0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Antes de mais nada, entramos no mês da conscientização da saúde masculina. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida deu início a campanha “Novembro Azul” com o propósito de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata é responsável por 28.6% das mortes envolvendo a população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

De acordo com os dados mais recentes do INCA (Instituto Nacional do Câncer) a cada 38 minutos morre 1 homem vítima do diagnostico tardio do câncer de próstata no Brasil!

Contudo, temos como agravante o tabu envolto da saúde masculina em relação ao exame de toque.

Muitos homens se recusam a fazer o exame de toque retal com o intuito de preservar sua masculinidade, consequentemente, a doença é diagnosticada em estágio avançado o que dificulta o tratamento e aumenta a taxa de óbitos!

O combate ao câncer de próstata só é possível se a população masculina for incentivada a procurar um médico e realizar o exame preventivo!

Segundo o psicólogo, Maycon Avila, do Hospital de Câncer de Barretos, o preconceito ao exame de toque é originário de uma cultura machista enraizada em nossa população.

Um diagnostico tardio de câncer de próstata podem levá-los a fazer parte da estatística envolvendo cerca de 15 mil mortes por ano no Brasil em decorrência da doença!

Nesse sentido, foi pensando em todas essas problemáticas e necessidade de conscientização que ao longo desse texto você descobrirá a importância da divulgação da campanha “novembro Azul” e técnicas que auxiliam na prevenção!

O que é a campanha “Novembro Azul”?

Além disso, com o apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer passaram a divulgar ações importantes referente a conscientização e prevenção do câncer de próstata que se tornou o maior movimento em prol da saúde masculina.

Por exemplo, para cada ano do biênio 2018/2019, os dados do INCA revelam que foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer, o que representa 42 homens morrendo por dia e aproximadamente 3 milhões convivendo com a doença!

A campanha “Novembro Azul” não quer apenas conscientizar a população masculina sobre os cuidados com o corpo, o proposito vai muito além, o intuito é juntamente levá-los a praticar o cuidado com a mente.

Cuidados básicos da campanha “Novembro Azul”

Diferente do que a grande maioria pensa, os cuidados básicos envolvem a saúde do corpo e a saúde da mente. Veja abaixo alguns cuidados físicos e mentais:

  • Verificação da pressão arterial;
  • Hemograma completo;
  • Dosagem da glicemia;
  • Dosagem do colesterol;
  • Teste de urina;
  • Atualização da carteira vacinal;
  • Verificação do perímetro abdominal e do IMC.

Novembro azul

  • Parar de fumar;
  • alimentação equilibrada;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Novembro Azul

E não é só isso…

Exame de próstata

Como você pode ver, nesse ínterim, o tabu envolto do exame de toque é gigante, isso porque muitos homens se recusam a fazê-lo como forma de preservar a masculinidade.

No entanto, muitos são diagnosticados quando a doença já está em estado avançado, o que dificulta o tratamento e eleva a quantidade de óbitos.

Por isso que é tão importante a realização do exame de próstata, afinal, quando identificado em fase inicial, a doença tem altos índices de cura.

Check up periódico

Simultaneamente, fazer check up regularmente é a melhor forma de prevenir não somente o câncer de próstata, mas também outras doenças.

Quando acompanhamos nossa saúde de perto, fica mais fácil descobrimos possíveis fragilidades. Desta forma, o paciente evita que uma possível doença seja diagnosticada em um estágio mais avançado.

Saúde Mental

Acima de tudo, a saúde do nosso corpo depende muito da nossa saúde mental.

De nada adianta a prática de exercícios físicos e alimentação equilibrada, por exemplo, se por outro lado não cuidamos de nossas emoções!

A campanha “Novembro Azul” não quer apenas conscientizar a população masculina sobre os cuidados com o corpo, o propósito vai muito além, o intuito é juntamente levá-los a praticar o cuidado com a mente.

Ditados como “mente sã, corpo são “e “a boca cala, o corpo fala” são ótimos exemplos de como manter a saúde física e mental em harmonia é o melhor caminho para a qualidade de vida!

O que é o câncer de próstata?

Sobretudo, a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e sua principal função é produzir e armazenar o líquido prostático que juntamente com o líquido seminal formam o sêmen.

Bem como, é por dentro da próstata que se passa a uretra, a partir disso é possível entendermos o motivo das alterações prostáticas resultarem na dificuldade para urinar – sintoma comum apresentado nos homens com mais de 50 anos.

Como resultado, o câncer de próstata cresce de forma gradativa e aos poucos vai ocupando os espaços dos lobos direito e esquerdo da próstata.

Nos estágios mais avançados, a capsula que revesta o órgão reprodutor masculino é invadida também, por isso que em tumores maiores é comum que o paciente sinta dificuldade para urinar, ardor e jato urinário fraco.

Outros sintomas comuns envolvendo a urina é a presença de gotejamento e queixa de dor e presença de sangue na urina e no esperma.

Novembro azul e o incentivo ao tratamento contra o câncer de próstata

O Dr Hebert Benson, professor na Universidade de Harvard, em seu livro “Timeless Healing – The Power and Biology of Belief” – A biologia da Crença – diz:

“60% a 90% dos pacientes que procuram médico nas clínicas, têm suas doenças devido à estresse físico e mental.”

Dr Adalberto Barreto, criador da terapia comunitária diz:

“Se a boca fala, os órgãos saram, se a boca cala, os órgãos falam.”

Quando decidimos conversar sobre nossas aflições, nos sentimos aliviados. Por outro lado, quando decidimos reter essas angústias, indiretamente acabamos dando voz a elas e logo irão se manifestar.

Nossos sentimentos diários são responsáveis por ditar o caminho que nosso corpo irá atravessar durante aquele dia.

Isso quer dizer que quanto mais nossa mente e emoções forem saudáveis, melhores serão os resultados para todo o restante do nosso corpo.

A hipnose é uma ótima ferramenta quando o assunto é o nosso emocional. Dessa forma, ficamos em um estado de transe ao ponto de ficarmos mais suscetíveis a sugestões.

Com isso, nosso subconsciente recebe essas sugestões sem dificuldade e acaba trazendo resultado para o nosso físico.

O seu subconsciente é uma arma poderosíssima quando bem utilizada e é por isso que você precisa aprender a forma certa de manuseá-la.

Vidas são transformadas a partir dessa técnica e chegou a hora da transformação acontecer em você! Se eu lhe disser que essa resolução pode acontecer de maneira rápida?

Incrível né?

Ser um hipnoterapeuta é ter a certeza de que o seu trabalho vai transformar a vida de alguém que busca por essa grande mudança.

Além de trabalhar com um propósito, o hipnoterapeuta é um profissional que tem sua performance reconhecida tanto pelos pacientes quanto por seu retorno financeiro.

Para se ter uma noção, ser um hipnoterapeuta faz com que você ganhe até R$ 20 mil por mês! Fala sério, quando você imaginou ser possível faturar isso e ainda transformar vidas?

Se interessou por essa que é a profissão do futuro? Então clique no banner abaixo e saiba mais!

MBA

 

 

 

 

 

 

 

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×