0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Hoje nós já sabemos que a hipnose pode ser a ferramenta que faltava na recuperação de diversas doenças. Mas, o que você talvez não conheça é que os fisioterapeutas pode se beneficiar bastante com a hipnose na fisioterapia. Quer descobrir mais? Vem ler o artigo.

Basicamente o que você precisa saber logo de início é que o número de brasileiros que sofrem com dores crônicas tem crescido a cada ano. Isso pode ser reflexo de acidentes, fraturas e até mesmo doenças como reumatismo, fibromialgia ou osteoporose.

A questão é que aliviar dores e sofrimentos são práticas muito comuns para quem trabalha na área da saúde, independentemente do setor. Os fisioterapeutas, por exemplo, lidam com essa situação todos os dias, afinal, eles são os responsáveis por recuperar pessoas que, de alguma forma sentem dores pelo corpo em decorrência de alguma patologia ou traumatismo.

Hipnose na fisioterapia

É no meio desses profissionais que a hipnose na fisioterapia se encaixa!

Sabemos que a pessoa que busca o tratamento de um fisioterapeuta sofre com algum tipo de dor e, com a hipnose, é possível minimizar esse sofrimento e tornar o procedimento muito mais leve.

Algumas vezes é possível encontrar a origem de um determinado problema a partir da hipnose e, dessa forma, acabar de vez com as dores, mas esse é assunto para outro artigo.

Por enquanto, vou explicar tudo sobre a hipnose na fisioterapia, mas antes dá uma olhada no que vem por aí.

  1. Tratamento final da dor
  2. A hipnose na fisioterapia é regulamentada?
  3. Benefícios que você precisa conhecer
  4. Hipnose na fisioterapia para o tratamento da dor

Tratamento final da dor

Já se perguntou de que maneira a hipnose pode contribuir na prática para os fisioterapeutas? Acredite, juntas, a hipnose e a fisioterapia podem oferecer resultados no tratamento de dores muito mais eficientes.

Como você deve saber, a hipnose é reconhecida pelos Conselhos Federais de Medicina, Psicologia e Odontologia. Aqui no blog nós já falamos em alguns artigos sobre os benefícios da hipnose em diferentes áreas da medicina a fim de tratar doenças, como:

Mas o que você provavelmente não sabe é que a hipnose pode ser utilizada como ferramenta da fisioterapia. Dessa forma, o profissional que utiliza a combinação da hipnose com a fisioterapia pode obter resultados ainda mais efetivos no tratamento de pessoas com dores crônicas.

Além do impacto na qualidade de vida dos doentes, a dor é também um fardo financeiro substancial para quem sofre com ela, uma vez que constitui uma das formas de sofrimento de mais elevado custo quando não há o tratamento.

Para você ter uma ideia, um em cada 5 doentes com dor crônica perde o emprego em consequência da sua dor.

Caracteriza-se o fato de que pode ou não estar relacionada a uma lesão orgânica, e apresentar uma causa nem sempre evidente ou definida.

Ela pode ser contínua ou recorrente, possui um tempo de permanência superior a 3 meses e frequentemente acarreta mudanças no estilo de vida, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional.

Eu vou te provar que até mesmo a medicina aprova a utilização da hipnose na fisioterapia a partir de agora.

A hipnose na fisioterapia é regulamentada?

O uso da hipnose na fisioterapia é regulamentado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFITO) desde 2010. Dessa forma, a união de medicina e hipnoterapia possibilita trabalhar com a dor dos pacientes não apenas com instrumentos e ferramentas padrão da fisioterapia, mas também com a ressignificação de emoções.

hipnose na fisioterapia é regulamentada

Para tanto, a resolução expedida em 11 de novembro de 2010, define que a prática da hipnose na fisioterapia é reconhecida como um poderoso elemento na recuperação de pacientes em reabilitação física. Além disso, a hipnoterapia – hipnose aplicada à métodos terapêuticos – já é aceita pela medicina como alternativa de tratamento de diversos tipos de patologias físicas e psicológicas, como você mesmo já leu um pouco antes.

Aliás, a hipnose na fisioterapia é utilizada há milênios, visto que existem registros do uso dessa técnicas pelos antigos egípcios em seus templos do sono. Depois, ao longo dos séculos, centenas de pessoas tiveram acesso aos benefícios da técnica, que foi estudada por grandes nomes da medicina e da psicologia, como o grande Sigmund Freud.

Por isso que, com o uso constante da hipnose na fisioterapia, os resultados obtidos nos pacientes que foram tratados com essas duas técnicas relatam uma recuperação acima do normal.

A hipnose na fisioterapia tem o “poder” de fazer com que uma pessoa possa fazer sessões que, normalmente são doloridas nas primeiras vezes, com um sorriso no rosto. Isso porque os profissionais hipnoterapeutas que utilizam a hipnose para seus atendimentos pode administrar a técnica em seus pacientes, tornando assim o procedimento muito mais produtivo e a recuperação mais rápida.

De onde vem essas dores?

de onde vem as dores - fisioterapia

Vários pacientes que apresentam dor crônica possuem uma hiperalgesia (sensação aumentada de dor) generalizada e frequente. Esses sintomas ocorrem devido a um fenômeno denominado de sensibilização central.

Esta sensibilização central é resultado do estado prolongado de dor, o qual estimula a produção de neurotransmissores e inibe a produção de opioides, assim como de neurotransmissores inibitórios. Isso induz transformações infecciosas na percepção das dores.

Fatores emocionas intensificam esse desequilíbrio dos sintomas e agravam ainda mais os mesmos fatores emocionais, criando um círculo vicioso de crescimento contínuo e exponencial.

Quando as dores crônicas não são completamente eliminadas, provavelmente existe um componente físico. Nesse caso, é possível diminuir muito sua intensidade, modular esses sintomas, proporcionando uma grande melhora na qualidade de vida dessas pessoas.

Mas para isso, é necessário o trabalho da hipnose na fisioterapia.

A técnica é tão eficiente que garante que você tenha melhor recuperação e sinta, inclusive menos dores do que em uma sessão de fisio comum.

Quer conhecer mais benefícios da hipnose na fisioterapia?

No próximo tópico eu te explico!

Benefícios que você precisa conhecer

A expectativa de quem faz fisioterapia muda completamente quando o paciente sente na pele a dor da recuperação. É normal, porque o ser humano reconhece a dor como algo ruim, mas quando estamos falando de fisioterapia, a dor é sinal de recuperação.

Dessa forma, com o uso da hipnose na fisioterapia é possível realizar uma ligeira anestesia por meio do transe hipnótico. Assim, o paciente enquanto estiver em sessão, não sente muito ou praticamente nada das dores causadas pela repetição de movimentos na fisioterapia.

Isso ajudaria, inclusive no início do tratamento físico, afinal, por meio da hipnose na fisioterapia é possível controlar a mente (que é a responsável por nos fazer sentir dor). Assim, a pessoa sentiria menos desconforto ao realizar os exercícios propostos.

Com isso, é possível minimizar – e muito – o sofrimento do paciente e gerar os melhores resultados possíveis no tratamento de uma pessoa. Assim, você consegue:

  • Melhora o resultado nos atendimentos de reabilitação;
  • Aumenta a concentração do paciente em cada movimento;
  • Ajuda a controlar a dor durante os exercícios do paciente;
  • Melhora a comunicação entre fisioterapeuta e paciente;
  • Diminui a ansiedade do paciente e controla o emocional dele, facilitando o relaxamento muscular.

O diagnóstico de uma dor crônica ou uma fratura nos ossos é feito por um ortopedista, fisioterapeuta ou por um clínico geral, ou seja, por isso necessita de exames para comprovar a existência da doença ou fratura.  Fazendo uma sessão de hipnose na fisioterapia é possível identificar que a dor é uma questão de sensação emocional, com base nas experiências emocionais.

Hipnose na fisioterapia para o tratamento da dor

Sempre que houver um modelo de tratamento que cause dor, a hipnose na fisioterapia pode ser usada com eficiência. Além disso, a hipnose na fisioterapia pode ser usada em casa quando o paciente está muito ansioso ou com medo do procedimento.

Quando a hipnose na fisioterapia é aplicada por um fisioterapeuta também pode ser usada em caso de pessoas que precisam superar sintomas considerados desagradáveis das dores, mesmo que não faça uma sessão com um fisioterapeuta.

Mesmo assim, para começar a utilizar a hipnose na fisioterapia, é preciso que o profissional esteja apto para isso, e a apresentação de certificações especiais em hipnoterapia é essencial.

A hipnose pode ser usada para tratar traumas, lesões, torções musculares por si mesmo, utilizando a auto-hipnose.

O que é auto-hipnose?

A auto-hipnose é uma técnica extremamente eficiente e poderosa. Capaz de ajudar o seu crescimento, melhorar sua capacidade de concentração, combater vícios e superar traumas diversos.

E-book Traumas em Crianças

No entanto, é uma fermenta que precisa ser usada com frequência e da forma correta. Pois, dessa forma, é possível recondicionar e ressignificar as sugestões negativas que, em algum momento, foram colocadas no seu subconsciente há anos.

Ou você achava que bastava apenas fazer uma única auto-hipnose e já estava tudo resolvido? É como a meditação, quanto mais você faz, mais se torna suscetível as sugestões.

Seja com a ajuda de um médico para a hipnose na fisioterapia ou com a auto-hipnose para o alívio de dores, você pode garantir mais qualidade de vida onde quer que você esteja.

Mas, se quiser conhecer um pouco mais sobre o que é a hipnose aplicada em si mesmo, clica aqui nesse artigo e venha ler:

Auto-hipnose: o guia definitivo do básico ao avançado

Ah, não esquece de assinar a nossa Newsletter, viu? Por ela você vai receber conteúdos fresquinhos além de novidades exclusivas e… algumas surpresas também!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×