é tão importante que é um dos principais aspectos analisados, por exemplos, em investigações policiais!

Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

O que é linguagem corporal?

Podemos dizer que linguagem corporal é a forma como nosso corpo se expressa, entender sobre isso é tão importante quanto saber o que compartilhar em uma palestra!

Para você ter uma noção, as nossas expressões faciais, olhares, postura são capazes de transmitir informações que sejam tão relevantes quanto o nosso discurso.

O mais interessante é que a linguagem corporal acontece através de impulsos inconscientes, isso quer dizer que na maioria das vezes tanto eu quanto voce não percebemos o que o corpo está comunicando.

Estudos de linguagem corporal

A psicologia é pioneira quando o assunto é estudar comportamento humano e principalmente a linguagem na-verbal. Ela nos ensina que mesmo partindo de impulsos inconscientes, a linguagem corporal tem o propósito de se manifestar.

O autor de “O que todo corpo fala”, Joe Navarro, relata logo no comeco da leitura que a linguagem corporal está diretamente ligada ao nosso sistema límbico.

Se voce não sabe, o sistema límbico é ligado as nossas repostas emocionais, é ele que retém nossas memórias e guarda nossas lembranças e experiências já vividas.

Isso quer dizer que a partir do momento que o sistema límbico possui o registro de um comportamento ligado a uma situação, posteriormente, se essa situação vier a se repetir, as chances do comportamento ser replicado são gigantes!

Por isso que antes de aprender de fato a compreender a linguagem corporal, voce precisa observar como o seu sistema límbico está, ele é o comeco de tudo!

A linguagem corporal é realmente tão importante assim?

COM CERTEZA! Além de guardar nossas memorias, o sistema límbico é responsável também por garantir emoções primitivas como a segurança e o nosso instinto de sobrevivência.

Para se ter uma noção, sempre que voce se colocar em uma situação de desconforto, seu cérebro irá enviar comportamentos pacificadores para te ajudar a restabelecer a normalidade!

Para entender seu sistema límbico, primeiramente precisa descobrir quais situação te deixam desconfortável, quais são os gatilhos que acionam o seu mal-estar.

Com isso, podemos perceber que entender a linguagem corporal está ligada diretamente ao autoconhecimento!

Um exemplo onde a linguagem corporal pode ser observada de forma muito clara, é durante uma entrevista de emprego. O entrevistado quer passar segurança e controle, entretanto, alguns gestos podem estragar com seus planos.

Por outro lado, se ele tivesse conhecimento sobre linguagem corporal, saberia controlar alguns instintos que comunicam nervosismo, e mesmo não estando calmo, transmitir uma imagem de segurança e serenidade ao recrutador!

5 tipos de linguagem corporal

O nosso corpo fala de formas diferentes, e por isso existem5 categorias principais quando o assunto é linguagem corporal!

Cada uma diz respeito a um aspecto do nosso corpo, entender a utilidade de importância delas fará com que voce se torne uma pessoa a frente daqueles que ainda só sabem se comunicar com a boca.

Cinésica

A linguagem corporal do tipo cinésica diz respeito aos movimentos, gestos e expressos do nosso corpo.

Proxêmica

Por outro lado, a linguagem corporal proxêmica está ligada com a maneira que utilizamos o espaço físico em que estamos.

Tacêsica

Da mesma forma, o tipo de linguagem corporal tacêsica analisa o tato, o toque. Um grande exemplo dessa linguagem não-verbal pode ser visto em um aperto de mão entre duas pessoas.

Paralinguagem

Contudo, o tipo de linguagem corporal que leva o nome de paralinguagem analisa a mudança do tom de voz.

Características físicas

Ainda assim, temos o tipo de linguagem corporal referente as nossas características físicas. Nessa categoria, leva-se em conta a forma do corpo e a aparência do indivíduo.

Exemplos de linguagem corporal que reproduzimos diariamente

Agora que voce conhece os 5 principais tipos de linguagem corporal, chegou a hora de visualizar como isso acontece na prática.

Afinal de contas, como voce leu ao longo do texto, esses estímulos são inconscientes e muitas da vezes passam de forma imperceptível por nossos olhos.

Mãos na cintura

Quando uma pessoa está com as mãos na cintura, certamente é um sinal de impaciência! Normalmente o individuo usa dessa linguagem para chamar a atenção e demonstrar que algo urgente precisa ser resolvido.

Olhar desfocado

Se voce já se deparou conversando com alguém que estava com o olhar desfocado, nessa situação, a pessoas poderia estar confusão ou até mesmo com falta de interesse na conversa de vocês.

Olhar fixo

Por outro lado, um olhar fixo pode indicar diversos tipos de sentimentos, e por isso é de extrema importância que voce analise para onde a pessoa está olhando.

Isso porque se o olhar fixo estiver para o chão, indica que a pessoa pode estar triste, desanimada ou vergonhosa.

Em contrapartida, o olhar fixo nos olhos do outro é um sinal positivo, significa que a pessoa esta ali buscando uma conexão profunda.

Mas vale observar, quando o olhar fixo olho a olho é muito intenso, pode acabar gerando incomodo e desconforto em uma das partes.

Mão na boca

Pessoas que em determinada situação colocam mão na boca, estão indicando insegurança no que está falando, ou ate mesmo indica que a própria está mentindo.

A mão na boa é como se tivesse o proposito e impedir que palavras saiam por ali.

Lábios comprimidos

Igualmente o exemplo acima, pessoas que estão com lábios comprimidos indicam que não querem se comprometer e por isso se eximem e opinar ou contrariar uma ideia.

Testa contraída

Contrair a testa dificilmente sera um sinal positivo, isso acontece porque as linhas de expressão significam dúvida e até mesmo um nervosismo.

Postura neutra

A postura neutra fala por si só, a pessoa que a reproduz está analisando as informações sem fazer qualquer tipo de julgamento!

Pernas cruzadas

Cruzar as pernas é um gesto muito recorrente no nosso dia a dia, e indica uma postura confiante e firma.

Entretanto, se uma pessoa fica de pernas cruzadas durante toda a conversa, pode acabar expressando que não que dar abertura para a continuação do diálogo.

Braços cruzados

Assim como as pernas cruzadas, os braços cruzados também fazem parte do nosso dia a dia.

Nessa situação, esse gesto indica um comportamento pacificador, quando reproduzido tem o propósito de nos fazer sentir mais a vontade perante acontecimentos tensos ou desconfortáveis.

Em primeiro lugar, você conhece a hipnoterapia?

A hipnose é a ferramenta que consegue atravessar o fator crítico da mente consciente e estabelecer um pensamento ou sentimento exclusivo aceitável!

De antemão, a hipnoterapia nada mais é do que um método de tratamento que utiliza técnicas hipnóticas para descobrir a raiz emocional de um problema e ressignificar o trauma.

Ou seja, através da hipnoterapia, é possível alterar a relação emocional que existe entre a pessoa e a situação que causa um determinado sofrimento, instalando assim novos programas psicológicos no subconsciente.

A hipnoterapia nos mostra que muitos problemas que vivenciamos é por conta de traumas passados, afinal, quando a causa é reparada, os sintomas são naturalmente controlados e o mal deixa de existir.

A nossa mente é um campo muito poderoso e com a ajuda das sugestões que a hipnoterapia nos proporciona, o hipnoterapeuta tem a possibilidade de alcançar resultados mais efetivos e em um curto período.

Ser um hipnoterapeuta é ter a certeza de que o seu trabalho vai transformar a vida de alguém que busca por essa grande mudança.

Além de trabalhar com um propósito, o hipnoterapeuta é um profissional que tem sua performance reconhecida tanto pelos pacientes quanto por seu retorno financeiro.

Para se ter uma noção, ser um hipnoterapeuta faz com que você ganhe até R$ 20 mil por mês! Fala sério, quando você imaginou ser possível faturar isso e ainda transformar vidas?

Se interessou? Então clique no banner abaixo e saiba mais!

MBA

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×