0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Voce está satisfeito com a bagagem de conhecimento que possui? O desenvolvimento intelectual nos prova que o processo de aprendizado é gradual, com isso, cada fase é importante para que voce avance para a próxima!

Como voce pode ver no nosso artigo sobre lifelong learning, o processo de aprendizagem é infinito, podendo assim acontecer ao longo da vida.

Se por acaso, voce ainda não leu esse artigo, deixo aqui minha sugestão de leitura para que voce aprenda tudo sobre o assunto!

Mas voltando a falar sobre desenvolvimento intelectual…

Jean Piaget, o especialista na ciência do conhecimento, também conhecida como epistemologia, deixa claro que o desenvolvimento intelectual acontece em quatro períodos, sendo:

  1. Sensório motor
  2. Pré-operatório
  3. Operações concretas
  4. Operações formais

Cada um desses períodos possui sua importância e cada um deles prepara voce para a próxima fase. Entretanto, a passagem por esses períodos não se da de acordo coma ideia do indivíduo, por exemplo.

Muito pelo contrário, o ponto inicial do processo para o desenvolvimento intelectual é justamente pautado nas características biológicas, educacionais e sociais de cada pessoa.

As 4 fases do desenvolvimento intelectual

Saber como funciona cada uma das 4 fases do desenvolvimento intelectual nos da a oportunidade de contribuir com maior assertividade na vida de nossos filhos, ou até mesmo, crianças com quem temos contato.

Sensório motor

A fase 1 do desenvolvimento intelectual chama-se sensório motor, isso acontece principalmente porque a criança se encontra com problemas, ela busca resolvê-los a partir de suas percepções sensoriais e esquemas motores, uma vez que esses problemas em sua maioria são práticos.

O período sensório motor é formado por reflexos que são utilizados pelas crianças para lidar com o ambiente ao seu redor.

Nessa situação, outras percepções são desenvolvidas como a percepção de espaço, tempo e casualidade. Dessa forma, possibilitando que a criança desenvolva novas formas práticas de lidar com o seu redor.

Pré-operatório

A fase 2 do desenvolvimento intelectual chama-se pré-operatório, isso acontece principalmente porque a criança começa a construir ações interiorizadas.

Nesse período, as crianças deixam de lado um pouco os objetos, ações e situações e passam a desenvolver as palavras, juntamente com a atribuição de sentimentos e intenção as coisas e aos animais.

Operações concretas

A fase 3 do desenvolvimento intelectual chama-se operações concretas, isso acontece principalmente porque nessa etapa o pensamento logico e objetivo prevalece.

Naturalmente, todas as ações que a criança internalizou vao se tornando móveis e flexíveis, o pensamento se torna menos egocêntrico, logo, dando a capacidade da criança construir um conhecimento baseado no mundo que a rodeia.

Operações formais

A fase 4 e última do desenvolvimento intelectual chama-se operações formais, isso acontece principalmente porque o pensamento é livre das limitações da realidade concreta.

A partir disso, a criança passa a raciocinar logicamente e trabalha com realidades concretas e possíveis.

Em primeiro lugar, você conhece a hipnoterapia?

De antemão, a hipnoterapia nada mais é do que um método de tratamento que utiliza técnicas hipnóticas para descobrir a raiz emocional de um problema e ressignificar o trauma.

Ou seja, através da hipnoterapia, é possível alterar a relação emocional que existe entre a pessoa e a situação que causa um determinado sofrimento, instalando assim novos programas psicológicos no subconsciente.

A hipnoterapia nos mostra que muitos problemas que vivenciamos é por conta de traumas passados, e é por isso que a hipnoterapia é um mercado em ascensão.

Afinal, quando a causa é reparada, os sintomas são naturalmente controlados e o mal deixa de existir.

A nossa mente é um campo muito poderoso e com a ajuda das sugestões que a hipnoterapia nos proporciona, o hipnoterapeuta tem a possibilidade de alcançar resultados mais efetivos e em um curto período.

Ser um hipnoterapeuta é ter a certeza de que o seu trabalho vai transformar a vida de alguém que busca por essa grande mudança.

Além de trabalhar com um propósito, o hipnoterapeuta é um profissional que tem sua performance reconhecida tanto pelos pacientes quanto por seu retorno financeiro.

Para se ter uma noção, ser um hipnoterapeuta faz com que você ganhe até R$ 20 mil por mês! Fala sério, quando você imaginou ser possível faturar isso e ainda transformar vidas?

Se interessou? Então clique no banner abaixo e saiba mais!

16

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×