0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você sabe o que é insatisfação profissional?

Já pensou que seu trabalho pudesse não estar fazendo mais sentido? Você já se questionou sobre seu desenvolvimento profissional?  Sua produtividade caiu e isso não te causa desconforto? Seu gestor cobra em excesso e peca quando o assunto é reconhecimento?

Se você respondeu “sim” para a maioria desses questionamentos, preste atenção, analise o cenário e olhe para si, afinal, você tem grandes chances de estar insatisfeito no trabalho!

Você não é a única que pessoa que passa por essa situação, infelizmente, a insatisfação profissional está cada vez maior, mas, a notícia boa é que existem algumas formas que poderão te ajudar a sair dessa situação.

Por isso, é importante que você me acompanhe até o final desse artigo para entender um pouco mais sobre esse assunto e conhecer maneiras de mudar essa situação.

Antes de começarmos, vou te mostrar tudo o que vamos ver por aqui:

Preparado? Vamos lá!

O que é insatisfação profissional?

Passamos a maior parte do nosso tempo dentro do nosso ambiente de trabalho não é mesmo? Por isso, é importante que trabalhemos em um ambiente saudável, acolhedor e agradável.

É natural que após um tempo de trabalho surja algumas dúvidas e incertezas, afinal, a todo momento buscamos por desenvolvimento pessoal e profissional, e muito tempo preso a um lugar pode nos causar a sensação de estagnação.

insatisfação profissional

Quando nos sentimos estagnados, é como se todas as áreas da nossa vida ficassem em estado de alerta! “E agora, como ficam os meus sonhos?”

Pois é, no lugar da motivação, acabamos alimentando a frustração e o que parecia não conseguir piorar, piora.

A insatisfação profissional é quando o colaborador já não se sente tão bem em seu ambiente de trabalho, sente que está paralisado, não consegue ter a motivação do começo para desenvolver um bom trabalho.

Muitos fatores podem explicar a queda da motivação, desde problemas pessoais até mesmo conflitos dentro da própria empresa.

A origem da insatisfação profissional

O consultor de carreiras Fredy Machado, realizou uma pesquisa apontando que cerca de 90% das pessoas estão insatisfeitas com seu trabalho ou cargo atual.

  • Cobranças excessivas e indevidas;
  • Demandas que vão além do seu trabalho;
  • Urgências solicitadas sem prazo;
  • Ocupar um cargo que não lhe agrada mais;
  • A escolha por uma profissão visando apenas “ganhar dinheiro”
  • Falha na comunicação entre a equipe e líder, assim, faltando clareza nos processos;
  • Jornada de trabalho exagerada;
  • Má remuneração;
  • Conflito com políticas, normas e cultura da empresa;

Essas são algumas das situações que geram a insatisfação profissional, e se você faz parte dessa estatística, é hora de acionar o pisca alerta da sua jornada profissional e ir em busca de novos caminhos.

Mas, se você ainda está em dúvida sobre a insatisfação profissional e o ambiente em que você trabalho, então acompanha o próximo tópico comigo e encontre sua resposta!

As principais causas da insatisfação profissional

Como saber quando o ambiente em que trabalho é negativo? Um ambiente negativo é aquele onde o colaborador se sente ameaçado, reprimido e desvalorizado, e essas sensações não surgem do nada, muito pelo contrário, algum acontecimento as desencadeou.

Falta de reconhecimento

Não importa o que você faça, os resultados que alcança, enfim, independente de estar fazendo o seu trabalho, a falta de reconhecimento é um dos principais fatores que maximizam a insatisfação profissional.

E o reconhecimento nem sempre é relacionado apenas com uma má remuneração, muito pelo contrário, existem diversas formas de reconhecer o seu colaborador.

A cultura de feedback não é muito bem vinda em algumas empresas, porém, é uma ótima ferramenta tanto para líder quanto para o liderado.

É de extrema necessidade que o colaborador saiba como está o seu desempenho, em qual parte do caminho se encontra, o que pode fazer para melhorar.

Esses são pequenos detalhes que fazem com que o profissional se sinta menos perdido, consiga visualizar seu plano de desenvolvimento e enxergar quanto que falta para tingir seu objetivo final.

Ausência de desafios

Quando falamos sobre desenvolvimento profissional, automaticamente falamos sobre desafios, afinal de contas, ninguém consegue alcançar uma evolução se sempre se manter no mesmo degrau, fazendo as mesmas coisa, morando na zona de conforto.

O crescimento e amadurecimento só vai vir se o profissional se dispor a encarar os desafios e se por outro lado a empresa apresentar esses desafios também.

Os desafios consegue extrair o melhor de cada pessoa, além de colocar todas as suas habilidades e pontos de melhoria no plano, dando assim, a devida visibilidade da sua performance diante de situações adversas.

 

Má gestão

Pensa comigo, uma empresa é feita a partir de vários cargos e funções, se o gerenciamento é falho logo no começo, naturalmente, o colaborador vai sentir esse impacto diretamente influenciando no seu trabalho.

A liderança e gestão são os pilares de qualquer empresa, eles são os verdadeiros exemplos.

Uma administração mal estruturada, causa preocupação no colaborador que se sente perdido, desprotegido e em dúvida quanto ao seu futuro.

A equipe na qual você faz parte não recebe o devido treinamento para desenvolver funções de maneira eficaz trazendo resultado?

Por conta disso, vocês não atingem os resultados necessários, ficando insatisfeito com esse cenário, afinal, você quer aprender, mas o seu gestor não se interessa em ensinar de forma correta.

Você não sabe o que é esperado de você por meio da gestão da sua empresa, om isso, acaba fazendo tudo do seu jeito muitas vezes causando “retrabalho”, afinal, o processo não lhe foi apresentado.

O seu desempenho ou o desempenho da equipe não é analisado, dessa forma, vocês não possuem um panorama geral sobre quais estratégias estão fluindo ou não, e o porquê.

Entretanto, quando trabalhamos dentro de um ambiente saudável, conseguimos expor nossos pontos de vistas, visualizar nosso desempenho, sermos reconhecidos pelo nosso bom trabalho – mesmo sendo uma obrigação – e dessa forma, tanto a empresa quanto o colaborador são beneficiados.

Um profissional motivado, é um profissional incomodado com resultados e que sempre irá em busca de ir adiante.
Falhas processuais

A gerência quer vender mais, mas não aprendeu a motivar a sua equipe. De nada adianta o anseio por voos mais altos se você não sabe como levar sua equipe a trilhar esse caminho.

Sua liderança é fraca e isso impacta diretamente na equipe, afinal, você pode possuir um time cheio de estrelas, se não souber treiná-los não conseguirá extrair o melhor de cada um o que vai resultar em fracassos.

A falta de iniciativa, postura, diálogo, arrogância, desrespeito, ignorância são as causas mais populares quando falamos sobre relações entre o gestor e o colaborador.

É importante que seu gestor se lembre diariamente que está lidando com pessoas e isso quer dizer que o respeito é primordial, logo, é uma via de mão dupla.

Se você respeitar sua equipe, eles também lhe respeitarão e isso só trará um bom clima para o ambiente e consequentemente bons resultados.

Ambiente hostil

O convívio diário entre muitas pessoas, quando não há cuidado, acaba resultando em fofocas, comentários maldosos e até mesmo o bullying.

Situações envolvendo assédio, seja ele moral, psicológico ou sexual, também são apontadas como uma das principais causas da insatisfação profissional.

Afinal, muitas vezes, o colaborador não consegue enxergar o assédio dentro daquele comportamento, logo, assédio moral pode se caracterizar de diversas formar.

Veja abaixo:

Assédio vertical descendente

é o mais comum dentro do ambiente corporativo e se caracteriza quando o colaborador é assediado por alguém que está acima dele na hierarquia da empresa.

Assédio moral organizacional

Nesse caso, a violência psicológica ganha destaque.

É possível visualizar esse tipo de assédio quando a empresa propõe competições entre colaboradores que acabam excedendo os limites, assim, tornando-se agressiva podendo resultar até em ameaças.

Assédio moral vertical ascendente

Ao contrário do primeiro tópico, nessa situação, o assédio acontece quando um colaborador assedia algum profissional que está acima do seu cargo na hierarquia corporativa.

Nesse caso, o colaborador pode usar de informações comprometedoras afim de conseguir privilégio corporativos.

Assédio moral horizontal

Em ambientes onde a competição entre colaboradores é estimulada, é comum visualizarmos esse tipo de assédio, afinal, colaboradores que estão na mesma posição hierárquica são estimulados á competir de forma excessiva, assim, tornando o ambiente desagradável e conflituoso.

Quais as consequências da insatisfação profissional?

Conforme dados revelados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é a segunda pior causa de afastamento no mundo corporativo.

Em 2017 quando a pesquisa foi realizada, estimaram que 36,52% dos profissionais estavam infelizes com o trabalho que realizavam e 64,24% queriam mudar esse cenário em sua vida para alcançarem a felicidade.

A insatisfação profissional não fica no ambiente de trabalho quando o expediente termina, muito pela contrário, o colaborador a carrega para dentro de casa e por onde quer que vá, por isso, é natural que haja um estresse demasiado e esse mal-estar venha trazer malefícios a sua saúde.

É através da insatisfação profissional que doenças e distúrbios mentais são diagnosticados, como por exemplo: autocobrança, ansiedade, depressão, burnout, procrastinação.

No ano passado, esse quadro se agravou ainda mais, 9 em cada 10 pessoas estavam insatisfeitas no trabalho e isso pode através de comportamentos diários.

Quer ver só?

Expressões como “Ainda bem que a sexta-feira chegou” ou até mesmo o desejo pela sexta na segunda-feira trazem à tona uma realidade que muitas vezes não enxergamos.

Expressões como essas não são por acaso, e muitas vezes apontam para o nosso fracasso profissional.

Pensando nisso, vou deixar um bônus aqui para você que é um vídeo com 5 DICAS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL.

Como mudar esse cenário de insatisfação profissional?

Identificar o que cause sua insatisfação é o primeiro passo a ser dado para trazer mudanças, e se você acha que a demissão é a única maneira de transformação, você está no mínimo equivocado.

Por isso, antes de tomar essa decisão, vou lhe apresentar algumas dicas que poderão te ajudar a melhorar esse ambiente.

Identifique as coisas positivas

Fique na companhia de pessoas que lhe proporcionam momentos felizes tanto fora quanto dentro do ambiente profissional.

Separe um final de semana e viaje com a família, invista em tempo de qualidade ou se preferir, saia para almoçar com aquele colega legal de trabalho, conversem, falem sobre as coisas boas que aconteceram.

Foque no seu objetivo final

Aposto que você tem um sonho, uma ambição.

Agarre-se a isso e use como forma de combustível para dar um “up” no seu momento atual.

Pode ser uma viagem, a compra de um carro ou apartamento, iniciar aquela pós graduação que você tanto quis, enfim, aqui não tem certo ou errado.

Se agarre sem sua motivação e não solte-a até conquistar seu objetivo.

Dê pequenos passos

Faça pequenas mudanças em sua rotina, encontre um hobby, pratique alguma atividade física, melhore sua alimentação.

Até porque sabemos que quando a vida profissional não está no eixo, todo o resto parece não funcionar bem, então, cuide de si .

Se aproxime de pessoas que tenham as mesmas perspectivas que você, assim, como falamos aqui na OMNI ” A energia maior domina o sistema”.

Comunicação

Converse com o seu gestor, mesmo que no começo pareça difícil tomar essa decisão, dialogue de maneira verdadeira com ele, fale o que está te incomodando e ouça também o que ele tem a falar.

Converse com seus colegas de equipe, veja se mais alguém partilha desse mesmo sentimento que você – a ideia é que você não esteja sozinho nessa -.

Cultura da empresa

Quando o assunto for a má gestão, o aconselhável é que o setor de recursos humanos lidere essa frente. Fale como se sente, sugira instalar uma cultura de feedback é uma ótima iniciativa.

As vezes as partes não sabem que estão liderando de forma maléfica, o diálogo é essencial no ambiente de trabalho.

Reconheça seus colaboradores e equipe. Não necessariamente esse reconhecimento deve vir em dinheiro. Atualmente, o mercado de trabalho mudou e com isso aqueles que ocupam seus lugares também.

Um elogio verdadeiro, uma sugestão de melhoria, o desenvolvimento de um plano profissional. Interações entre as equipes e seus líderes, é importante que o grupo esteja no mesmo ponto de partida.

Afinal, companheirismo leva ao alcance de resultados melhores.

Se mesmo após essas dicas, a insatisfação profissional persistir, então é chegado o momento de tomar uma atitude maior.
Mude de profissão

Fique sempre de olho no mercado de trabalho e vá em busca de novas oportunidades, procure por oportunidades e experiências que venham alavancar a sua carreira.

Se pergunte como está o mercado de trabalho em que você deseja atuar, a área para qual você quer migrar está passando por um bom momento no mercado corporativo?

Um quarto das empresas no Brasil acabam indo à falência antes de completar 2 anos de existência, por isso é importante que você busque saber para não entrar em um barco furado.

Assim, adquirir mais segurança para tomar decisões, você passa a saber um pouco mais sobre a concorrência, desafios e público-alvo.

Desenvolva um planejamento, o mercado de trabalho está ao seu favor? Agora é a hora de traçar um planejamento rumo ao seu novo destino.

Coloque seu sonho no papel, essa atitude acaba te proporcionando clareza e visão, o que facilita na tomada de decisão.

O planejamento é primeiro passo para essa jornada, é necessário saber onde quer chegar para ir construindo as estratégias certas ao longo do caminho.

Se qualifique para essa mudança, Procure aprimorar as suas habilidades, se qualifique, faça cursos que envolvam a sua nova área de atuação e chegue pronto para colocar em prática o seu aprendizado.

Afinal, a concorrência sempre vai existir e a tendência é que aumente cada vez mais, por isso que se qualificar é importante, o mercado evolui a todo momento e você não pode ficar para trás!

Faça um networking, tudo é muito novo, por isso é importante desenvolver contatos com pessoas que já estão nesse meio.

O encontro com parceiros que possuam os mesmos interesses só vai alavancar as coisas.

Você pode não saber, mas a prática no networking está presente na sua vida pessoal, a diferença é que ao invés de envolver trabalho, muitas vezes envolve lazer.

Tenho certeza que você já planejou viagens e passeios com amigos que tem o mesmo interesse que você nessas mesmas atividades.

Então, por que não implementar essa ferramenta para elevar o seu nível profissional? Troque conhecimento e experiência com seus colegas de curso, eles podem ser a porta de entrada para esse novo mundo

Agora que você aprendeu tudo sobre insatisfação profissional, como identificá-la e como sair dessa situação, chegou o momento dar mais um passo.

Mergulhar em si mesmo, essa é a experiência que a hipnoterapia lhe proporciona logo nas primeiras sessões.

O seu subconsciente é uma arma poderosíssima quando bem utilizada e é por isso que você precisa aprender a forma certa da manusear.

Vidas são transformadas a partir dessa técnica e chegou a hora da transformação acontecer em você!

Se eu lhe disser que você pode se desprender de toda a insatisfação que deixa sua vida profissional empacada e a sua vida pessoal pior ainda?

Pois bem, essa resolução pode acontecer de maneira rápida? Incrível né?

É por isso que você PRECISA fazer parte da EXPERIÊNCIA OMNI!

Mergulhe na Experiência Omni!

A experiência OMNI não é somente para você que sofre com a estafa, mas também para quem está exausto de ser prisioneiro de seus traumas e infelicidades, por isso vale ressaltar:

Então a OMNI é para você!

Serão 3 dias intensos da imersão em HIPNOTERAPIA MAIS SIGNIFICATIVA DO MUNDO.

Durante a experiência você se reinventa e se desprende de tudo aquilo que torna a sua vida frustrante e com excesso de preocupação.

Dê o próximo passo por você, vá em busca do inicia da melhor transformação que acontecerá em sua vida!

Inscreva-se clicando aqui!

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×