0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Como você enxerga a sua vida financeira? Sabia que os seus comportamentos e pensamentos sobre ela dizem muito sobre como o seu subconsciente significou tudo aquilo que ouviu durante sua infância? Isso é o que chamamos de mindset financeiro!

Pois bem, o nosso sucesso ou fracasso financeiro vem do mindset financeiro que desenvolvemos.

E se você, assim como eu, também não sabia o que é mindset financeiro, agora vai aprender tudo sobre esse assunto e descobrir 6 dicas para mudar suas crenças limitantes de dinheiro.

Veja só o que você vai ver por aqui.:

 

O que é mindset?

Todos nós temos um mindset, mas afinal, o que seria isso? Em um conceito geral, mindset nada mais é do que as diferentes mentalidades que existem entre as pessoas.

Logo, nossa mentalidade irá influenciar diretamente na maneira como fazemos nossas escolhas pessoais e profissionais.

A palavra é originada do inglês e significa “configuração da mente”, essa configuração é responsável por ditar nossos pensamentos e comportamentos.

Porém, vale lembrar que da mesma forma que o mundo está em evolução, é importante destacar que nosso mindset é mutável, ele pode se transformar ao longo da nossa jornada a partir do nosso próprio desenvolvimento.

O mindset procura entender o motivo pelo qual priorizamos determinados pensamentos e comportamentos, com isso, ele consegue desenvolver novas formas de abordagem, assim, mudando a maneira como agimos ou reagimos a alguma coisa.

Você já ouviu falar naquele ditado popular “opinião é igual gosto, cada um tem o seu”? 

Pois bem, essa expressão está ligada diretamente ao nosso mindset, nossas opiniões sociais, políticas, financeiras ou sobre qualquer outro contexto vêm não somente a partir de como enxergamos o mundo ao nosso redor, mas também do resultado de nossas vivências dentro do meio social.

A psicóloga Carol S. Dwek, autora do livro “Mindset; a nova psicologia do sucesso”, fala em sua obra sobre a importância das opiniões que nós adotamos sobre nós mesmos e como essa opinião impacta na nossa forma de enxergarmos e fazermos nossas escolhas.

Quer um bom exemplo?

Se você acredita ser uma pessoa sem potencial, é natural que durante a vida você passe a querer provar o contrário para si e para o outro.

Em outros casos, por acreditar que não tem essa capacidade, você passa a evitar novos desafios, afinal, “a derrota já é certa”.

Nesse caso, seu mindset ditou exatamente as suas atitudes, ele foi o responsável por você querer provar seu potencial a todos ou até mesmo não se dispor a sair da sua zona de conforto.

Essa configuração da nossa mente é desenvolvida desde a nossa infância até o momento atual, são as nossas vivências que vão ditar para que lado nosso mindset irá.

Logo, nossas crenças limitantes são o pontapé inicial para o desenvolvimento de um mindset.

E agora você deve estar se perguntando, qual mindset é o seu, e por isso, em nosso próximo tópico vamos falar exatamente disso, quais os tipos de mindset que existem.

Quais os tipos de mindset?

Tenho certeza que durante a sua infância você já ouviu falar sobre a fábula “A lebre e a tartaruga”. E se por acaso você desconhece essa história, deixei o link para você conhecer e assim entender melhor os tipos de mindset.

Eu e você sabemos que uma das características da tartaruga é a sua lentidão, em contrapartida, a lebre é muito veloz. Pensando nisso, se houvesse uma corrida, qual seria o seu palpite sobre o vencedor?

Pois bem, a lebre sabia da sua habilidade, e por isso, acreditava que a competição já estava ganha.

Durante o percurso da corrida a lebre tirou pequenos cochilos, afinal, na visão dela a tartaruga nunca a alcançaria por ser lenta demais, então, passou a não se esforçar pois já contava com a vitória.

Porém, para a nossa surpresa, a vencedora da corrida foi a tartaruga e assim como eu, tenho certeza que você também está abismado com essa vitória.

Essa fábula nos mostra explicitamente os 2 tipos existentes de mindset: um deles é o fixo e o outro é o de crescimento.

Mindset fixo

As pessoas que se enquadram no mindset fixo são aquelas que simpatizam com a atitude e comportamento da lebre: enxergam o fracasso como uma identidade ao invés de uma circunstância, pensando nisso, não conseguem pensar em motivos para querer superar seus limites.

Acreditam que suas habilidades são imutáveis, nasceram consigo e vão ser determinantes em seu sucesso ou fracasso, logo, não irão se esforçar para alcançar o objetivo.

Pensando nesse conceito, lembra que nos parágrafos acima eu comentei sobre pessoas que acreditam não ter potencial e por isso acabam não se dispondo a realizar determinados desafios pois já sabem que a derrota é certa? É o mindset fixo.

Mindset de crescimento

As pessoas que se identificam com a tartaruga, são aquelas que veem suas características de forma flexível.

Logo, as suas habilidades podem ser potencializadas e desenvolvidas, afinal, ao contrário do mindset fixo, o mindset de crescimento não é imutável.

Não existem pessoas que foram escolhidas para vencer e pessoas que foram escolhidas para fracassar.

Tudo vai depender da forma como você enxerga a situação, sente que a circunstância é passageira e está em suas mãos a escolha de tentar ou não superar aquilo.

A tartaruga sabia das habilidades da lebre e sabia também das suas, assim, se esforçou para alcançar o seu objetivo que era vencer a corrida.

Logo, seu mindset foi desenvolvido, ao invés de acreditar que o fracasso já era certo, encontrou formas e se dispôs a evoluir e cruzar a linha de chegada.

O mindset é algo importante na vida de qualquer pessoa, afinal, lembra que eu disse sobre ele determinar a forma como você vai pensar e comportar? 

Então, aprender a lidar com o fracasso de uma maneira em que você enxerga ali a possibilidade de se desenvolver é uma característica que impacta fortemente na sua performance pessoal e profissional. 

Entretanto, quando ao ver um desafio você desiste ou se acomoda, esse comportamento te leva a uma zona de conforto que não irá lhe trazer benefício e desenvolvimento algum, entende?

O que é mindset financeiro?

Como você enxerga a sua vida financeira? Você sabia que dentro de nós existe um mindset financeiro, uma configuração que foi desenvolvida com o decorrer da nossa vida em relação às nossas finanças e como as enxergamos?

Na sua infância você ouvir frases como:

  • “você só vai ganhar dinheiro se trabalhar muito”
  • “Só gente rica consegue juntar dinheiro”
  • “Dinheiro não traz felicidade”
  • “Preciso ter muito dinheiro para começar a investir”
  • “Nasci pobre, vou morrer pobre”
  • “Ih, se está ganhando dinheiro com certeza é porque fez algo de errado”
  • “Eu não sei lidar com dinheiro”?

Essas pequenas frases que ouvimos durante a nossa vida se tornam crenças limitantes, constroem o nosso mindset financeiro e ditam como será a nossa relação com o dinheiro.

De acordo com o psicólogo norte-americano Robert Sternberg, o principal modo de aquisição de conhecimento especializado “não é a capacidade prévia e fixa, e sim a dedicação com objetivo”.

A coach financeira e doutora em Finanças Comportamentais pela FEA-USP Rosi Donadio, faz uma definição mais objetiva de mindset financeiro:

“Mindset financeiro é basicamente o que a pessoa pensa sobre o dinheiro, como ela julga as questões relacionadas ao dinheiro. Isso vai definir como ela lida com ele, porque o pensamento leva a um determinado tipo de sentimento, o sentimento leva à ação e a ação leva a resultados”, afirma.

O nosso mindset financeiro é formado por 3 pilares:
  1. Crenças

Tudo aquilo que aprendemos durante a infância e que influencia na nossa vida até os dias de hoje.

É aquilo que chamamos de crenças hereditárias.

  1. Personalidade

Se você tem uma personalidade mais pessimista, tende a enxergar as situações ao seus redor de forma negativa e fracassada, assim, você fica preso nesse looping.

  1. Perspectivas comportamentais

O costume de procrastinar é um hábito comportamental que muda a sua performance mediante os desafios e tarefas do seu dia a dia.

Assim, a procrastinação te impede de cumprir suas responsabilidades dentro do prazo correto, e com isso, você passa a se sentir pressionado.

5 dicas para mudar as crenças limitantes sobre dinheiro

1. Autoconhecimento

Primeiro de tudo é importante que você faça uma auto análise, assim, conhecendo e aprendendo sobre suas crenças limitantes, em que momento ela aconteceu pela primeira vez e a partir daí tornaram-se um gatilho?

Identifique também quais erros você comete na sua vida financeira, claro que não será do dia para noite, autoconhecimento requer paciência e atenção.

Dar o primeiro passo é fundamental para começar a transformação do seu mindset financeiro.

2. Clareza

Agora que você praticou e desenvolveu o autoconhecimento, é necessário estipular onde está, para onde vai e onde quer chegar.

Trace objetivos a curto, médio e longo prazo, isso lhe ajudará a não se sentir perdido na jornada que é transformar seu mindset financeiro.

3. Planejamento estratégico

O primeiro passo é ter uma visão do panorama geral.

É importante saber quanto ganha e quanto gasta mensalmente, estabeleça um fundo emergencial, no começo é normal que aconteçam contratempos, por isso, é importante ter uma reserva financeira.

Apesar do foco nessa etapa ser o corte de gastos, é importante que quando você encontre uma oportunidade boa, que não a perca.

Então, se encontrar uma maneira rentável de aumentar as suas receitas, faça isso.

4. Ação

Crie metas de curto, médio e longo prazo. É começando com passos curtos que você alcança o objetivo maior, estabeleça um fundo emergencial.

Comece quitando as contas atrasadas, assim, você evita que os juros acumulem cada vez mais e vire uma bola de neve.

5. Foco no futuro

Se você for tanto pessoa física quanto pessoa jurídica, é essencial que faça a divisão dessas duas modalidades, diversificando as suas fontes de renda.

Muitas vezes temos habilidades que podem ser melhor aproveitadas, resultando em uma nova fonte e gerando renda extra.

Chegou a hora de transformar o seu mindset financeiro

Antes de mais nada, mesmo que dinheiro não seja tudo em nossas vidas e que é possível sermos felizes com coisas simples, todo mundo tem sonhos, vontade de viver melhor e elevar seu padrão de vida, não é mesmo?

Me diz…

  • Você está feliz com a sua vida financeira?
  • Você está alcançando seus objetivos?
  • Está atolado em dívidas?
  • Está sendo mal remunerado?
  • O seu salário está tendo serventia apenas para pagar as contas?
  • Está com dificuldade em guardar dinheiro ou até mesmo investir?
  • Os seus sonhos são sempre deixados para depois?

Se a sua resposta para essas perguntas foi “sim”, então, eu tenho uma ótima notícia para você.

Nós aqui da OMNI temos um convite para te fazer.

Vivencie uma experiência como nunca viu na vida, que será capaz de ressignificar todas as suas crenças limitantes, transformará sua personalidade e trará uma nova visão sobre as perspectivas comportamentais.

Agora que você aprendeu tudo sobre mindset financeiro, como identificá-lo e como mudar o seu, chegou o momento de dar mais um passo.

Mergulhar em si mesmo, essa é a experiência que a hipnoterapia proporciona logo nas primeiras sessões.

O seu subconsciente é uma arma poderosíssima quando bem utilizada e é por isso que você precisa aprender a forma certa de manusear.

Vidas são transformadas a partir dessa técnica e chegou a hora da transformação acontecer em você!

Se eu lhe disser que você pode se desprender de toda a insatisfação que deixa sua vida profissional empacada e a sua vida pessoal pior ainda?

Pois bem, essa resolução pode acontecer de maneira rápida. Incrível né?

É por isso que você PRECISA fazer parte do EXPERIÊNCIA OMNI!

Mergulhe no Experiência Omni!

O experiência OMNI não é somente para você que precisa mudar o mindset financeiro, mas também para quem está exausto de ser prisioneiro de seus traumas e infelicidades, por isso vale ressaltar:

A OMNI é para você!

Serão 3 dias intensos de imersão em HIPNOTERAPIA MAIS SIGNIFICATIVA DO MUNDO.

Durante a experiência você se reinventa e se desprende de tudo aquilo que torna a sua vida frustrante e com excesso de preocupação.

Dê o próximo passo para você, vá em busca do iniciar da melhor transformação que acontecerá em sua vida!

Inscreva-se clicando aqui!

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×