O estado de Esdaile ainda é uma incógnita para muitas pessoas que não conseguem acreditar que ele seja possível. No entanto, a técnica foi utilizada com sucesso na época em que James Esdaile ainda era vivo e até hoje continua sendo possível.
O que muitas pessoas não entendem é que não tem nada de místico na técnica, não existe nenhuma magia que faça alguém entrar nesse estado.
A hipnose, de modo geral, não tem nada de místico e a própria ciência já consegue comprová-la.
Mas se você ainda não sabe o que é o estado de Esdaile e quer saber melhor como ele funciona, continue com a gente, porque esse texto vai tirar todas as suas dúvidas.
Antes de a gente continuar, olha esse vídeo em que o Michael Arruda, presidente da OMNI Brasil, explica a diferença entre o estado de hipnose e o sono:
Dá uma olhada no que você vai ver por aqui:
- Quem foi James Esdaile?
- O que é o estado de Esdaile?
- Qual a diferença entre estado de Esdaile e o coma hipnótico?
- É possível atingir o estado de Esdaile com auto-hipnose?
- Para que o estado de Esdaile pode ser utilizado?
Quem foi James Esdaile?
James Esdaile (1808 — 1856) foi um médico cirurgião escocês que ficou mundialmente conhecido pelas suas cirurgias sem anestesia.
É isso mesmo, sem nada de anestesia!
Isso porque, na sua época, a anestesia ainda não existia e todos os pacientes que precisavam de cirurgia sofriam dores horríveis. Muitos não resistiam e acabavam morrendo por não aguentarem a dor.
A mortalidade em cirurgias chegava a 50% por conta das dores insuportáveis e da perda excessiva de sangue.
Por isso, quando trabalhava para a Companhia das Índias Orientais em Calcutá (Índia), Esdaile começou a utilizar as técnicas de Mesmer, chamadas de mesmerismo, buscando aliviar a dor das cirurgias que fazia.
Usando muitas técnicas de relaxamento durante horas, o paciente entrava em um transe tão profundo que o corpo todo se anestesiava completamente.
Esse estado ficou conhecido como “Estado de Esdaile”, ou coma hipnótico.
Por meio da hipnoterapia, esses pacientes entravam em um estado profundo de hipnose, onde praticamente perdiam a percepção da dor. Em outras palavras, a técnica surtia um efeito analgésico no paciente.
Como você pode imaginar, a técnica logo ficou famosa devido ao seu sucesso e Esdaile relatou suas experiências em um livro escrito em 1847, denominado “Mesmerism in India, and its practical application in surgery and medicine” (Mesmerismo na Índia e sua aplicação prática na cirurgia e medicina, em tradução livre).
Quer saber mais sobre a história da hipnose e mais famosos hipnotistas? Então confira neste texto.
O que é o estado de Esdaile?
O estado de Esdaile acontece quando a pessoa entra em um transe tão profundo que ignora todos os estímulos do hipnotista. Por exemplo, não responde quando é chamada pelo nome, não se assusta com gritos e fica com os músculos paralisados. É o estado de transe mais profundo que existe.
Mas como de fato ele funciona?
Se você já foi hipnotizado antes, sabe como você fica relaxado, tranquilo, pronto para receber as melhores sugestões.
Agora, se você acha que nunca foi hipnotizado, eu tenho uma surpresa para você. Você já foi hipnotizado, só não sabe.
Como assim?!
Dá uma olhada nesse vídeo e veja 6 vezes em que você foi hipnotizado sem saber:
Então onde entra o estado de Esdaile nisso tudo?
Como você viu, o estado de Esdaile nada mais é do que o estado de transe mais profundo que existe. Nesse estado, a pessoa está tão relaxada, que ignora todos os estímulos. Fica praticamente irresponsiva.
E é exatamente por conta disso que a pessoa que entra em estado de Esdaile não sente dor nenhuma.
No entanto, por causa dessas características, o estado de Esdaile é também chamado de “coma hipnótico”. Mas você vai ver a seguir que de “coma” esse estado não tem nada.
Qual a diferença entre estado de Esdaile e o coma hipnótico?
Na verdade, não existe diferença nenhuma entre o estado de Esdaile e o coma hipnótico, os dois são a mesma coisa. No entanto, “coma hipnótico” carrega uma conotação negativa e, por isso, preferimos não utilizar esse termo.
Isso porque o coma é um estado de inconsciência, o que não acontece no estado de Esdaile.
Derivada da palavra grega “koma”, que significa “sono profundo”, o coma consiste no estado prolongado de inconsciência, quando alguma parte do cérebro foi danificada de forma permanente ou temporária.
O estado de Esdaile não causa qualquer dano ao seu cérebro, muito pelo contrário. É um estado de transe tão profundo que você fica anestesiado e toda a dor ou desconforto que esteja sentindo simplesmente passam.
Duvida? Então veja só essa história:
Em 2018, o francês Achille Courtois, de 88 anos na época, fez uma cirurgia do coração sem anestesia. Como a anestesia geral é muito perigosa para pacientes idosos, os médicos optaram por trazer uma profissional da hipnose para levá-lo ao estado de Esdaile.
A cirurgia aconteceu no Hospital Universitário de Lille, no norte da França, onde Achille Courtois substituiu uma válvula na aorta.
Durante a cirurgia, a enfermeira especializada no método conduziu o paciente ao estado de Esdaile, transportando-o para jardins e momentos em viagens. Ele ficou acordado durante todo o procedimento, e afirma não ter sentido dor, apenas os movimentos do cirurgião.
Mais de uma semana após a operação, o paciente já estava de pé, seguindo sua vida. A sua recuperação foi rápida e sem efeitos colaterais, como o excesso de sonolência típico da anestesia. Além disso, sem risco de reações mais graves comuns em idosos, como uma parada respiratória.
Incrível, não? Você pode conferir a matéria na íntegra clicando aqui.
É possível atingir o estado de Esdaile com auto-hipnose?
Antes de responder essa pergunta, você sabe o que de fato é a auto-hipnose?
Parafraseando o nosso presidente, Michael Arruda, “toda hipnose é uma auto-hipnose”.
Como assim? Bem, se para o processo de hipnose é necessário que você se concentre e relaxe cada vez mais, quem é que está se auto hipnotizando? Exatamente, você!
O hipnotista nada mais é do que um condutor dessa locomotiva.
Dessa forma, como você pode imaginar, é completamente possível atingir o estado de Esdaile sozinho. No entanto, é muito mais fácil com um condutor, já que o estado é profundo e pode levar algum tempo para alcançá-lo.
Para que o estado de Esdaile pode ser utilizado?
Que a hipnose tem vários benefícios, você já sabe. Além disso, ela pode ser utilizada para diversos fins, como para emagrecer, tratar questões emocionais, financeiras, largar vícios, dormir melhor, entre muitos outros.
Entretanto, como o estado de Esdaile é muito mais profundo, os seus usos costumam ser um pouco diferentes, como:
- Partos sem dor nenhuma;
- Anestesia sem qualquer remédio químico;
- Fazer passar alguma dor ou desconforto até que a pessoa consiga o atendimento adequado;
- Dormir bem, tratando a insônia;
- Tratar traumas e fobias ainda mais facilmente do que no estado de transe mais leve.
Incrível, não é mesmo?
A hipnose é realmente uma técnica como nenhuma outra, capaz de transformar vidas. É por isso mesmo que nós da OMNI somos tão apaixonados pelo que fazemos.
E se você se interessou pela hipnose e hipnoterapia, que tal conhecer o Experiência OMNI? Estou falando do maior evento imersivo em hipnoterapia do mundo!
No Experiência OMNI você vai mudar os pensamentos que travam a sua vida, vai descobrir como mudar todos os hábitos que te colocam para trás e curar transtornos que nunca conseguiu antes.
Serão três dias de alto impacto e imersão total, para reprogramar a sua mente e eliminar de vez as crenças limitantes do seu subconsciente.
Então não perca mais tempo!