0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A mente subconsciente… A gente fala bastante dela aqui no blog, né? Mas você sabe o que é o subconsciente, como ele funciona, qual é o poder dele?

Não?!

Então este texto foi feito para você. Nele, você vai entender como o modelo da mente funciona, como o subconsciente guarda tantas memórias e o que você pode fazer para acessá-las.

Mas antes da gente continuar, dá uma olhadinha nesse vídeo em que o Michael Arruda, o presidente da OMNI Brasil, nos conta como a nossa mente funciona:

Continue lendo para entender mais sobre o subconsciente, a parte mais misteriosa da nossa mente.

Neste texto você vai ver:

Vamos lá?

O que é o subconsciente?

Você se lembra de como foi quando tentou andar de bicicleta pela primeira vez? Ou então quando pegou pela primeira vez o violão, que agora já sabe tocar com facilidade?

As primeiras vezes que tentamos fazer algo são sempre difíceis. Afinal, são novas habilidades, que você ainda não tem maestria. Mas, conforme você vai aprendendo e praticando, essas novas experiências vão exigindo cada vez menos consciência, até que começam a fluir natural e automaticamente.

Esses movimentos automáticos são guiados por uma das forças internas mais poderosas que impulsionam o comportamento humano: a mente subconsciente.

É muito comum escutar sobre as “ações subconscientes” que fazemos. Quando você sem querer fala o nome errado na hora de conversar com alguém, ou quando se autossabota em situações que precisava de confiança e autoestima.

De modo geral, a maioria de nós sabe que nosso comportamento é muito menos racional do que imaginamos. Isso porque os nossos pensamentos, emoções e memórias mais profundas estão em um local escondido da nossa mente.

Já sabe qual é, né? O subconsciente!

Qual é a diferença entre inconsciente e subconsciente?

Esta é uma dúvida que muitas pessoas têm, inclusive eu, antes de aprender sobre a mente aqui na OMNI.

Os dois até podem ser parecidos, mas possuem diferenças fundamentais. O inconsciente é um processo que acontece automaticamente e que você não consegue acessar. Já o subconsciente, faz parte da nossa consciência, mas que não está ativamente na nossa percepção focal.

Em outras palavras, você não pode simplesmente “convocar” o seu inconsciente. No entanto, o seu subconsciente pode ser acessado através de técnicas, como a hipnose e a hipnoterapia.

Olha só o infográfico abaixo em que eu te explico melhor as diferenças entre o inconsciente e o subconsciente:

Subconsciente ou inconsciente?

Para entender melhor a diferença entre o inconsciente e o subconsciente, vamos falar agora sobre o Modelo da Mente, criado por Gerald Kein, o fundador da OMNI Hypnosis Training Center.

O modelo da mente

A mente humana é representada por 3 camadas distintas: Inconsciente, Consciente e Subconsciente.

Segundo Gerald Klein, a nossa mente é dividida em três “camadas”. Veja quais são:

Consciente

É o lugar da nossa mente no qual passamos a maior parte do tempo. Ou seja, é o lugar que costumamos ficar ao longo da maior parte da nossa vida!

Essa parte da mente não funciona no automático. Ela tem poder sobre quatro partes fundamentais da nossa mente: analítico, racional, força de vontade e memória de curto prazo.

A parte analítica da nossa mente consciente é aquela que analisa tudo o que ocorre ao nosso redor e, assim, pensa e toma decisões. Decidir entre certo e errado, resolver um problema e até escolher a roupa que você vai usar são coisas feitas de forma analítica.

Já a parte racional é aquela que nos faz dar razões e justificativas para as coisas que fazemos.

A força de vontade serve para dar aquele empurrãozinho necessário para começar ou concluir alguma coisa. No entanto, muitas vezes, a força de vontade vai passando com o tempo e a empolgação vai diminuindo até acabar.

Por fim, a memória de curto prazo, também conhecida como memória funcional, guarda as informações que você precisa no cotidiano, como seu endereço completo, número de celular, senhas de cartões, entre outras.

Inconsciente

Essa parte da nossa mente é a responsável por nossas funções vitais. Isso porque a mente inconsciente é a responsável pelo funcionamento dos órgãos e músculos do corpo, sem que nós tenhamos que dar essa ordem conscientemente.

Por exemplo: você não decide piscar. Seus olhos piscam sempre que necessário, e você nem se dá conta de que esse comando foi dado.

Esse é o trabalho da mente inconsciente, funcionando como uma programação “de fábrica”, que já nasceu com você e não pode ser modificada.

Subconsciente

É na mente subconsciente que estão os seus sentimentos, emoções, lembranças e traumas. É como se fosse o seu “verdadeiro eu”, ou a sua essência.

Para que você entenda, nosso subconsciente guarda 95% de quem nós realmente somos. Ou seja, seu subconsciente é mais você do que você mesmo!

O subconsciente consegue guardar informações em forma de emoção e isso é o que define a nossa personalidade, nossos gostos, manias, crenças e tudo mais.

Basicamente, o subconsciente é tudo o que nós somos. Nele foram programadas as nossas maiores crenças, é nele também que guardamos emoções boas e ruins sobre nós mesmos e sobre outras pessoas.

E são essas emoções que fazem com que uma doença física ou psicossomática se desenvolva no corpo e na mente. Sem o tratamento correto dessas emoções, por meio da hipnoterapia, por exemplo, não há como aliviar ou eliminar os efeitos das doenças no corpo.

Aqui fica a nossa memória de longo prazo, nossos hábitos, nossa autopreservação e muito mais.

O subconsciente é, basicamente, a memória RAM da sua CPU.

Dá uma olhada nesse post do Instagram da OMNI, em que falamos sobre as 5 partes do seu subconsciente:

 

Qual é o poder do subconsciente?

Os seus pensamentos moldam a realidade. Você já ouviu essa frase?

Muitas vezes isso acontece sem que você nem mesmo perceba.

Já aconteceu com você? Você se machuca durante alguma atividade, sente dor no joelho e decide repousar. No entanto, a dor não passa e sua preocupação aumenta. Por isso, decide ir ao médico e investigar o que aconteceu.

Ao chegar na consulta e examinar, o médico diz que está tudo bem com você e que você pode seguir sua vida normalmente.

E então, o que acontece? Você para de sentir dor, como se nada tivesse acontecido! Sua vida segue, sem dor e sem sofrimento, como se nunca tivesse se machucado.

Esse tipo de situação é muito mais frequente do que você imagina. A realidade é moldada pela forma como você alimenta a sua mente. E isso pode acontecer de um jeito negativo, também.

Por exemplo, você precisa fazer uma apresentação em público. Você começa a ficar nervoso e a dizer a si mesmo que aquilo não vai dar certo, que você vai errar as palavras, começa a imaginar todas as formas possíveis de a apresentação ir errado e… Como você pode imaginar, tudo dá errado mesmo.

Este é o incrível poder do subconsciente: moldar a realidade com os seus pensamentos. O problema é que a maioria das pessoas não sabe como usar esse poder e acabam vítimas de suas crenças limitantes, deixando que seu subconsciente controle suas vidas!

Então como usar o subconsciente? É isso que você vai descobrir a seguir.

Como usar o subconsciente?

O seu subconsciente é uma arma poderosa e você pode utilizá-lo para alcançar tudo o que desejar. Afinal, se a sua mente subconsciente consegue te sabotar, então ela também pode ser utilizada para alcançar o sucesso!

Lembra quando eu te disse que o subconsciente pode ser acessado através da hipnose? Pois é. É assim que podemos te responder sobre como usar o subconsciente: através da hipnose!

Calma que eu te explico.

Muitas pessoas utilizam o pensamento positivo e a prática da gratidão no dia a dia para conquistar seus maiores sonhos e desejos. E isso até funciona bem. O problema é que quando você faz isso, está consciente, ou seja, não está acessando seu subconsciente. Por causa disso, está vulnerável ao fator crítico.

E sabe o que o fator crítico faz? Ele rebate tudo aquilo que você diz a si mesmo.

O fator crítico

Subconsciente

Mas eu vou trazer uma pessoa que entende muito mais sobre como funciona a nossa mente do que eu, o Michael Arruda, para te explicar o que é o fator crítico.

Olha só o que ele diz no seu livro “Desbloqueie o poder da sua mente”:

“Do que se trata [o fator crítico]? De uma espécie de funcionário infiltrado em nome da mente subconsciente. Esse funcionário seria como um porteiro que filtra todas as mensagens que chegam. Ele as recebe e analisa para saber se estão de acordo com todas as programações do subconsciente ou não.

Se estiverem de acordo, ele deixa passar, reforçando o que já estava no subconsciente. Se não estiverem de acordo, ele rejeita.

Vamos a um exemplo: imagine uma mulher que tem programado em seu subconsciente que ela não tem valor. E, depois de perder o emprego, começa a ficar muito deprimida e sente que nunca vai conseguir um trabalho decente. Então, seu melhor amigo fala: “Você é especial! Você precisa se levantar e ir à luta! Você pode tudo!”.

Depois de ouvir isso, seu fator crítico irá analisar e observar que essa informação é contrária ao que está no subconsciente. Então, ele rejeita a sugestão. Porém, é uma sugestão boa para ela, ela quer isso. Desse modo, a sugestão ficaria na força de vontade, que é limitada, de forma que são grandes as chances de essa mulher voltar a ficar desanimada.”

Então como essa mulher consegue se livrar dessa programação que diz que ela não tem valor? O que ela precisa fazer para reprogramar esses pensamentos e mudar essas coisas ruins nas quais acredita?

É o que você vai ver no próximo tópico.

A hipnoterapia para desbloquear a mente subconsciente

Também chamada de hipnose clínica, a hipnoterapia é a ferramenta de transformação mais poderosa do mundo. Isso porque consegue acessar o subconsciente, a parte da mente onde estão escondidas as lembranças e traumas que normalmente não teríamos acesso.

É nessa parte da mente que a hipnoterapia age, atravessando o fator crítico e criando novas sugestões na mente do paciente, que passará a agir de acordo com elas, muitas vezes após apenas uma sessão.

No Brasil e no mundo, a prática vem crescendo consideravelmente na atuação contra questões de somatização, ou seja, quando um determinado problema se agrava por conta de algum distúrbio emocional.

Grande parte desses problemas são causados por eventos do passado, principalmente aqueles que aconteceram na infância. Por isso, é comum que as pessoas não consigam identificá-los, às vezes por não se lembrarem que eles aconteceram, outras por não entenderem o tamanho do trauma ou peso que aquela situação gerou.

E-book Traumas em Crianças - Subconsciente

O trabalho da hipnoterapia é encontrar formas de ressignificar emoções e memórias que ficaram mal interpretadas nesse esconderijo incrivelmente poderoso e difícil de acessar: o subconsciente.  Com ela, é possível identificar a razão de uma série de problemas na nossa vida.

O que acontece é que, durante a hipnoterapia, você entra em um profundo estado de relaxamento, onde o seu subconsciente fica acessível a todas as sugestões positivas que o hipnoterapeuta dá.

E a melhor parte? Quando você está em estado de transe, as sugestões positivas não passam pelo fator crítico! Dessa forma, sua mente é reprogramada e você passa a agir conforme a sua nova programação.

E para que a hipnoterapia pode ser usada?

Para basicamente tudo!

Quer se livrar de um hábito pouco ou nada saudável? A hipnoterapia consegue fazer isso em poucas sessões! Quer se livrar de pensamentos depressivos e se tornar mais feliz? A hipnoterapia é a saída mais rápida e eficaz!

Utilizando a hipnoterapia, é possível conseguir qualidade de vida, tranquilidade e, principalmente, saúde mental. Isso porque, com a hipnoterapia, é possível encontrar a causa para o problema, o que chamamos de evento causador inicial – ECI, ou seja, onde tudo começou.

E quando você encontra o que causou todos esses traumas, basta reprogramar seu subconsciente.

Parece mágico? Não é. É hipnoterapia! Incrível, né?

A OMNI é especialista em hipnose e hipnoterapia, somos a maior escola de hipnoterapia do mundo e temos uma missão: transformar o mundo transformando vidas.

E se você quer descobrir como a hipnoterapia funciona e descobrir como usar o subconsciente ao seu favor, que tal conhecer o Experiência OMNI? Estou falando do maior evento imersivo em hipnoterapia do mundo!

No Experiência OMNI você vai mudar os pensamentos que travam a sua vida, vai descobrir como mudar todos os hábitos que te colocam para trás e curar transtornos que nunca conseguiu antes.

Serão três dias de alto impacto e imersão total, para reprogramar a sua mente e eliminar de vez as crenças limitantes do seu subconsciente.

Então não perca mais tempo! Clique no banner abaixo para fazer a sua inscrição para o Experiência OMNI:

7
0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×