O TDAH é um dos transtornos mais comuns na infância e adolescência. Mesmo assim, a maioria das pessoas não tem conhecimento dos tratamentos disponíveis. Será que apenas os remédios fornecem o que é preciso ou existe um novo tipo de tratamento?
O transtorno de déficit de atenção tem sido muito comentado nos últimos anos por médicos e pela mídia.
São divulgados casos de pessoas que possuem a doença e que, mesmo assim, seguem um dia a dia absolutamente normal e comum, seja no trabalho ou na vida pessoal.
No entanto, o tratamento que é feito por meio de psicoterapias, as vezes requer o uso de medicamentos estimulantes, o que pode gerar efeitos colaterais desagradáveis para algumas pessoas.
O canal do YouTube “Didatics” nos ensina 5 sinais de déficit de atenção com hiperatividade. Veja só:
Então, como tratar esse transtorno de forma eficiente, evitando ao máximo o uso excessivo de medicação?
É o que você vai aprender agora!
O que é TDAH?
O TDAH, ou Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um transtorno neurobiológico com causas genéticas. Normalmente esse transtorno aparece logo na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda vida. Também é conhecido como Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA).
Normalmente é identificado por sintomas de inquietação, desatenção e impulsividade. Por isso pode contribuir para a baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldades na escola ou no trabalho.
O transtorno já chegou a ser considerado uma mentira por profissionais da saúde. Muitos acreditavam que o comportamento hiperativo fazia parte da personalidade e que a falta de atenção não passava de mera preguiça.
Para se ter uma ideia, antigamente as pessoas afirmavam que o TDAH era uma invenção da indústria farmacêutica para ter lucros com a venda de medicamentos.
A que ponto chegamos!
As pessoas que apresentam os sintomas característicos de TDAH costumam sofrer em convívio social já que seu comportamento e temperamento interferem diretamente nas relações interpessoais. É por esse motivo que os médicos recomendam o uso de remédios, inclusive em crianças.
Quais os sintomas?
A TDAH é um transtorno considerado comum entre crianças, adolescentes e até mesmo adultos. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), entre 3% e 5% das crianças, em diferentes regiões do mundo, são diagnosticadas com o transtorno. Dentro os sintomas mais conhecidos estão:
Desatenção
Falta de atenção das pessoas com TDAH é comum principalmente na infância. Nas crianças é detectado pelos professores logo no início da vida acadêmica ou pelos pais durante a infância. É caracterizada por um ar de “fora da órbita” enquanto conversa com as pessoas.
Nos adultos ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e para as rotinas do trabalho, além de terem uma memória fraca.
Hiperatividade/Impulsividade
Normalmente se caracteriza pelo relacionamento com outras pessoas, como pais e professores no caso das crianças. Nesses casos é comum dizer que elas “não desligam por um minuto sequer”, justamente por terem uma personalidade muito agitada.
Os adultos são inquietos o tempo todo, mudam muito de opinião e são altamente impulsivos. Tem bastante dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e não percebem o quanto afetam as pessoas à sua volta. São considerados como “egoístas”.
TDAH e as crianças
O tratamento com crianças que têm TDAH requer muito mais atenção. Mesmo assim, mesmo o contato diário com elas pode gerar algumas dúvidas dos pais e professores. Na escola é comum os professores encontrarem diferentes dificuldades no dia a dia. O aprendizado é mais lento que o das demais crianças, o que requer ainda mais dedicação e paciência por parte dos professores.
Além disso, é preciso ter muita atenção quanto à socialização das crianças para evitar casos de violência e até mesmo Bullying.
Baixe o e-Book para saber como evitar Traumas em Crianças
As crianças com TDAH tendem a ser esquecidas, desorganizadas e se perdem bastante nas tarefas. Além disso, há mais algumas características:
- Tendem a ter rendimentos escolares mais baixos;
- Podem ser visivelmente introspectivas;
- Desenvolvem sérias dificuldades de memorização, capacidade de organização e interiorização de conceitos e aprendizagens.
TDAH e a vida adulta
Adultos com TDAH podem apresentar a impulsividade já mencionada principalmente na hora de falar. Normalmente há um embaraço na hora de pensar e formular ideias com clareza. Por isso há sempre muita coisa acontecendo na mente dos adultos com TDAH.
Geralmente possuem relações afetivas instáveis, com alto número de divórcios e separações. Além disso, tem incapacidade de cumprir uma rotina e rendimento abaixo do esperado. São muito descuidados e frequentemente esquecidos.
Adultos com TDAH tem uma maior dificuldade de manter-se em um projeto de longa duração, logo tudo se torna desinteressante.
Saiba como tratar
Os tratamentos utilizados hoje em dia vão desde o acompanhamento com um psicoterapeuta até o uso de medicações que auxiliem no controle dos efeitos relacionados ao trauma.
A Associação Brasileira do Déficit de Atenção, afirma que o tratamento do TDAH deve ser A medicação faz parte do tratamento na maioria dos casos.
A psicoterapia que é feita nos pacientes com TDAH é chamada de Terapia Cognitivo Comportamental, feita exclusivamente por psicólogos. Outra forma de terapia utilizada é o acompanhamento com o fonoaudiólogo para casos muito específicos.
Nesses casos, não há apenas o TDAH, mas também o Transtorno de Leitura (Dislexia) ou Transtorno da Expressão Escrita (Disortografia).
Nesses casos, se forem problemas simultâneos, o TDAH, que não é um problema de aprendizado e sim de falta de atenção e foco, pode ficar mais acentuado com a Dislexia e Disortografia e gerar muitas dificuldades na escola.
Mas, você sabia que esses não são os únicos métodos que podem ajudar no tratamento?
Trate o TDAH com Hipnoterapia
O uso da técnica de hipnose para lidar com os efeitos causados pelo TDAH já é reconhecido por muitos especialistas em saúde da mente. Por isso o cuidado que a hipnoterapia dá aos pacientes com esse transtorno é essencial.
De acordo com a Hipnoterapeuta Rafaela Mendes, existem duas formas de abordagem para pacientes com TDAH, tanto para crianças como para os adultos. Cada uma vai depender do estágio do transtorno e dos resultados obtidos nos demais tratamentos feitos com o médico.
- Parte emocional
Segundo Rafaela, os transtornos relacionados ao Déficit de Atenção tem ligação com questões emocionais.
Dessa forma, o hipnoterapeuta poderá atuar na busca dessas emoções na mente subconsciente do cliente, que é justamente onde ficam armazenadas as lembranças emocionais.
Rafaela afirma que é possível destravar as emoções e, dessa forma, controlar os efeitos do TDAH.
- Convívio com o transtorno
Ainda segunda a hipnoterapeuta, existem casos em que os diversos tratamentos psicológicos e medicamentos não obtém um resultado tão positivo. Nessas situações, a hipnoterapia para TDAH vai ajudar o paciente a encontrar uma forma saudável de lidar com o transtorno no seu dia a dia.
Para quem procura por profissionais especialistas em lidar com hipnoterapia para TDAH, os profissionais formados pela OMNI Brasil são especialistas em garantir que o seu tratamento seja feito com a mais completa atenção e cuidado. Na OMNI Brasil, os hipnoterapeutas se especializam em diversas modalidades de tratamento, por isso possuem abordagens que são bem aceitas por quem possui TDAH.
Agora, se a sua vontade é ter uma vida realizada ajudando pessoas a ter mais tranquilidade e qualidade de vida, a formação de hipnoterapeutas da OMNI Brasil é o que você procura. Fale com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!
Gostaria de entender mais sobre TDAH e impinoziterapia,para minha filha
Olá, Rosa!!
A hipnoterapia é um tratamento complementar muito poderoso quando há um caso de TDAH. Com ela é possível ajudar uma criança a controlar sua ansiedade e identificar os causadores de toda a agitação. Além disso, a hipnoterapia ajuda crianças a se concentrarem melhor e apresentarem resultados positivos no desenvolvimento escolar.
É possível levar sua filha para um hipnoterapeuta OMNI através do portal: https://omnifinder.net/pt-br/
Nele você coloca sua localização e encontra um profissional próximo.
Ou, é possível se tornar uma hipnoterapeuta e, dessa forma, obter todo o conhecimento necessário para ajudar a sua filha e a de centenas de outras crianças. Acesse: https://bit.ly/3dWhudj e preencha o formulário que entraremos em contato o quanto antes com você.
Oi tudo bem
Ótimo dia, Valdiana, tudo bem? Podemos te ajudar em alguma coisa?
Não estou mais suportando não gonsigo aprender nada estou em uma sula de violão mad não consigo prestar atenção
Preciso de ajuda pro meu neto de 6 anos, moro RJ. Bairro Reanlengo. Onde posso procurar ajuda?
Olá, Maria! Você pode encontrar um hipnoterapeuta mais próximo de você clicando aqui: https://omnifinder.net/pt-br/
Tenho um filho 18 anos com TDAH, foi diagnosticado infância, está cursando falcudade na area de TI NA UFRA , foi desclassificado em um seleção para emprego devido o TDAH, ficamos triste e abatidos por ele.
Boa noite.
Gostaria de obter mais informações a respeito do TDAH.
Tenho 68 anos e me auto diagnostiiquei aos 30. Até hj vivo a experiência diária de me conscientizar de tudo que me cerca
e relacionar c a realidade. O TDAH desenvolvem grande sensibilidade e insegurança precisam ser tratados c especial carinho e atenção pois não sabem lidar com z falta desses atributos.
Olá, tenho 58 anos e não consigo ter foco nas atividades pessoais. Sempre faço para outras pessoas. Não consigo ter foco em nada que é para minha vida. Tenho dificuldade em ler artigos longos. Gosto de praticidade. Fico sem paciência. Comprei um curso que há muito tempo queria e não consigo acompanhar, pq eles demoram muito de chegar ao ponto que quero. Comecei amore o artigo de vcs empatei no meio. He sempre assim em tudo. O que devo fazer?
Tenho uma neta com 7 anos e não tem atenção nem foco. Não é hiperativa. Se mostra desatenta quando é para estudar. Gostaria de informações sobre hipnoterapia para crianças em Brasília. Obrigada!
Excelente dia, Sandra, como vai? Tenho certeza que a hipnoterapia vai ser muito positiva para a sua neta! Você pode encontrar um hipnoterapeuta utilizando o nosso site, OMNI Finder. É só clicar aqui e usar o filtro por localização: https://omnifinder.net/pt-br/
Desejo melhoras para sua neta!
Tenho 69anos , sempre tive muita dificuldade em memorizar, não consigo ficar atenta a leitura , não consigo me concentrar em nada , nem nas orações, faço minhas orações ou leio alguma coisa sempre com o pensamento longe ,tento me concentrar mas não consigo , não guardo letra de música, é muito difícil, e lendo sobre distúrbios de atenção cheguei a conclusão que esse é meu problema , moro em uma cidade pequena perto de Marília e Assis ,voces teriam algum tratamento indicado para que eu melhor .
Sinto muito que você esteja passando por isso! Aqui na OMNI nosso conselho é procurar ajuda! Converse com as pessoas mais próximas e compartilhe sua dor. É sempre bom ter pessoas queridas por perto para lhe ajudar. Além disso, a hipnoterapia vai lhe ajudar a compreender melhor a situação. Você pode encontrar um hipnoterapeuta mais próximo de você clicando aqui: https://omnifinder.net/pt-br/