0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O narcisismo é um transtorno de personalidade que existe em um espectro. Por isso, qualquer pessoa pode ter sinais de narcisismo, mas apenas 6% da população é diagnosticada com a forma mais extrema, o transtorno de personalidade narcisista. Mas e quando você tem pais narcisistas? O que fazer?

Os pais narcisistas costumam ver seus filhos como uma extensão de si mesmos e não pessoas que têm seus próprios sonhos, desejos e vontades.

Quando a criança não tem muito contato com outros adultos, passa a achar que os comportamentos dos pais narcisistas são normais e frequentemente não percebem que estão sendo afetados negativamente por esses comportamentos.

Acha que seus pais podem ser narcisistas? Então continue lendo para entender quais são os sinais e o que fazer.

O que você vai ver nesse texto:

Vamos lá?

O que é narcisismo?

O transtorno de personalidade narcisista é uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.

Normalmente, por trás dessa máscara de extrema confiança existe uma autoestima frágil e muita dificuldade para ouvir e aceitar críticas.

Uma pessoa narcisista pode ter problemas em diversas áreas da vida, como relacionamentos, trabalho, escola ou assuntos financeiros. Quando pessoas narcisistas não recebem a atenção ou favores que acham que merecem, podem descontar nas pessoas ao seu redor, machucando-as com palavras ou gestos.

Alguns sintomas de narcisismo são:

  • Ter um senso exagerado de auto importância;
  • Exigir admiração constante e excessiva;
  • Esperar ser reconhecido como superior mesmo sem conquistar essa superioridade;
  • Acreditar que são superiores e só podem se relacionar com pessoas igualmente especiais;
  • Monopolizar as conversas;
  • Tirar vantagem dos outros para conseguir o que eles querem.

Veja no próximo tópico quais são os sinais de que os seus pais são narcisistas.

E-book Traumas em Crianças

Quais os sinais de que você tem pais narcisistas?

Um pai ou mãe narcisista tenta viver através dos seus filhos, muitas vezes tentando realizar os sonhos que não conseguiu em sua própria vida, forçando esses sonhos nos filhos. Quem nunca ouviu falar de alguém que se tornou médico, advogado ou outras profissões para agradar os pais?

Além disso, pais narcisistas podem ser possessivos ou competitivos com os próprios filhos. Por isso, enxergam a independência dos filhos como uma ameaça e querem forçá-los a viver sob suas sombras.

Nesses casos, você pode sentir que não vai ser amado se for você mesmo, pois sempre precisa atingir algum patamar ou expectativa irrealista de seu pai, mãe ou ambos.

Outros sinais de pais narcisistas são:

O amor é condicional

Pessoas narcisistas costumam ter o ego inflado e se acham muito importantes. Quando se tornam pais, enxergam os filhos como uma extensão de si mesmos, o que pode resultar em demonstrações de afeto e apoio apenas quando sentem que os filhos “merecem”. Em outras palavras, quando fazem aquilo que os pais querem.

Se você sente que só é amado quando faz algo certo, ou que precisa “ganhar” o amor e respeito dos seus pais, é possível que eles sejam narcisistas.

Seus pais invalidam o que você está sentindo

Como os pais narcisistas são extremamente focados em si mesmos, muitas vezes invalidam as emoções dos outros para centrar nas suas próprias.

Além disso, narcisistas costumam não ter empatia, então não conseguem entender as emoções das outras pessoas, preferindo ignorar os problemas das outras pessoas e voltar a atenção a si mesmos.

hábitos de sucesso

Você duvida de si mesmo

Crescer em uma família tóxica traz consequências graves na sua vida adulta. Se você percebe que está constantemente duvidando de si mesmo, acha que precisa se provar para as outras pessoas ou não merece amor ou admiração, é possível que seus pais sejam narcisistas.

Você sente que precisa ser alguém melhor perto dos seus pais

Se você sente que precisa “pisar em ovos” ao redor dos seus pais, este é mais um sinal de que eles podem ser narcisistas.

Crescer em um ambiente assim pode fazer com que você se torne um adulto autocrítico, inseguro e que evita conflitos a todo custo, pois sente que precisa ser perfeito e nunca pode dizer “não” às pessoas.

E agora? O que fazer?

Em primeiro lugar, parabéns por reconhecer que tem pais narcisistas. Eu imagino o quanto deve ser difícil chegar a essa conclusão. Então, antes de mais nada, lembre-se de que não é sua culpa. Você não é uma pessoa ruim!

Nem sempre os pais narcisistas são pessoas ruins, também. Muitas vezes, são pessoas que estão reproduzindo os comportamentos que eles mesmos conviveram em suas infâncias.

Para superar um relacionamento tóxico com a própria família, imponha seus limites e faça o melhor que puder, com o que tiver. O importante é cuidar da sua própria saúde emocional!

Uma ótima maneira de fazer isso é através da hipnoterapia. Isso porque ela trabalha diretamente na raiz do problema e ressignifica essas situações encontradas.

A hipnoterapia é um método muito eficaz e rápido que pode garantir um tratamento mais veloz dos sintomas desenvolvidos por causa de uma relação familiar tóxica!

Este é o poder da hipnose!

E se você quer transformar a sua vida, precisa de ajuda para lidar com pais narcisistas ou quer lidar melhor com as emoções e viver uma vida muito mais saudável e feliz, é o momento de participar da nossa formação.

Na Formação de Hipnoterapeuta OMNI, você vai aprender do zero ao avançado de hipnoterapia, vai participar de imersões fantásticas e finalmente descobrir como a hipnose pode e vai transformar a sua vida.

Vamos? Então é só clicar no banner abaixo para se inscrever:

Formação de hipnoterapeuta OMNI

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×