0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Existem diferentes profissionais. Alguns são mais comunicadores, outros preferem planejar, outros são líderes natos. Independente da sua personalidade e de como você prefere trabalhar, saber seu perfil profissional é fundamental para ter muito mais sucesso na carreira.

E aproveitando que vamos falar de sucesso na carreira, que tal participar de um evento 100% gratuito e focado em mostrar a você a profissão do futuro? Porque sim, é possível faturar um ótimo salário e ainda estar conectado com o seu propósito! Se interessou?

Cada pessoa tem um perfil profissional diferente, mas você pode desenvolver as áreas em que não tem tanta familiaridade. Assim, se tornará um profissional cada vez mais completo.

Neste texto, você vai aprender o que é o perfil profissional, quais são os 8 tipos de perfil profissional e como descobrir o seu.

Olha só o que vem por aí:

  • O que é o perfil profissional?
  • Quais são os 8 tipos de perfil profissional
  • Como descobrir o seu perfil profissional?

Vamos lá?

O que é o perfil profissional?

Um perfil profissional nada mais é do que uma descrição dos atributos pessoais, competências e habilidades que cada um de nós temos. O grande objetivo do perfil profissional é nos ajudar a entender qual carreira é a certa para nós.

É como se fosse a nossa personalidade profissional, já que esclarece os nossos interesses e vocações.

No entanto, é importante lembrar que esse perfil não é estático. Em outras palavras, todos nós evoluímos e o perfil profissional também.

Existem diversos tipos de perfil profissional, mas eles costumam ser divididos em 8. Continue lendo para descobrir quais são.

Quais são os 8 tipos de perfil profissional

Como você viu no tópico acima, existem diversos tipos de perfil profissional. Cada carreira, empresa e chefes podem preferir e considerar diferentes perfis, dependendo das necessidades do negócio.

Entretanto, essa categorização não define quem você é. Cada ser humano é diferente e tem suas peculiaridades, mas entender o seu perfil profissional é importante para ajudar você a se desenvolver na empresa ou até mesmo conseguir o seu emprego dos sonhos.

Vamos ver, então, os 8 perfis profissionais?

Comunicador

Uma pessoa com perfil profissional comunicativo consegue articular muito bem o que quer dizer e expressar bem seus pensamentos.

É um profissional naturalmente carismático, persuasivo e apaixonado por novos projetos e possibilidades.

Este é um dos perfis profissionais mais valorizados pelas empresas, já que a comunicação interna e o engajamento entre os colaboradores são fundamentais.

Esse perfil profissional é ideal para fazer apresentações de alto impacto e mediar relacionamentos interpessoais. Por outro lado, sua visão analítica e de planejamento não é tão forte, por ser um perfil bastante otimista e sonhador.

Planejador

Os planejadores são outro perfil profissional importante dentro da empresa.

Esse perfil sabe o que quer e o que precisa fazer para chegar lá. Ele também sabe medir o tempo que leva para implementar um plano e sempre avalia os recursos disponíveis.

É um colaborador paciente que sabe esperar o momento certo e trabalha em ritmo constante sem se deixar levar por altos e baixos emocionais. Além disso, valoriza muito seu lado profissional e conservador, assumindo uma postura mais rígida no ambiente de trabalho.

Esse perfil também lida bem com padrões e prazos, mas nem sempre sabe lidar com tarefas criativas que necessitam de improviso.

relacionamento no trabalho

Executor

O executor é o profissional que coloca a mão na massa, encara desafios com motivação e tira planos do papel.

Esse profissional tem muita perseverança e confiança, faz o plano funcionar evitando todos os obstáculos pelo caminho.

No entanto, seus pontos fracos são a competitividade e o autoritarismo, que podem ser excessivos e muito negativos.

Analista

O analista é o profissional mais detalhista e minucioso. Isso o torna um colaborador ideal para monitorar processos e promover a melhoria contínua.

Muito detalhistas, valorizam a organização, muitas vezes controlando as tarefas mais rotineiras e repetitivas da empresa e movidos por uma forte visão estratégica.

Apesar de ser um profissional dedicado e estável na organização, pode ter dificuldade em lidar com o estresse do ambiente de trabalho e a falta de responsabilidade dos colegas.

Competitivo

Esse perfil profissional é mais agressivo, se esforçando para ser o melhor em todos os momentos. Se a promessa de renda for alta, ele não vê problemas em assumir riscos.

Por outro lado, ele pode não desenvolver relações muito amigáveis ​​com seus companheiros de equipe, justamente por ser muito competitivo.

Além disso, esse perfil costuma ser obcecado por cumprir metas e prazos, muitas vezes fazendo horas extras sem precisar.

Idealista ou Empreendedor

O perfil empreendedor ou idealista é aquela pessoa que sempre tem uma ideia na cabeça e deseja a liberdade para poder colocá-la em prática.

Esse colaborador não mede esforços para alcançar seus planos e não gosta quando eles não são aceitos.

Por isso, é um profissional que preza pela autonomia, já que não sabe muito bem receber e cumprir ordens, prefere fazer as coisas do seu jeito.

Colaborador

Esse é o perfil profissional que é quase o contrário do competitivo. O colaborador é aquele que soma em qualquer situação, pois está sempre disposto a ajudar de alguma forma, mesmo que ninguém peça.

Para colaborar, esse perfil pode sugerir ideias, colocar em prática algum planejamento ou simplesmente dando atenção e ouvindo as pessoas ao seu redor. Afinal, costuma se dar muito bem com o comunicador.

Muito proativo e promissor, toda empresa precisa de alguém com esse perfil profissional.

No entanto, é importante que esse profissional tome cuidado para não se sobrecarregar com trabalho e favores, desviando sua atenção de seus próprios afazeres.

Procrastinador

O procrastinador é, talvez, o único perfil profissional que você deve evitar ser.

É claro que todos nós temos nossos momentos de procrastinação, mas isso se torna um problema quando essa é sua característica dominante. Isso porque esse profissional sempre deixa tudo para a última hora e vive esquecendo das suas responsabilidades.

Esse perfil até pode entregar resultados, mas precisa de muita supervisão e não trabalha bem com muita autonomia.

Como descobrir o seu perfil profissional?

Para descobrir qual é o seu perfil profissional, o autoconhecimento é a resposta. Para isso, você vai precisar mergulhar em si mesmo, identificar as coisas que você gosta, quais são os seus comportamentos e as habilidades nas quais você é melhor.

Dessa forma, é mais fácil escolher os rumos da sua carreira e entender quais são os seus sonhos e desejos para o futuro.

O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa na vida de qualquer pessoa. Quando você se conhece, consegue identificar as suas habilidades, pontos fortes e fracos e se desenvolver da melhor forma para conquistar uma carreira de sucesso.

Dessa forma, existem diversas formas de conhecer a si e às suas emoções. Aqui na OMNI acreditamos no poder da hipnoterapia!

A hipnoterapia é o uso da hipnose para fins terapêuticos. Na prática, um profissional capacitado induz o paciente a um estado de transe para sugerir mudanças de hábitos, novos comportamentos saudáveis, tratando fobias, resolvendo conflitos, aumentando a autoestima, entre outros benefícios incríveis.

Tudo de maneira rápida, eficaz e muito segura!

E é exatamente com a hipnoterapia que você consegue aprender sobre si mesmo, entender quem você é e o que fazer para se tornar a sua melhor versão.

Incrível, não é?

Que tal agora conhecer a profissão do futuro? Estamos falando da hipnoterapia! Com um mercado em constante ascensão, ainda existem poucos hipnoterapeutas no mercado, embora mais de 300 milhões de pessoas sofram com depressão e outros transtornos emocionais.

Isso significa que existem milhões de pessoas no Brasil precisando de ajuda, de alguém que possa tratá-los. E você pode ser um agente transformador de vidas, tudo isso muito alinhado com o seu propósito!

Quer saber mais sobre como você pode faturar mais de R$ 20,000 por mês e ainda ajudar milhares de pessoas?

Então você precisa participar do evento Profissão do Futuro! Será um evento 100% gratuito onde o Maurício Figueira, Head de Growth e hipnoterapeuta OMNI Brasil, vai te contar tudo sobre como você pode se tornar um hipnoterapeuta e faturar muito fazendo aquilo que você ama, tudo alinhado com a sua missão!

Participe! É só clicar no banner abaixo:

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×