0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você já ouviu falar sobre desenvolvimento contínuo? Também conhecido como lifelong learning a aprendizagem continuada é o objetivo desse mecanismo.

O propósito de fazer do desenvolvimento contínuo um estilo de vida, está diretamente ligado as softs e hard skills que podemos desenvolver ao longo de toda nossa vida!

Ficou curioso? Entao, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o assunto!

O que é desenvolvimento contínuo?

Antes de mais nada, o conceito de desenvolvimento nos fala que a habilidade de aprender ultrapassa os limites da formação básicas que conhecemos. Isso quer dizer que após o ensino básica e a pós-graduação, existem ainda centenas de oportunidades de aprendizagem para nós.

De acordo com esse conceito, entendemos que o processo de aprendizagem é infinito, podendo assim acontecer ao longo de nossa vida.

De antemão, esse estilo de vida nos impossibilita de enxergar a aprendizagem em um processo de começo, meio e fim!

E se você refletir, verá que o desenvolvimento contínuo j[a fez parte do seu cotidiano e pode estar sendo executado agora mesmo.

Em suma, quando você decidiu ler esse texto, todo o aprendizado que contém aqui passa a ser seu, dessa forma, o seu processo de aprendizagem foi além daquilo que conhecemos sobre frequentar escolas e faculdades.

Se você está na faculdade, frequentemente já presenciou a semana do seu curso, isso quer dizer que durante aqueles 5 dias, sua faculdade convidou todos a participarem de workshop, palestras, oficinas e muito mais.

Qual o propósito da aprendizagem continuada?

Agora eu te pergunto, qual o grande propósito do desenvolvimento contínuo?

Você já deve ter percebido que a competitividade no mercado de trabalho esteve altíssima ao longo dos ultimo anos, e a tendência é que continue assim.

Bem como, de acordo com dados do IBGE, o ultimo trimestres de 2022 fechou com 9,5 milhões de pessoas desempregadas, esse número equivale a 8,7 da população nacional.

E qual o motivo disso?

Simples, a competitividade do mercado de trabalho tem acirrado o caminho para a conquista de uma vaga de emprego. Isso quer dizer que as empresas têm buscado profissionais mais completos.

E para isso, é preciso que pessoas que estejam em busca dessa oportunidade não se limitem aos aprendizados do ensino básico e pós graduação igual foi falado no começo deste texto.

Afinal, a partir do momento que uma pessoa deseja continuar aprendendo, o desenvolvimento dela tende a ser exponencial e consequentemente a torna mais preparada para competir no mercado de trabalho.

Qual a importância do desenvolvimento contínuo para as empresas?

O mecanismo de desenvolvimento contínuo é representado no mundo pela LLCQ (Lifelong Learning Queensland) uma instituição que tem como objetivo principal disseminar a ideia de desenvolvimento contínuo.

O processo de aprendizagem precisa deixar de carregar a imagem autoritária, monótona, e obrigatória, e o propósito da LLCQ  e justamente esse, fazer com que o desenvolvimento contínuo se torne democrático, estimulante, permanente, voluntário e claro, proativo!

Veja abaixo formas de aprendizagem contínua:

  • aprendizado por meio de jogos e esportes
  • aprendendo um novo idioma;
  • cursos vocacionais;
  • estudos sobre novos assuntos;
  • estudos direcionados, como técnicas de marketing ou aplicação de tecnologias;
  • absorvendo conhecimento por meio do ambiente de trabalho;

Depois desses exemplos, fica mais fácil enxergar o caminho de possibilidades do desenvolvimento contínuo, não é mesmo?

Sob o mesmo ponto de vista, quando praticamos esportes, por exemplo, estamos aprendendo a trabalhar em equipe. No momento em que nos comprometemos a aprender um novo idioma, estamos indo muito além de falar mais uma língua, estamos aprendendo um pouco da cultura daquele país.

Os cursos vocacionais podem servir para abrir possibilidades de novos caminhos, automaticamente, acabamos por descobrir que somos bons em coisas que sequer passavam pela nossa cabeça.

Fala sério, quem não gosta de sempre ler sobre algo novo? A todo momento que paramos para ler sobre algo que nunca tínhamos lido antes, estamos nos dispondo a aprender sobre aquilo, e mais uma vez estamos exercitando o desenvolvimento contínuo.

Sabe todas aquelas horas que você passa no ambiente de trabalho ao longo dos dias? Acredite, inclusive nesses momentos, você está aprendendo a ouvir, desenvolver novas ideias, comunicar e ter senso crítico.

Nesse tópico, você viu o quanto estamos sempre próximos de uma oportunidade de aprendizagem não, é? E agora, você vai descobrir quais os benefícios e vantagem desenvolvimento contínuo

Benefícios do desenvolvimento contínuo

Em síntese, aprender coisas novas e poder ter seus resultados impactados positivamente por isso é muito bom!

Vivemos em um mundo em que 24h parece pouco para dar conta de nossas demandas, imagina que você é uma pessoa desorganizada com tempo?

Nesse caso, você pode buscar desenvolver a habilidade de gerenciamento de tempo. Logo, conseguirá ser mais produtivo sem  precisar sacrificar sua saúde ou até momentos em família para  entregar suas demandas no trabalho.

Criatividade

Criatividade não é dom e sim uma habilidade capaz de ser desenvolvida por qualquer um de nós.

Definitivamente, sempre que nos colocamos a disposição de aprendermos sobre algo, estamos estimulando nosso cérebro a pensar, automaticamente, estimulamos nossa criatividade que nada mais é do que pensar fora da caixa, pensar fora do âmbito em que estamos acostumados.

Domínio de novas tecnologias

A indústria 4.0 está acontecendo perante nossos olhos, e isso só foi possível porque ao longo dos anos, novas tecnologias foram criadas e cada vez mais pessoas aprenderam a dominá-las.

Dessa forma, um grande exemplo disso são as redes sociais, antes pensávamos ser complicado demais nos comunicar via internet, depois de algum tempo utilizando o recurso e aprendendo sobre ele, hoje, as redes sociais são de domínio de grande parte da população.

Oportunidades

Quanto mais você busca aprender, mais competitivo se torna. Isso quer dizer que oportunidades melhores irão se abrir cada vez mais para o seu perfil profissional

4 pilares do desenvolvimento contínuo

O mecanismo de desenvolvimento contínuo possui uma estrutura, e é seguindo essa estrutura que a aprendizagem contínua deixa de parecer aquele monstro de 7 cabeças.

Afinal, tudo começa quando decidimos…

Aprender a conhecer

A princípio, aprender a conhecer tem tudo a ver com se questionar! Não basta somente reproduzir o aprendizado, é necessário pensar sobre o que se aprendeu.

O conhecimento é uma estrutura que pode ser construída e reconstruída a qualquer momento, e isso só [é possível quando nos questionamos sobre ele

Nessa situação, o desenvolvimento contínuo nos leva a:

  • estimular e desenvolver o senso crítico;
  • confrontar ideias;
  • refletir sobre o conteúdo;
  • gerar questionamentos;
  • considerar posicionamento em diferentes situações.

Aprender a fazer

Ao mesmo tempo, depois que você aprender a conhecer, é chegada a hora de dar o próximo passo, agora você vai aprender a fazer!

E é aprendendo a fazer que o processo de aprendizagem contínua nos ensina a desenvolver habilidades comportamentais ou softs skills como:

  • capacidade de se adaptar ao novo;
  • trabalhar em equipe;
  • ter iniciativa e proatividade;
  • estabelecer boa comunicação;
  • ter inteligência emocional.

Aprender a conviver

Logo depois que você já aprendeu a conhecer, aprendeu a fazer e agora precisa aprender a conviver! Neste tópico estamos falando sobre habilidades sociais, um bom exemplo é a empatia!

E existe aprendizagem dentro do processo de convivência, quando convivemos com pessoas estamos aprendendo um pouco sobre elas e um pouco sobre nós mesmos.

Por isso, exercite sempre que possível aprender a conviver com outros indivíduos e veja como irá contribuir para com seu desenvolvimento.

Aprender a ser

Aprender a ser é colocar em prática tudo o que foi aprendido ao longo dos 3 pilares anteriores. Quando praticamos estamos nos dando a chance de desenvolver novas skills e continuar o processo de aprendizagem contínua.

Desafios na hora de aplicar a aprendizagem contínua

O ser humano é movido por desafio e quando o assunto é aprendizado lógico que não seria diferente

Nesse ínterim, ao longo do processo de desenvolvimento contínuo é natural que surjam obstáculos, e para você não ser pego de surpresa, veja agora os principais desafios na hora de aplicar a aprendizagem contínua.

Se você achou que veria uma lista gigantesca de desafios, se enganos! Os principais desafios estão interligados a falta de tempo e falta de dinheiro!

Se para começar você não pode separar um momento do seu dia, então, se contente em usar o tempo que sobra para iniciar o processo de aprendizagem contínua.

Com o passar do tempo, a sua rotina vai se adequando e você consegue se organizar melhor quando o assunto é tempo

Quando o desafio for falta de dinheiro, não se desespere, existem plataforma de cursos gratuitos ou até formas de pagamento personalizadas caso você queira fazer um curso pago.

O importante é começar!

Dicas de como praticar o desenvolvimento contínuo

Quais são seus interesses?

Pare por um instante e questione verdadeiramente quais são os seus interesses?

Quando falamos sobre um aprendizado voluntário e proativo, isso tem a ver com você aprender o que lhe traz prazer e satisfação, tem a ver com você poder escolher o que quer aprender!

Mude sua mentalidade

Se comprometer com o desenvolvimento contínuo é igual se comprometer a ter uma alimentação saudável! Não existe um ponto de partida e um ponto de chegada!

A aprendizagem contínua vai te acompanhar ao longo de toda a sua trajetória de vida, por isso é de extrema importante que você apresente sua mentalidade a essa nova realidade

Planeje

Planejamento não pode faltar, além do mais, saber planejar é uma habilidade comportamental que se você não tem pode sim desenvolver!

Crie um cronograma de aprendizagem, estipule prazos para concluir o aprendizado sobre seus interesses, e claro, nao se esqueça de colocar em prática tudo isso

Acompanhe seu progresso

Acompanhar seu progresso de perto, vai te deixar motivado a continuar praticando desenvolvimento contínuo. O progresso será o combustível para o seu desenvolvimento pessoal e profissional!

Lembre-se dos seus objetivos

Quando pensar em desistir, lembre-se aonde você quer chegar! Lembre-se do profissional que você quer ser, da qualidade de vida que quer alcançar!

E o mais importante, se permita alinhar as expectativas com o momento que esteja vivenciando.

Em primeiro lugar, você conhece a hipnoterapia?

De antemão, a hipnoterapia nada mais é do que um método de tratamento que utiliza técnicas hipnóticas para descobrir a raiz emocional de um problema e ressignificar o trauma.

Ou seja, através da hipnoterapia, é possível alterar a relação emocional que existe entre a pessoa e a situação que causa um determinado sofrimento, instalando assim novos programas psicológicos no subconsciente.

A hipnoterapia nos mostra que muitos problemas que vivenciamos é por conta de traumas passados, e é por isso que a hipnoterapia é um mercado em ascensão.

Afinal, quando a causa é reparada, os sintomas são naturalmente controlados e o mal deixa de existir.

A nossa mente é um campo muito poderoso e com a ajuda das sugestões que a hipnoterapia nos proporciona, o hipnoterapeuta tem a possibilidade de alcançar resultados mais efetivos e em um curto período.

Ser um hipnoterapeuta é ter a certeza de que o seu trabalho vai transformar a vida de alguém que busca por essa grande mudança.

Além de trabalhar com um propósito, o hipnoterapeuta é um profissional que tem sua performance reconhecida tanto pelos pacientes quanto por seu retorno financeiro.

Para se ter uma noção, ser um hipnoterapeuta faz com que você ganhe até R$ 20 mil por mês!

Fala sério, quando você imaginou ser possível faturar isso e ainda transformar vidas?

Se interessou? Então clique no banner abaixo e saiba mais!

MBA

 

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×