0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Talvez você já tenha escutado por aí que “empreender não é para qualquer um”. E você até pode concordar ou discordar dessa frase, mas uma coisa todos nós concordamos: empreender não é fácil.

Cada vez mais pessoas estão buscando abrir seu próprio negócio, visando uma mudança de vida e de carreira. Quando você é um empreendedor, pode colocar em prática todos os seus sonhos, criar produtos e estratégias completamente alinhadas ao seu propósito.

Mas esse caminho de empreender não é fácil. São diversos os obstáculos a enfrentar, até mesmo aqueles dentro da sua mente. Como contorná-los então? O que fazer para que esse caminho seja menos turbulento?

É o que você vai descobrir neste texto.

Dá uma olhada no que vem por aí:

  • O que é empreendedorismo?
  • Por que empreender não é fácil?
  • Como contornar essas dificuldades?
  • Conheça o Empreenda OMNI

Vamos lá?

O que é empreendedorismo?

Empreender é muito mais do que ter o próprio negócio. Pode-se dizer que o empreendedorismo é um estilo de vida.

Empreendedorismo é a capacidade de identificar problemas, oportunidades e recursos de investimento para criar um negócio ou projeto que impulsione a transformação e o impacto positivo.

Inovar e solucionar problemas de outras pessoas, empresas ou até mesmo de toda uma sociedade, é o que o empreendedorismo faz de melhor.

Afinal, quando você tem a sua própria empresa, pode criar seus próprios serviços e produtos, decidir os horários de atendimento, o local onde será a base do negócio (ou até mesmo se ele será remoto), como será o método de trabalho, a forma como irá impactar as pessoas ao seu redor para se interessarem por aquilo que você faz.

Com tantas decisões, vem uma grande responsabilidade. 

Por isso mesmo, existe um lado complexo quando você decide empreender. Afinal, não é só tirar as ideias do papel e colocá-las em prática. Existem diversos desafios que fazem com que empreender não seja nada fácil.

Por que empreender não é fácil?

Mas e por que empreender não é fácil? O que há de tão difícil em abrir seu próprio negócio?

Mais coisas do que você imagina. Não é apenas pegar todas as suas ideias e deixar as coisas “acontecerem naturalmente”. 

Empreender exige que você elabore planilhas, emita documentos, crie meios de divulgação, parcerias, fornecedores, contatos, funcionários, sócios… Isso sem contar muita disciplina, planejamento e força de vontade.

Outros desafios do empreendedorismo são:

Planejamento

Não adianta você querer empreender, ter o capital para dar o primeiro passo mas não ter definido as outras etapas.

Seu plano de negócios deve conter tudo o que é relevante para o seu negócio a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você acaba reduzindo a chance de errar em sua busca para solidificar sua empresa.

Gestão financeira

A gestão financeira é outro grande desafio do empreendedor. Isso porque cada negócio é único, demandando uma gestão financeira diferente.

O seu negócio pode pedir por investimento e até mesmo estoque de mercadoria, porém é necessário que cada passo seja previamente calculado.

Para isso, é também importante saber diferenciar as suas finanças pessoais das finanças profissionais.

Um dos maiores erros dos empreendedores é quando se descontrolam e misturam a receita de pessoa física com as de pessoa jurídica. Afinal, você e sua empresa são coisas diferentes e separar as finanças é fundamental.

Concorrência

A concorrência é uma dificuldade que todas as empresas enfrentam, sejam pequenas, médias ou grandes. Até mesmo se você for MEI precisará pensar na sua concorrência para agir da melhor forma.

Afinal, não observar seus concorrentes é um erro que pode fazer seu negócio fechar as portas antes mesmo de ter conseguido se firmar no mercado.

A concorrência, para ser superada, precisa antes ser observada, ver o que eles fazem de melhor para que assim você consiga traçar uma estratégia para se sobressair.

Gestão de pessoas

As pessoas são o maior patrimônio que uma empresa pode ter. Afinal, uma equipe de colaboradores satisfeitos, felizes e motivados impulsiona os resultados do negócio.

Por isso, formule políticas de gestão de pessoas alinhadas ao propósito da empresa, detalhando as regras de contratação, onboarding com novos colaboradores, planos de carreira, salários, benefícios, processos de feedback, entre outros.

Além disso, a formação de lideranças também é um ponto fundamental de qualquer negócio. 

Formular políticas de gestão de pessoas alinhadas ao propósito da empresa, humanizadas e competitivas no mercado, e especificar detalhadamente regras de recrutamento e seleção, regras de entrada de novos funcionários, planejamento de carreira, remuneração e benefícios, trilhas de aprendizado, processos de feedback, etc.

Sem bons líderes conduzindo suas respectivas equipes e pensando constantemente na evolução do negócio, a empresa acabará estagnando. Para levar o negócio ao próximo nível, os líderes devem promover uma cultura corporativa alinhada com a estratégia — uma cultura que deve ser construída com os demais funcionários.

Como contornar essas dificuldades?

Empreender não é fácil, mas as dificuldades podem ser contornadas com muito estudo, dedicação e planejamento. 

Além disso, quando você é inexperiente ou está iniciando um negócio agora, a falta de experiência pode ser contornada trocando conversas com outros empreendedores. Afinal, a melhor coisa é perguntar e pedir conselhos a quem já errou e aprendeu com esses erros.

A troca de conhecimentos e informações pode ser um excelente caminho para contornar as dificuldades do empreendedorismo. 

Conheça o Empreenda OMNI

Agora, se você deseja correr ainda menos riscos e receber todo o apoio e respaldo de uma empresa com mais de 40 anos no mercado, que já estudou e validou ferramentas e caminhos para quem quer empreender, você deve conhecer o Programa Empreenda OMNI.

A hipnoterapia é um mercado que não para de crescer, além de ser uma profissão que está em alta e é extremamente valiosa para os clientes. Cada dia mais pessoas sofrem com a depressão, ansiedade e traumas, buscando alguém que as ajude.

Sendo um hipnoterapeuta, você pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas, transformando a sua realidade e a dessas pessoas. E o melhor: tudo isso sendo muito bem remunerado, aprendendo do zero ao avançado sobre tudo que você precisa para gerir o seu negócio, faturando muito mais.

Quer saber mais? Então é só clicar no banner abaixo para se inscrever no nosso MBA.

:

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×