0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quando você começa a empreender, percebe que tem muito a aprender. Afinal, empreender é mais difícil do que parece, não é mesmo? Então que tal descobrir 20 livros de empreendedorismo para te ajudar a se desenvolver?

E mesmo que você não goste de ler ou prefira livros mais fictícios do que técnicos, eu garanto que nossa seleção vai mudar sua mentalidade!

Dúvida? Então segue comigo e decida sair da sua zona de conforto com estes 20 livros de empreendedorismo feminino!

Vamos lá?

20 livros de empreendedorismo feminino

O empreendedorismo feminino é um movimento que vem crescendo no mundo todo. No Brasil, já são 30 milhões de mulheres empreendedoras, segundo dados do Sebrae e da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM).

Além disso, o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras do mundo. Dos 52 milhões de empreendedores no país, 48% são mulheres.

Ainda assim, o empreendedorismo feminino está longe de ser fácil.  Os desafios de gênero, como o preconceito, o machismo e as responsabilidades com a família e a dupla ou tripla jornada, fazem parte da vida diária das mulheres empreendedoras.

Dessa forma, aprender, estudar e praticar o empreendedorismo feminino é uma ótima forma de se desenvolver em um mundo que prioriza empreendedores do sexo masculino.

Veja então 20 livros de empreendedorismo feminino:

1. #GirlBoss – Sophia Amoruso

Livros de empreendedorismo feminino: Girl Boss

Quando adolescente, a autora Sophia Amoruso passou seu tempo viajando de carona, furtando lojas e vasculhando caçambas de lixo. Isso porque não tinha dinheiro para viver como uma “adolescente normal”.

Sua história começou aos 22 anos, quando decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Apesar do seu passado difícil, apenas oito anos após abrir sua loja online, Sophia se tornou a fundadora e CEO da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares.

#GirlBoss é uma história inspiradora para qualquer mulher que já empreende ou quer começar sua jornada no empreendedorismo feminino.

2. Faça Acontecer – Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar – Sheryl Sandberg

Faça acontecer

Sheryl Sandberg, COO do Facebook, já foi eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, e tem sido uma das vozes mais fortes na luta pela igualdade de gênero nos cargos de liderança das empresas. Nesse livro, a executiva encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos. Para isso, ela faz uma reflexão da própria carreira e apresenta os resultados de uma pesquisa vasta que realizou sobre a forma fora  das mulheres no mundo do trabalho.

O Facebook é a 11ª maior companhia do mundo, valendo US$ 565 bilhões. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que umaé das mulheres mais poderosas do mundo pela Forbes está por trás das suas operações.

É a história de Sheryl Sandberg, COO do Facebook é uma e uma das vozes mais fortes na luta pela igualdade de gênero nos cargos de liderança das empresas, que o livro Faça Acontecer vai contar.

NesteNesse livro, a executiva incentiva as mulheres a sonhar alto, assumir riscos e seguir em frente em busca de seus objetivos. Para isso, ela reflete sobre sua carreira e apresenta os resultados de sua extensa pesquisa sobre o poder das mulheres no local de trabalho.

3. Empreendedorismo feminino: Protagonistas em ação – Ionara Rech, Letícia Hoppe e Maiara Monteiro

Livros de empreendedorismo feminino

Neste livro, 30 histórias são contadas, todas sobre empreendedoras que assumiram o protagonismo de suas vidas, construindo sua própria felicidade e, consequentemente, para todos ao seu redor que participam de suas jornadas.

Um livro inspirador para saber mais sobre diferentes histórias inspiradoras de mulheres como você: empreendedoras, protagonistas, poderosas.

4. Manual da CEO – As Estratégias Essenciais Das Mulheres Bem-sucedidas – de Sharon Hadary e Laura Henderson

Manual da CEO

Lições indispensáveis de grandes líderes fazem deste livro um dos melhores livros de empreendedorismo feminino. Nele, você encontrará questionamentos como: “Quais são as qualidades mais importantes para as mulheres em posições de poder? Quais os grandes desafios para liderar homens, mulheres ou grupos mistos? Como preparar equipes para mudanças, criar respeito, motivar equipes e instaurar um conceito novo num universo ainda de pensamento masculino?”

Escrito por duas especialistas em liderança e empresárias bem-sucedidas, você encontrará informações essenciais sobre como se tornar uma grande líder.

5. Empreendedorismo feminino: olhar estratégico sem romantismo – Monique Evelle

Olhar sem romantismo

Neste livro, a autora Monique Evelle aborda, sem rodeios e nada de romantismo, o cenário e caminho de quem deseja empreender no Brasil.

Em seu primeiro livro, a empreendedora especializada em negócios sociais traz aprendizados de relatos pessoais que vão despertar reflexões sobre o que significa gerir um negócio e como isso impacta a vida de todos ao seu redor.

Não apenas isso, mas este livro também trata de outras questões além do óbvio do empreendedorismo e suas dificuldades:  Monique fala de todas as etapas, desde a análise contextual, estratégia e preços até relacionamentos e comunicação, com dicas de ferramentas e um olhar atento pelo que está ocorrendo no mundo.

6. Empreendedorismo feminino: inovação e associativismo – 21 autoras participantes

Livros de Empreendedorismo feminino inovação e associativismo

No livro Empreendedorismo Feminino, Inovação e Associativismo, você conhecerá a história de 21 mulheres empreendedoras, suas trajetórias pessoais e profissionais, os medos que elas superaram e como elas transformaram suas próprias vidas.

De diferentes partes do Brasil, com diferentes faixas etárias e experiências, essas mulheres vão compartilhar com você como o empreendedorismo, a inovação e o associacionismo podem nos trazer resultados e experiências de sucesso.

7. Mulheres poderosas têm ambição – Heather McGregor

Mulheres poderosas têm ambição

Neste livro, a autora Heather McGregor dá conselhos que ela gostaria de ter recebido aos 15, 25 ou 35 anos.

Baseando sua escrita na sua experiência de vida como jornalista, professora e empreendedora, Heather mostra fatos e elementos importantes para se tornar uma mulher bem-sucedida em sua carreira.

8. Lugar de mulher é onde ela quiser – Patricia Lages

Livros de empreendedorismo feminino: lugar de mulher

“Ser uma mulher empreendedora não significa apenas abrir um negócio ou trabalhar por conta própria. Empreender é um verbo que toda mulher que deseja ser bem-sucedida deve conjugar.” Isso é o que diz Patricia Lages, autora de Lugar de mulher é onde ela quiser.

Neste livro, a autora desvenda os segredos do mundo corporativo com dicas práticas com base em sua própria experiência e muita pesquisa.

9. Elas empreendedoras – Andréa Villas Boas e Bruna Villas Boas Diehl

Elas empreendedoras

No livro Elas Empreendedoras, você vai conhecer a história de 21 brasileiras de sucesso, que vão te contar suas experiências sobre como fundar e gerir seu próprio negócio.

Sendo o primeiro livro brasileiro a explorar em profundidade o empreendedorismo feminino no país, seu valor vai muito além do “pioneirismo da abordagem”. Para embasar a obra, as autoras fizeram uma extensa pesquisa, concluíram cursos no exterior e compararam dados globais e locais, com entrevistas profundas com especialistas do setor.

10. A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Oceano azul

Embora não faça exatamente parte dos “livros de empreendedorismo feminino”, esta obra de W. Chan Kim se tornou um best-seller internacional por suas dicas e estratégias criadas com base em um estudo de 150 movimentos estratégicos.

Uma leitura essencial para toda mulher que deseja empreender e quer aprender a melhor abordagem para isso.

11. Atenção plena – Mindfulness: Como encontrar a paz em um mundo frenético – Danny Penman e Mark Williams

Atenção plena: livros de empreendedorismo feminino

A prática do “mindfulness” ou atenção plena tem conquistado cada vez mais praticantes ao redor do mundo. Neste livro, os autores Mark Williams e Danny Penman vão te ensinar como a meditação pode te ajudar a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo enfrentar seus desafios com muito mais coragem.

12. Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso – Nathalia Arcuri

Me poupe

A brasileira Nathalia Arcuri faz sucesso no YouTube com o canal “Me poupe!”, onde dá dicas de finanças, investimentos e muito mais. No seu livro, ela vai te dar 10 passos para economizar no dia a dia, enfrentar as crises econômicas e, basicamente, te ajudar a realizar seus sonhos.

13. Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil – Duda Porto de Souza e Aryane Cararo

Extraordinárias

As mulheres fizeram a história do nosso mundo. Mas nem sempre você sabe quem elas são ou qual é a história delas. No livro Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil você vai descobrir como viveram Dandara, Niède Guidon, Indianara Siqueira e muitas outras mulheres que revolucionaram o Brasil.

Resultado de uma extensa pesquisa, este livro veio para trazer o reconhecimento que essas mulheres merecem. Uma leitura inspiradora, forte e importante.

14. Mulheres com poder de inspirar outras mulheres – Várias autoras

Mulheres com poder de inspirar outras mulheres

As mulheres estão cada vez mais presentes e ganhando espaço nos negócios e, com isso, inspiram outras mulheres a também buscarem conquistar seus sonhos. Neste livro, você vai encontrar a história de 22 mulheres que decidiram se arriscar e abrir seu próprio negócio.

15. Beleza Natural: A História da Rede de Cabeleireiros que Levantou a Autoestima das Brasileiras – Liana Melo

Beleza natural: livros de empreendedorismo feminino

O encontro de duas mulheres extraordinárias inspira e nos mostra como ser forte não quer dizer deixar de ser mulher.

Zica é uma cabeleireira que passou dez anos na comunidade onde morava no Rio de Janeiro fazendo diversos testes de misturas caseiras para controlar cabelos rebeldes. Depois de diversas tentativas frustradas, ela descobriu a fórmula para transformar fios crespos em lindos cachos soltos.

Já Leila Velez começou a trabalhar no McDonald’s aos 14 anos e, apenas dois anos depois, tornou- se a gerente mais jovem da rede de fast-food.

As duas têm muito a nos contar em um dos melhores livros de empreendedorismo feminino dos últimos tempos.

16. De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco. Perder o Juízo Pode Ser Um Bom Caminho – Linda Rottenberg

De empreendedor e louco todo mundo tem um pouco

Neste livro, a autora Linda Rottenberg nos mostra que todo empreendedor (ou empreendedora) precisa ter um lado “louco”. Isso significa ter a coragem de arriscar para obter sucesso.

Co-fundadora da Endeavor, Linda nos conta diversas histórias de líderes que saíram de suas zonas de conforto e tiveram ideias fora do padrão, mudando o rumo da história.

17. Empreendedoras de Alta Performance – Tatyane Luncah, Vanessa Cotosck e outras

Empreendedoras de alta performance

O livro Empreendedoras de Alta Performance vai te entregar incríveis exemplos de mulheres executivas e empresárias bem-sucedidas. Neste livro, diferentes trajetórias mostram que é possível transformar aquilo que você quer em uma ação de sucesso.

18. O Momento de Voar – Como o Empoderamento Feminino Muda o Mundo – Melinda Gates

Livros de empreendedorismo feminino: o momento de voar

Neste livro de estreia de Melinda Gates, ela nos conta como ela e seu marido Bill, o lendário fundador da Microsoft, vêm trabalhando há anos para reduzir a desigualdade do mundo.

Para ela, em todos esses anos lutando contra a pobreza, uma coisa ficou cada vez mais clara: para mudar a vida de uma comunidade, é preciso empoderar as mulheres e fortalecer sua autonomia na sociedade.

Assim, ela nos conta importantes e emocionantes lições que aprendeu ao longo da sua jornada.

19. Do Nosso Jeito – Maureen Chiquet

Do nosso jeito

Neste livro, a empresária americana Maureen Chiquet, ex-CEO da Chanel, conta a sua trajetória, como foi vítima de machismo durante seu caminho profissional, mesmo das maneiras mais sutis.

Para ela, as mudanças pelas quais o mundo tem passado, ser um líder não significa mais apenas pensar em resultados, estratégias e recursos. É também preciso pensar nas habilidades interpessoais, como escuta, colaboração e flexibilidade.

20. Minha História – Michelle Obama

Minha história

Michelle Obama é uma das mulheres mais importantes da história dos Estados Unidos e se tornou uma referência de liderança para mulheres ao redor do mundo.

Em Minha História, ela escreve suas memórias e histórias de empoderamento, trabalho, casamento, maternidade e sua chegada na Casa Branca, quando seu marido Barack Obama assumiu a presidência dos Estados Unidos em 2009.

E é com este livro que encerramos nossa lista. Espero que você tenha gostado de nossas indicações e que estes livros te ajudem a se tornar a mulher de sucesso que você merece ser.

Ah, que tal aproveitar para se inscrever em nossa newsletter? Você vai receber na sua caixa de entrada notícias de empreendedorismo, saúde mental e desenvolvimento, para sempre ficar atenta aos caminhos para o sucesso. Vamos?

Clique para se inscrever!

 

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×