O empreendedorismo é a onda do momento, e você pode até pensar que não sabe surfar, mas vale a pena adquirir hábitos para mudar de vida, afinal, nunca é tarde para empreender!
De acordo com uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor, o número de empreendedores vem crescendo a cada dia em nosso país. 3 em cada 10 brasileiros entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.
No período de 10 anos, a taxa de empreendedorismo brasileiro aumentou de 23% para 34,5%. Esses resultados nos mostram que o Brasil ocupa o 1º lugar no ranking mundial de empreendedorismo, desbancando nações como a China.
Agora, qual será o fator que deu ao Brasil a conquista do topo desse ranking? O que será que tem feito as pessoas embarcarem no empreendedorismo e além disso permanecerem?
A verdade é que as pessoas têm visto no empreendedorismo uma OPORTUNIDADE de vida, e com isso, encaram o desafio e se jogam no mundo de ter seu próprio negócio, e vem dando certo, não é mesmo?
Então, o que te impede de se tornar um empreendedor e ter o controle da sua própria vida nas mãos para dirigir rumo aos seus sonhos?
Agora, dá uma olhadinha no que nós preparamos para você:
- O que é empreendedorismo?
- Como está o mercado para o empreendedor?
- Por que devo me tornar uma empreendedor?
- Quais hábitos preciso mudar para empreender?
- Quem pode ser um empreendedor?
O que é empreendedorismo?
O que o dicionário da língua portuguesa nos diz sobre “empreendedorismo”?
“Capacidade de projetar novos negócios ou de idealizar transformações inovadoras ou arriscadas em companhias ou empresas. Vocação, aptidão ou habilidade de desconstruir, de gerenciar e de desenvolver projetos, atividades ou negócios.”
Empreender vai muito além dos negócios, empreender é uma habilidade que nos acompanha também na vida pessoal, mesmo que não percebamos.
Acontecimentos do nosso dia a dia ditam se a habilidade de empreender está ao nosso lado ou não, por exemplo:
- Se você é o tipo de pessoa que decide por si só fazer uma reforma em um cômodo que você percebe a necessidade, então, está aí a habilidade de empreender dando às caras;
- Na empresa que você trabalha, aparece um projeto que precisa ser levado adiante, e você se dispõe a fazer isso, mais uma vez está ai a habilidade de empreender;
- Você percebe sua vida muito parada, estagnada na zona de conforto e decide que é a hora de mudar, novamente está aí a habilidade de empreender.
A Universidade Federal de Goiás (UFG), revela que a cada 100 brasileiros que dão o primeiro passo para abrirem seu próprio negócio, 71 tomam essa decisão por conta de enxergarem uma OPORTUNIDADE de negócios e não pela necessidade.
Luiz Barreto Filho, presidente do Sebrae entre 2011 e 2015 disse que a qualidade do empreendedorismo no Brasil se dá muito por isso, por enxergarem uma oportunidade ao invés de necessidade. Afinal, ter uma empresa simplesmente por não ter uma ocupação deixou de ser o fator motivacional de mercado.
Renato Zacharias, sócio diretor da RB Serviços, com base na trajetória com sua empresa voltada a prestação de serviços que gerencia vales transporte, alimentação, refeição, combustível, compartilha que:
“Empreender, seja no Brasil ou em qualquer outro país, é saber se adaptar às mudanças constantes, inerentes ao mercado. Uma boa ideia é apenas o começo, é preciso saber se adaptar às circunstâncias que se apresentam, abraçar novas oportunidades dentro do seu espectro de negócios, olhar além do óbvio e usar uma pitada de ousadia para se manter sempre competitivo”
As oportunidades que o mercado do empreendedorismo traz são gigantes, e como falamos aqui, a motivação para enfim mudar de vida é o principal fator.
Antigamente era natural que os colaboradores trabalhassem com o objetivo de crescer dentro da empresa.
Porém, hoje em dia esse cenário mudou um pouco, e enquanto 16% das pessoas querem crescer dentro da empresa em que trabalham, 31% querem montar o próprio negócio e as principais motivações são o sonho da casa própria e viajar pelo Brasil.
Como está o mercado para o empreendedor?
CRESCENTE.
Essa é a palavra que melhor define a situação do mercado de empreendedorismo.
Em 2020 o saldo de empresas abertas no Brasil foi super positivo, enquanto 1.044 milhões de empresas fecharam, constatou-se um saldo de 2.315.054 empresas abertas só em 2020 e 19.907.733 no total de empresas ativas.
Agora que você viu que o mercado para o empreendedor está em alta, vou te apresentar quais setores contaram com a maior taxa de abertura de empresas em 2020, de acordo com o boletim anual Mapa das Empresas, apresentado pelo Ministério da Economia:
Por mais que o empreendedorismo seja um sonho do brasileiro, apenas 19% pretende dar o primeiro passo nos próximos 5 anos.
Essa espera não é bem justificada, afinal, muitas pessoas usam o argumento de que demora muito para abrir uma empresa no Brasil, mas isso não é uma verdade.
De fato, para obter o registro completo demora um tempo considerável, podendo atingir 3 meses de espera. Porém, vale destacar que depois da conquista do registro, o futuro tende a ser próspero e a espera será para receber de volta o investimento.
Por outro lado, cidades como Brasília, Belo Horizonte e São José dos Campos, o procedimento leva cerca de 1 semana.
Essa diferença de tempo de espera não caiu do céu, para isso, cada uma das cidades investiram na qualidade e desenvolvimento de melhora da vida de suas startups.
Por outro lado, ouvimos por aí que falta dinheiro quando o assunto é abrir seu próprio negócio. Entretanto, o Fórum Econômico Mundial em seu ranking com 148 países nos mostra o contrário, já que o Brasil ocupa a 30º colocação. E isso quer dizer que a disponibilidade de capital para investimento é maior que a média mundial.
Nosso país tem uma alta taxa de disponibilidade de capital para investimento, porém, pecam quando o assunto é acessar esse capital. Em um ranking Internacional, o Brasil ocupa o 64º lugar quanto ao acesso à essa ferramenta.
Atualmente existem muitas organizações com potencial altíssimo de desenvolvimento empreendedor. Quando falamos sobre empreender é necessário que você estude, adquira os conhecimentos necessários para se tornar um empreendedor completo e com potencial de conhecimento.
Pensando nisso, instituições como o Sebrae, Endeavor e universidades possuem programas que incentivam essa aprendizagem
Por que devo me tornar um empreendedor?
Nesta etapa, você já entendeu o que é empreendedorismo e como está o mercado para o empreendedor, então, chegou o momento em que você se pergunta: “Por que devo me tornar um empreendedor?”
Esse questionamento é natural, afinal, é necessário ter uma certa segurança para fazer a transição de carreira, por outro lado, o empreendedorismo não acontece sozinho, não é mesmo?
-
Independência Financeira
Se tornar um empreendedor lhe proporcionará independência profissional, isso quer dizer que você será seu próprio chefe, fará suas próprias regras. Essa autonomia que o empreendedorismo lhe dá, traz consigo a responsabilidade de ter em suas próprias mãos as tomadas de decisão. O futuro estará sob a sua responsabilidade.
-
Flexibilidade
Junto da independência profissional, ganhamos também a flexibilidade. Aquela história de trabalhar de segunda à sexta das 8 às 18h vira passado, com isso, você ganha em tempo de qualidade com a sua família e consigo mesmo, assim podendo cuidar da sua saúde mental, física e aproveitar o nosso maior bem: a vida!
-
Motivação
É o que move o empreendedor, afinal, até agora eu te mostrei a independência financeira e a flexibilidade como pontos fortes da profissão, então, me diga… Quem não vai se sentir motivado conseguindo melhorar e alcançar voos maiores em sua carreira profissional?
-
Renda sem limite
Se você nunca vivenciou a experiência de ter uma renda sem limite, então, esse momento é seu.
Quando você comanda seu próprio negócio, lembra que nos tópicos anteriores eu falei sobre o futuro estar em suas mãos? Pois bem, se o futuro do negócio está em suas mãos, quer dizer que a situação financeira será baseada na sua tomada de decisão sem precisar de terceiros.
-
Segurança financeira
É outra realidade que você irá vivenciar, afinal, foi-se o tempo em que segurança financeira era sinônimo de trabalho formal. Em momentos de crise, a busca pelo empreendedorismo aumenta, isso mostra que as pessoas vêm buscando ser responsáveis pela própria estabilidade econômica.
-
Seu negócio é de geração em geração
Pensa como seria colocar o seu sonho na mão de alguém que você não conhece, horrível né? O empreendedorismo possibilita que o negócio viaje pelas gerações da sua família, passando de pai/mãe para filho(a) e assim por diante.
Ter seu próprio negócio é muito mais que ser seu próprio chefe e tudo o que disse anteriormente, vai além, é ter uma garantia de que seu sonho sempre estará vivo mesmo que não seja você à frente dele.
É por isso e por outros motivos que se você nunca pensou em mudar os hábitos da sua vida e se tornar um empreendedor, você ESTÁ PERDENDO TEMPO!
Quais hábitos preciso mudar para empreender?
Se você quer mudar de carreira profissional, muitos hábitos e crenças limitantes sobre dinheiro precisarão ser mudadas também, afinal, o seu mindset antigo não se adequa às novas escolhas que você quer fazer.
Então, chegou a hora de descobrir os principais hábitos para mudar de vida e finalmente entrar para o mercado de empreendedorismo.
1. LEIA MAIS
Infelizmente nossa população não tem o hábito da leitura, e isso é algo que apesar de não parecer, nos prejudica em muitas áreas da nossa vida.
A leitura não é somente uma ótima ferramenta para informar, aprender e aumentar vocabulário, ela também exercita a nossa criatividade, e convenhamos, né? Criatividade para um empreendedor é indispensável, afinal, empreender requer INOVAÇÃO e isso vem com a criatividade.
2. TEMPO DE QUALIDADE
Encontrar um tempo para si mesmo é necessário, até porque nem só de trabalho vive o ser humano, não é mesmo ?
Reserve um tempo para si, cuidar da sua saúde física e mental, praticar atividades físicas, ter um momento de lazer com a família e amigos são aspectos importantes para uma vida de qualidade.
Logo, isso impacta na vida profissional que ao invés de ser algo maçante, será satisfatória pois há equilíbrio entre o trabalho e o descanso.
3. OLHAR POSITIVO
Busque ter um olhar positivo sobre as coisas, a sua mente comanda tudo ao seu redor, isso quer dizer que um pensamento pessimista pode ditar o desfecho de uma situação.
Lembre-se que a cartada final é sua, a responsabilidade está sob suas mãos, por isso, exercite o olhar positivo perante situações desafiadoras, procure olhar pelo melhor ângulo e extraia o melhor de uma situação ruim sempre.
4. DESENVOLVA-SE SEMPRE
Procurar sempre se atualizar é o segredo para ser um empreendedor completo e acima do médio. A maioria das pessoas chega a um momento em que estagnam, acreditam que já sabem tudo e que não precisam mais aprender, mas sabemos que a realidade não é bem assim.
O mundo muda o tempo todo, logo, eu e você precisamos acompanhar essa mudança também. E vale lembrar que desenvolvimento não tem só a ver com habilidades técnicas, mas também com habilidades interpessoais, e se você não sabe muito sobre esse assunto, vou deixar aqui um artigo que você vai APRENDER MUITO.
Quem pode ser um empreendedor?
A verdade é que qualquer pessoa pode ser um empreendedor, qualquer pessoa pode reprogramar sua mente para evoluir e desenvolver cada vez mais.
Porém, existem algumas habilidades que todo empreendedor tem e se não tem precisa desenvolver, lembrando que não existe habilidade que você não possa ter.
O perfil de um empreendedor é ligado às seguintes características:
- Otimismo
- Autoconfiança
- Coragem para aceitar os riscos
- Desejo de ser protagonista
- Resiliência e perseverança
Cada uma dessas habilidades farão de você um profissional melhor:
- O otimismo te fará acreditar que apesar das dificuldades, no final tudo dará certo.
- A autoconfiança vai te proporcionar a segurança de acreditar em si e nas suas tomadas de decisões.
- A coragem para aceitar os riscos vai elevar o seu nível fazendo você sempre sair da zona de conforto.
- O protagonismo fará com que VOCÊ ESTEJA NO CONTROLE DE TUDO.
- E a resiliência e perseverança não vão te deixar desistir ao primeiro sinal de fraqueza.
Você que quer ser um empreendedor precisa ter um planejamento para essa transição de carreira e aqui vou te dar algumas dicas de outro para essa nova fase da sua vida e no final tem um BÔNUS que você não pode deixar a oportunidade passar.
- Encontre sócios que encarem esse desafio com você. Empreender são muitas etapas e uma pessoa só não consegue dar conta de tudo, logo, vá em busca de pessoas que partilhem do seu propósito e motivação para dar andamento no negócio;
- A perfeição não existe e ao invés de enxergá-la com um olhar negativo, olhe pela perspectiva de que as falhas vão te fazer aprender e chegar cada vez mais longe. Não falhar quer dizer que você não tentou, falta de tentativa quer dizer que você permanece na sua zona de conforto, então, FAÇA E SE DER ERRADO, APRENDA E FAÇA DE NOVO.
- Construa a sua cultura organizacional, estabeleça os valores da sua empresa, contrate pessoas que são melhores do que você para a função que precisa, assim, terá sempre os melhores ao seu lado; diariamente persiga o seu propósito.
A transição de carreira não se limita apenas a alguns profissionais. Na verdade, todos os profissionais, das mais diversas áreas, podem e devem fazer essa formação para enfim terem uma nova vida.
Me diz…
- Você está feliz com a sua vida financeira?
- Você está alcançando seus objetivos?
- Está atolado em dívidas?
- Está sendo mal remunerado?
- O seu salário está tendo serventia apenas para pagar as contas?
- Está com dificuldade em guardar dinheiro ou até mesmo investir?
- Os seus sonhos são sempre deixados para depois?
Se a sua resposta para essas perguntas foi “sim”, então, eu tenho uma ótima notícia para você. Nós aqui da OMNI temos um convite para te fazer.
Vivencie uma experiência como nunca viu na vida, que será capaz de ressignificar todas as suas crenças limitantes, transformará sua personalidade e trará uma nova visão sobre as perspectivas comportamentais.
E nada mais justo para a sua transformação e transição de carreira do que o Workshop Carreira de Sucesso.
- Destrave sua mente e inicie a sua carreira profissional como empreendedor alcançando o sucesso;
- 5 pilares para o sucesso profissional e como construí-los;
- Autoconhecimento: descubra suas habilidades;
- Plano de escalada: trace a rota viável e segura para alcançar seu objetivo profissional;
- Como levantar recursos para alcançar seus sonhos;
- As melhores práticas e estratégias para fazer uma transição segura.
E como eu garanto minha vaga nessa formação?
É simples, faça sua inscrição AGORA!