0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Antes demais nada precisamos dizer que parir é um ato político e um episódio de renascimento na vida de toda mulher. Assim também, o momento pode ser desafiador por causa das dores e fatores psicológicos. Entretanto, existem opções de suporte capazes de proporcionar uma experiência de parto mais positiva e menos dolorosa. Estamos falando da hipnose no parto!

Neste artigo vamos falar sobre:

  • A jornada da gravidez ao parto
  • Desafios na hora do parto
  • Descobertas e empoderamento
  • O que é hipnose no parto
  • Como acontece e quais os benefícios da hipnose no parto
  • Porque praticar a hipnose no parto
  • Dicas de como reduzir as dores e acelerar a recuperação
  • Conclusão

Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

A jornada da gravidez ao parto

A jornada da gravidez ao parto é um momento único e transformador na vida de uma mulher. Durante esse período, a mulher passa por uma série de mudanças físicas, emocionais e psicológicas que a preparam para o nascimento do seu filho.

No início da gestação, a mulher pode experimentar sintomas como náusea, fadiga e alterações hormonais. Posteriormente ela pode sentir um misto de emoções, desde alegria e entusiasmo até ansiedade e medo do desconhecido. Conforme a gravidez avança, a mulher passa por diversas mudanças físicas, incluindo o crescimento da barriga e o aumento de peso.

hipnose no parto

Ao mesmo tempo, nessa fase que a mulher começa a se preparar para o parto, aprendendo sobre diferentes tipos de parto, as técnicas de respiração e relaxamento e as opções de cuidado pré-natal.

O trabalho de parto pode durar várias horas ou até mesmo dias. Durante esse período, a mulher experimenta contrações uterinas, dor e desconforto.

Segundo uma das doulas pioneiras em Poro Alegre, Zezé Goulart:

“O parto é um rito de passagem, a mulher renasce. É sempre um renascimento para todos nós que estamos ali. Parto é amor, é vida, renascimento. Parto é chegada, é divino, parto é presença. É um momento único, muito difícil de traduzir em palavras a emoção”.

Sob o mesmo ponto de vista a graduanda de psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande so Sul, Natália Rossato Crasoves, disse:

“Parir é um ato político. Diante do nosso contexto social, onde o parto está tão desvalorizado, uma mulher conseguir parir diante de tantas adversidades, de tantas controvérsias, descrenças no poder feminino e na nossa capacidade de parir é para ser enaltecida e glorificada. Precisaremos ainda travar muitas lutas para termos nossas escolhas respeitadas e podermos de verdade protagonizar nossos partos”.

Logo, a jornada da gravidez ao parto é um período de intensas mudanças e descobertas para a mulher. Embora possa ser desafiadora em alguns momentos, essa jornada também pode ser uma fonte de empoderamento e transformação pessoal.

hipnose no parto

Desafios na hora do parto

O parto pode ser um momento desafiador e difícil para algumas mulheres, devido a uma variedade de fatores.  Alguns desafios comuns que as mulheres podem enfrentar na hora do parto são:

Dor intensa

A princípio o parto é frequentemente descrito como uma das experiências mais dolorosas que uma mulher pode enfrentar. Embora a dor seja um aspecto normal do trabalho de parto, ela pode ser extremamente difícil de suportar para algumas mulheres.

Complicações médicas

Algumas mulheres podem enfrentar complicações médicas durante o parto, como pressão alta, diabetes gestacional, placenta prévia e descolamento prematuro da placenta. Essas complicações podem aumentar o risco de problemas durante o parto, como hemorragia, infecção e sofrimento fetal.

Fatores psicológicos

Antes de mais nada o parto pode ser um evento estressante e emocionalmente desafiador para algumas mulheres. Dessa forma, ansiedade, medo e depressão são comuns durante a gravidez e podem afetar a experiência do parto.

hipnose no parto

Dificuldades com o trabalho de parto

Definitivamente o trabalho de parto pode levar várias horas ou até mesmo dias para ser concluído. Algumas mulheres podem enfrentar dificuldades no processo de parto, como trabalho de parto prolongado, falta de progresso e obstrução do canal de parto.

Necessidade de intervenções médicas

Assim também acontece de alguns casos precisarem da utilização de intervenções médicas para auxiliar no parto, como cesariana, uso de fórceps e vácuo extrator. Por outro lado, essas intervenções podem ser necessárias para garantir a segurança da mãe e do bebê, mas também podem aumentar o risco de complicações e prolongar o tempo de recuperação.

Descobertas e empoderamento

Durante o parto a mulher realiza descobertas sobre a sua capacidade de lidar com a dor, sua força, resistência física e emocional além claro de sua capacidade de ser mãe.

Ao mesmo tempo o apoio e a presença de um acompanhante, assim como a opção por técnicas de relaxamento e respiração, podem contribuir para que a mulher se sinta mais empoderada e confiante durante o parto.

Afinal de contas, quando a mulher se sente capaz de enfrentar os desafios do parto, ela pode experimentar uma sensação de realização e transformação pessoal, o que pode trazer benefícios para a sua autoestima e autoconfiança no pós-parto.

7 dicas de como reduzir as dores de parto

Veja agora algumas dicas para reduzir as dores e acelerar a recuperação após o parto incluem:

Mantenha-se hidratada

Beber bastante água e outros líquidos saudáveis pode ajudar a manter o corpo hidratado, o que é importante para a recuperação após o parto.

Faça repouso

É importante dar ao corpo tempo suficiente para se recuperar após o parto. Fazer repouso adequado pode ajudar a reduzir as dores e acelerar a recuperação.

Alimente-se de forma saudável

Consumir alimentos saudáveis e equilibrados pode ajudar a fornecer ao corpo os nutrientes necessários para a recuperação após o parto.

hipnose no parto

Amamente

Amamentar pode ajudar a reduzir as dores pós-parto e acelerar a recuperação, além de ser uma forma importante de estabelecer o vínculo com o bebê.

Usufrua dos benefícios da hipnose

Durante a hipnose no parto, a mulher é levada a um estado de relaxamento profundo, logo ela é levada a se sentir mais conectada com o seu corpo e com o bebê, e menos focada na dor e no desconforto

É importante lembrar que cada mulher é única e pode precisar de diferentes formas de cuidado e recuperação após o parto, entretanto, é sempre importante conversar com o profissional de saúde para obter orientações personalizadas.

O que é hipnose no parto?

A hipnose no parto é uma técnica que utiliza a hipnose para ajudar a mulher a relaxar e se concentrar durante o trabalho de parto e o parto em si.

Durante a hipnose no parto, a mulher é levada a um estado de relaxamento profundo, onde ela pode se sentir mais conectada com o seu corpo e com o bebê, e menos focada na dor e no desconforto.

hipnose no parto

Essa técnica pode ser utilizada em conjunto com outras técnicas de preparação para o parto, como aulas de respiração, meditação e yoga.

5 benefícios da hipnose no parto

Em suma, a hipnose no parto pode trazer vários benefícios para a mulher durante o trabalho de parto e o parto em si. Alguns dos benefícios da hipnose no parto incluem:

Redução da dor

A hipnose pode ajudar a mulher a reduzir a sensação de dor durante o trabalho de parto, o que pode tornar a experiência mais confortável e menos estressante.

Redução do estresse

A hipnose no parto pode ajudar a mulher a reduzir os níveis de estresse e ansiedade durante o trabalho de parto, o que pode contribuir para um parto mais tranquilo.

Aumento do relaxamento

Definitivamente as técnicas de hipnose podem ajudar a mulher a entrar em um estado de relaxamento profundo, o que pode contribuir para uma experiência de parto mais positiva e menos cansativa.

Melhora na recuperação

Definitivamente a hipnose pode ajudar a mulher a se recuperar mais rapidamente após o parto, pois ela pode se sentir mais relaxada e menos estressada durante o processo.

Porque praticar a hipnose no parto

De acordo com dados do Ministério da Saúde do Brasil referentes ao ano de 2019, foram realizados cerca de 2,9 milhões de partos no país durante todo o ano.

Isso significa que nesse ínterim ocorreram aproximadamente 8.000 partos por dia ou cerca de 333 partos por hora.

Sob o mesmo ponto de vista, praticar a hipnose no parto ajuda a mulher a reduzir a sensação de dor, estresse e a ansiedade durante o trabalho de parto, aumenta o relaxamento, melhora a comunicação com a equipe médica e contribuir para uma experiência de parto mais positiva.

Da mesma forma a hipnose ajuda na recuperação da mulher após o parto, pois ela pode se sentir mais relaxada e menos estressada durante o processo.

Quem pode aplicar a hipnose de parto?

A hipnose pode ser aplicada por profissionais de saúde qualificados e treinados em técnicas de hipnoterapia, como médicos, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais. Entretanto, a hipnoterapia vem crescendo tanto que seu campo de atuação de expandiu para outras áreas!

Assim, qualquer pessoal que queira se desenvolver pessoal e profissionalmente está apto a buscar por uma certificação e se tornar um hipnoterapeuta ou usufruir dos benefícios das técnicas em hipnose dentro da sua profissão!

Formação completa de hipnoterapia

Antes de mais nada, se você está interessado em saber mais sobre a hipnoterapia e como se tornar um profissional qualificado em hipnoterapia para o parto, há várias opções de formação disponíveis.

Existem cursos presenciais e online, que podem variar em duração e currículo. Igualmente, esses cursos incluem instruções em hipnose, hipnoterapia para o parto, comunicação eficaz e ética profissional.

Logo, se você está interessado em se tornar um hipnoterapeuta certificado, é importante escolher uma escola de hipnoterapia credenciada e respeitável.

Uma organização que possui certificação em hipnoterapia é a OMNI Hypnosis Training Center® o primeiro instituto de hipnoterapia do mundo com certificação ISO 9001 com sede no Brasil desde 2015 presidido por Michael Arruda, autor do best-seller “Desbloqueie o poder da sua mente”.

Sob o mesmo ponto de vista, a OMNI Brasil é responsável por oferecer treinamentos diferenciados com o ensino de técnicas utilizadas por grandes referências da hipnoterapia no mundo, sempre com foco na qualidade e excelência.

Lembre-se: a hipnoterapia é uma prática regulamentada e requer treinamento adequado para ser exercida com segurança e eficácia.

Logo, se você está interessado em se tornar um hipnoterapeuta e ajudar as mulheres a ter uma experiência de parto mais positivo e com menos dor, clique no banner abaixo e descubra mais sobre a nossa formação completa de hipnoterapia!

Atleta profissional

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×