0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O que vem a sua cabeca quando pensa na palavra egocentrismo? Tenho certeza de que num primeiro momento emoções negativas chegam até você, porém, será realmente que ser uma pessoa egocêntrica é tão ruim assim?

Neste texto iremos revelar verdades sobre pessoas egocêntrica que você precisa saber!

Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

O que é egocentrismo?

Se pesquisarmos o significado do termo egocentrismo, o dicionário online de português nos revela que é uma característica daquele que é egoísta.

Isso, porque pessoas egocêntricas são aquelas que falam mais de si mesmo do que de qualquer outra coisa!

Em outras palavras, podemos dizer que egocentrismo é um conjunto de ações e comportamento expresso por indivíduos que pensam demasiadamente em si mesmo.

Pensando isso, tenho certeza de que voce conhece alguém que reproduz os seguintes comportamentos:

  • Somente sua opinião importa;
  • É incapaz de sentir a dor do outro;
  • Está sempre abusando da boa vontade do outro;
  • Manipula pessoas ao seu redor;
  • Terceirizam erros, se eximindo da culpa;

De acordo com o psicólogo Jean Piaget, os primeiros anos da infância se confunde com a realidade do mundo.

Dessa forma, a criança enxerga tudo como uma extensão de si mesmo, isso acontece principalmente porque não possui conhecimento sobre quem é e o mundo que habita.

Posteriormente, durante a adolescência as pessoas possuem mais conhecimento do mundo, entretanto, falta maturidade para a compreensão da diversidade de perspectivas presentes em cada um de nós.

É durante a adolescência que buscamos por uma identidade e por isso, as pessoas tendem a focar de forma excessiva em si nesta fase da vida.

Seguindo o pensamento de Jean, todos nós já reproduzimos o egocentrismo em algum momento.

Ao longo da nossa vida crescemos e amadurecemos, contudo, desenvolvemos outras opiniões e percepções referente a visao de mundo, automaticamente, saímos do centro de atenção e vamos para um cenário mais colaborativo!

Característica de uma pessoa egocêntrica

A pessoa egocêntrica é muito peculiar, afinal de contas, nada ao seu redor importa mais do que ela mesma.

Abrir mão do egocentrismo é saber se colocar no seu próprio lugar mas para além disso saber visitar o lugar de vivencia do outro.

O ego dá sinais de sua existência, e a pessoa egocêntrica tem características pontuais que não sabe onde ou quando foram desenvolvida, mas que estão presente em sua dia a dia dizendo que o egocentrismo mora ali.

Insegurança

Por fora a pessoa egocêntrica pode até parecer confiante, mas por dentro a história é outra!

A insegurança é como uma semente, quando plantada passa a precisar de substâncias que trazem nutrientes para seu crescimento.

No caso da insegurança, as substâncias que trazem a nutrição e desenvolvimento do sentimento são as crenças limitantes que estão presentes em nosso dia a dia.

De forma simplista, se o sentimento de segurança nos entrega conforto, tranquilidade e certeza, por outro lado, a insegurança é justamente a falta desses sentimentos.

Ficou curioso e quer saber mais sobre insegurança? Entao, clique aqui e descubra 8 maneiras para lidar com esse sentimento.

Autoestima baixa

De acordo com a psicologia, a autoestima é a forma como enxergamos nossas características comportamentais e emocionais.

Então, a forma como você se valoriza, satisfaz, reconhece e confia em si diz muito sobre a autoestima que você tem. Isso quer dizer que diz muito mais sobre a forma como nós mesmos nos enxergamos do que como o outro nos vê.

Como você viu no começo deste texto, a nossa infância é um período muito importante quanto ao desenvolvimento da nossa autoestima.

Afinal, não nascemos com um nível de autoestima pré-determinado, nossa autoestima é construída ao longo do tempo.

A partir disso podemos dizer que a autoestima é a falta de valorização sob si mesmo, dessa forma, a pessoa egocêntrica procura outras formas de se afirmar e encontra no egocentrismo a saída!

Quer saber mais sobre autoestima baixa? Clique aqui e veja 15 atitudes que detonam sua autoestima.

Além dessas características, existem muitos outros pontos que pessoas egocêntricas devem deixar de reproduzir:

Agora, voce vai descobrir verdade sobre pessoas egocêntricas que voce precisa saber!

Verdades sobre o egocentrismo

Se voce ainda tem dúvida se é ou não uma pessoa egocêntrica, agora voce vai ver as frases mais ditas por pessoas que praticam o egocentrismo!

  1. “Você sabe com quem está falando?”
  2. “A sua opinião não me importa”;
  3. “Quero que faça do meu jeito”;
  4. “Eu não preciso de você”;
  5. “Voce nunca vai conseguir”;
  6. “Nada da certo pra mim e a culpa é sua”;
  7. “Sabia que não conseguiria, se tivesse feito da forma como eu falei…”;
  8. “Quem manda aqui sou eu e voce tem que me obedecer”;
  9. “Se não fizer o que mando, não falo mais com você”;
  10. “Eu não preciso de ninguém”.

Em primeiro lugar, você conhece a hipnoterapia?

De antemão, a hipnoterapia nada mais é do que um método de tratamento que utiliza técnicas hipnóticas para descobrir a raiz emocional de um problema e ressignificar o trauma.

Ou seja, através da hipnoterapia, é possível alterar a relação emocional que existe entre a pessoa e a situação que causa um determinado sofrimento, instalando assim novos programas psicológicos no subconsciente.

A hipnoterapia nos mostra que muitos problemas que vivenciamos é por conta de traumas passados, afinal, quando a causa é reparada, os sintomas são naturalmente controlados e o mal deixa de existir.

A nossa mente é um campo muito poderoso e com a ajuda das sugestões que a hipnoterapia nos proporciona, o hipnoterapeuta tem a possibilidade de alcançar resultados mais efetivos e em um curto período.

Ser um hipnoterapeuta é ter a certeza de que o seu trabalho vai transformar a vida de alguém que busca por essa grande mudança.

Além de trabalhar com um propósito, o hipnoterapeuta é um profissional que tem sua performance reconhecida tanto pelos pacientes quanto por seu retorno financeiro.

Para se ter uma noção, ser um hipnoterapeuta faz com que você ganhe até R$ 20 mil por mês! Fala sério, quando você imaginou ser possível faturar isso e ainda transformar vidas?

Se interessou? Então clique no banner abaixo e saiba mais!

MBA

 

 

 

 

 

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×