0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A organização pessoal pode ser nossa maior aliada ou o pior adversário, isso porque um ambiente desorganizado influencia diretamente na performance profissional do indivíduo.

Me conta, você já deixou de cumprir alguma tarefa por falta de organização pessoal? 

Pois bem, quanto você deixa de realizar algo por falta de organização, automaticamente sua produtividade foi afetada, e o que será que você pode fazer para mudar isso? 

Pode parecer besteira, mas a organização do ambiente ao nosso redor tem poder, e ao longo deste texto, através de exemplos do dia a dia, você estará convencido de que precisa praticar a organização pessoal para melhorar sua produtividade.

Organização pessoal não é tarefa simples para todo mundo, tem pessoas que não precisam de muito esforço, muito pelo contrário, manter sua vida organizada é algo que lhes dá satisfação.

Entretanto, tem pessoas que enxergam a organização pessoal como um verdadeiro desafio. 

Mas afinal…

O que é ser uma pessoa organizada?

Ser uma pessoa organizada vai muito além de manter tudo em seu devido lugar.

Ao contrário do que muitos pensam, uma pessoa organizada é aquela que consegue direcionar seu foco para o que é mais importante naquele momento, em outras palavras, realiza suas tarefas de acordo com o grau de prioridade.

Embora pareça ser tarefa simples, identificar prioridades não é para qualquer um. 

Vivemos em um mundo de urgências, e quando estamos falando do ambiente profissional, recebemos muitas demandas e todas precisam ser entregues para ontem.

Então…

Como se organizar em meio a tantas prioridades? É isso o que você vai descobrir ao longo deste texto!

Qual a importância da organização pessoal?

A organização pessoal não é importante somente para a nossa produtividade no trabalho, muito pelo contrário, nossa saúde física e mental também são impactadas com esse exercício.

Isso mesmo, organização pessoal não é um talento, é um exercício contínuo que todos podemos torná-lo um hábito!

Os malefícios de ser uma pessoa desorganizada

Eu já sofri com a falta de organização, lembro-me até hoje como todos os dias minha vida parecia ser um gigante bola de neve.

Final do mës era o período propício para que eu esquecesse de pagar algum conta ou até mesmo comparecer em algum compromisso que havia agendado anteriormente

E foi através desses pequenos deslizes que percebi que a falta de organização fazia com que o mundo ao meu redor não tivesse um olho positivo sobre mim.

No meu trabalho

Meus colegas de equipe não confiavam que eu iria entregar minhas demandas dentro do prazo, logo, passei a lidar com um microgerenciamento.

Tudo o que eu fazia era supervisionado por outra pessoa, alguém muito mais organizado do que eu, alguém que cumpria seus compromissos.

A importância da organização pessoal também está em honrar compromissos, não somente para contribuir com o olhar do outro perante mim, mas também para eu me tornar alguém mais autoconfiante.

Dentro de casa 

A falta de organização era outro problema, sabe aquele papo de ëu  me acho na minha própria bagunça?”, essa é a melhor forma de nos enganarmos!

Ser uma pessoa organizada não se refere apenas a eu saber minhas prioridades, mas também que terceiros consigam encontrar minhas prioridades se for necessário.

Depois de muito sofrer com a falta de organização, percebi que minha produtividade está sendo jogada no lixo, eu passava grande parte do meu dia tentando me encontrar ao invés de cumprir com meus compromissos.

E foi nesse momento que eu precisei tomar uma atitude, afinal, a minha saúde mental estava sendo afetada. 

Dicas de organização pessoal para melhorar sua produtividade

Como você viu ao longo desse texto, adquirir o hábito da organização pessoal influencia não somente na vida pessoal mas também na profissional.

Embora para muitas pessoas a organização pessoal seja um verdadeiro desafio, as dicas a seguir vão te ajudar a exercitar a pessoa organizada que há dentro de você e com o tempo verá que sua produtividade está mais assertiva e você mais saudável!

Identifique suas prioridades

Se tudo é urgente, quer dizer que há falta de organização aí!

Comece fazendo um levantamento de todos os seus compromissos e responsabilidades. Se possível, separe o que é de cunho pessoal e profissional, desta forma, você terá uma visão macro das coisas.

Após essa separação, identifique as prioridades e determine prazos de entregas. Separe em categorias como:

  • Urgente;
  • Importante;
  • Circunstancial.

 Uma boa dica é você cronometrar quanto tempo gasta executando “x” tarefa, assim, consegue ter uma melhor administração do seu tempo.

Uma agenda é sua maior aliada

Não basta agendar seus compromissos e deixar cair no esquecimento, para combater esse desafio, você pode pedir a ajuda de um simples agenda!

Uma pessoa organizada carrega consigo uma agenda para onde for, ali, anota todos os seus compromissos, horários, local, enfim, informações importantes e que não podem ser esquecidas.

Se você não é muito amigo do papel, pode optar por aplicativos de celular como o “google agenda”. Uma outra alternativa é usar o calendário do seu próprio dispositivo móvel e acionar lembretes dos seus compromissos.

Post-it

Se você não é amigo da agenda e o celular não é a melhor ferramenta para lembrete, a saída perfeita para você é o post-it.

Papéis de diversos tamanhos e cores que você pode colar e fazer um mural onde estiver.

Essa tática é simples, rápida e não requer muito trabalho, afinal, é só escrever e colar o post-it em um local de boa visibilidade e cumprir com os compromissos sem medo de esquecer!

Despesas

Da mesma forma que você fará um levantamento de todos os seus compromissos e responsabilidades, quando estamos falando de despesas, a tática é a mesma!

Faça um levantamento de todos os seus débitos, priorize quitá-los antes de fazer novas dívidas.

Planilha seus gastos no excel ou desfrute dos inúmeros aplicativos para dispositivos móveis que tem por aí!

A facilidade de usar os aplicativos é ter todos os seus débitos na palma da sua mão, ainda mais aqueles pequenos gastos que temos no dia a dia, você pode registrar na hora para não esquecer de pagar no final do mês!

O ambiente fala

O ambiente em que você está vai interferir e muito na organização e produtividade. Uma dica que eu não posso deixar de compartilhar é que em uma de nossas reuniões de cultura aqui na OMNI, nosso presidente Michel Arruda, nos orientou a mudar nossa estação de trabalho.

Mas, como?

Trazermos um objeto de decoração, assim, quando nosso cérebro olhar ao redor, verá que há algo diferente ali, e passará a ter novos costumes.

E é nessa hora que você vai aproveitar e se despedir dos maus hábitos. Mantenha sua estação de trabalho sempre limpa, evite deixar embalagens de chicletes ou outros doces.

Deixa ali os acessórios que você mais usa  ao longo do dia, e não se esqueça, um lugar limpo e organizado nos dá mais prazer para trabalharmos e vivermos!

Organização pessoal tem tudo a ver com novos hábitos, e para acrescentar ferramentas de como melhorar sua produtividade e organização, vou deixar aqui uma sugestão de leitura

Como mudar hábitos e transformar sua vida

Mude seus hábitos e se torne uma pessoa organizada com a ajuda da hipnose

Hipnose tem TUDO a ver com NOVOS HÁBITOS!

Atualmente, contamos com uma profissão que apesar de recente, sua técnica é milenar.

Estamos falando sobre o hipnoterapeuta, um profissional que usa a hipnose como ferramenta terapêutica para tratar depressão, ansiedade, traumas de relacionamentos, crenças e até a fibromialgia.

Incrível não é mesmo?

Inclusive, se você ficou curioso para saber como a hipnoterapia age no tratamento da fibromialgia, clique no banner abaixo, e ganhe um ebook exclusivo sobre esse assunto. 

Guia de fibromialgia

Em primeiro lugar, você conhece a hipnose?

Não estou falando da hipnose de palco, aquela em que esquecemos nosso nome, estou falando da hipnose clínica.

Se você ainda não conhece a hipnose clínica, não se preocupe, assista ao vídeo a seguir em que Issao Imamura irá te explicar o que é hipnose através da mágica e como ela é diferente de tudo o que você já ouviu na vida.

A HIPNOTERAPIA!

De antemão, a hipnoterapia nada mais é do que um método de tratamento que utiliza técnicas hipnóticas para descobrir a raiz emocional de um problema e ressignificar o trauma.

Ou seja, através da hipnoterapia, é possível alterar a relação emocional que existe entre a pessoa e a situação que causa um determinado sofrimento, instalando assim novos programas psicológicos no subconsciente.

A hipnoterapia nos mostra que muitos problemas que vivenciamos é por conta de traumas passados, e é por isso que a hipnoterapia é um mercado em ascensão.

Afinal, quando a causa é reparada, os sintomas são naturalmente controlados e o mal deixa de existir.

A nossa mente é um campo muito poderoso e com a ajuda das sugestões que a hipnoterapia nos proporciona, o hipnoterapeuta tem a possibilidade de alcançar resultados mais efetivos e em um curto período.

Ser um hipnoterapeuta é ter a certeza de que o seu trabalho vai transformar a vida de alguém que busca por essa grande mudança.

Além de trabalhar com um propósito, o hipnoterapeuta é um profissional que tem sua performance reconhecida tanto pelos pacientes quanto por seu retorno financeiro.

Para se ter uma noção, ser um hipnoterapeuta faz com que você ganhe até R$ 20 mil por mês!

Fala sério, quando você imaginou ser possível faturar isso e ainda transformar vidas?

Se interessou por essa que é a profissão do futuro? Então clique no banner abaixo e saiba mais!

MBA

 

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×