0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A autoestima está bem em alta nos últimos tempos, não é mesmo? Todo mundo quer elevar a autoestima e ser mais realizado, mas nem todo mundo sabe como fazer isso. Se você está se sentindo assim, fique tranquilo. Você não está sozinho!

Muitas vezes a síndrome de impostor se apodera da gente e a falta de confiança faz com que achemos que não fazemos nada direito. Também existe a autoestima física. Afinal, quem nunca se olhou no espelho e não gostou do que viu?

É mais comum do que você imagina.

Falando nisso, você sabia que a auto-hipnose te ajuda a elevar a autoestima? Veja só no vídeo a seguir:

Por isso, se você quer descobrir como elevar a autoestima e saber técnicas para ser feliz do jeitinho que você é, continue lendo este texto!

Olha só o que você vai ver neste artigo:

Vamos lá?

O que é autoestima?

Elevar a autoestima

“Autoestima”. Com tanta gente falando sobre ela, muitas vezes nem nos perguntamos o que realmente significa estar com a autoestima alta, ou simplesmente ter autoestima.

Na psicologia, o termo “autoestima” é usado para descrever o senso subjetivo do valor pessoal de uma pessoa. Em outras palavras, o quanto você aprecia e gosta de si mesmo, independentemente das circunstâncias.

Sua autoestima é definida por muitos fatores, como:

  • Autoconfiança;
  • Sentimento de segurança;
  • Identidade;
  • Sensação de pertencer;
  • Sentimento de competência.

 

O que significa estar com a “autoestima baixa”?

Bem, se a autoestima significa o valor que você dá a si mesmo, então o que isso significa quando esse valor é baixo?

Estar com a autoestima baixa acontece quando você não tem confiança sobre quem é e o que pode fazer. Quando você se sente incompetente, inadequado ou até mesmo feio e sem graça. Quando você morre de medo de cometer erros ou decepcionar as outras pessoas.

Muitas vezes as pessoas com baixa autoestima se sentem incompetentes, não amados ou inadequados. Além disso, estão constantemente com medo de cometer erros ou decepcionar outras pessoas.

Embora a baixa autoestima possa aparecer em momentos específicos da sua vida — antes de uma entrevista ou uma reunião importante, quando você perde ou ganha peso, em períodos de alta hormonal nas mulheres —, muitas pessoas sofrem com ela constantemente.

O problema é que quando você não consegue elevar a autoestima, isso se torna prejudicial à saúde e pode afetar negativamente seus relacionamentos, tanto pessoais quanto profissionais.

Outro fator importante sobre a baixa autoestima vem do seu próprio estado mental. Em outras palavras, da sua mentalidade. Sua voz interior, os seus pensamentos, podem estar lhe dizendo que você não vale nada ou que nada que você faz é bom o suficiente, mesmo que tudo ao seu redor comprove o contrário.

Dessa forma, o pensamento negativo está muito ligado à forma com que você enxerga a si mesmo.

Sinais de baixa autoestima

Veja alguns sinais de que você pode ter ou estar com a autoestima baixa:

Isolamento social

elevar a autoestima

Quando você constantemente recusa convites para uma festa ou para um “rolê” com os amigos, fica cancelando planos de última hora e prefere estar sozinho — o tempo todo —, estes são sinais de baixa autoestima.

Nesses casos, é comum que você nunca queira começar ou manter uma conversa e não quer falar de si mesmo e da sua vida, porque isso gera ainda outros sinais, como a depressão e ansiedade.

Falta de empatia

Em outros casos, só o que você quer fazer é falar de si mesmo. Você se preocupa tanto com seus problemas pessoais que isso acaba deixando pouco tempo para pensar em outras pessoas.

Você pode ter dificuldades para ajudar ou simpatizar com a dor de outra pessoa, porque está preocupado demais com a sua.

Dificuldades para ouvir críticas

Se você tem dificuldade em ouvir críticas e feedbacks negativos, este é um sinal de que você precisa elevar a autoestima. Isso porque você enxerga as críticas como se elas fossem um reforço daquilo que você pensa sobre si mesmo: “de que você não consegue fazer nada certo.”

Você nunca diz “não” para os outros

diga

Dizer não é fundamental para a saúde mental, pois significa que você não está tentando se sobrecarregar com trabalho ou favores. No entanto, se você sofre com autoestima baixa, pode ter dificuldade de negar algo a alguém.

Normalmente isso acontece porque você acredita que se disser sim a qualquer coisa as pessoas gostarão mais de você. O que acontece, no fim das contas, é que você fica sobrecarregado e as outras pessoas podem acabar se aproveitando de você.

Sintomas físicos

Por fim, a baixa autoestima pode causar problemas de saúde mental e física, como depressão, ansiedade e anorexia. Além disso, pode levar a hábitos pouco ou nada saudáveis, como o fumo, abuso de álcool ou até dependência química.

10 maneiras para elevar a autoestima

Se você descobriu — ou até já sabia — que tem a autoestima baixa, deve estar se perguntando: “tá, e agora? Eu faço o que?”

Por isso agora você vai ver 10 maneiras para elevar a autoestima. Confira:

1. Seja mais gentil consigo mesmo

Quando você tem a autoestima baixa, costuma ser muito duro consigo. Toda vez que você comete um erro, acha que é um fracassado, que não faz nada de certo, que nunca vai conseguir realizar seus sonhos.

Mas escute bem: esses pensamentos são suas crenças limitantes tentando te colocar para baixo. Não tente alcançar a perfeição: ela não existe. Ao invés disso, procure sempre fazer o seu melhor, sem se cobrar tanto.

Dessa forma você será mais gentil consigo, vai melhorar sua autoestima e, de quebra, ainda vai conseguir ser mais produtivo e cometer menos erros. Afinal, é errando que aprendemos.

2. Identifique suas competências e as desenvolva

Ninguém é bom em tudo, não é? Por isso, se você quer elevar a autoestima, é uma boa ideia analisar as suas competências e identificá-las. A partir dessa análise, você consegue desenvolver suas habilidades e descobrir as coisas que realmente ama fazer.

Afinal, são essas as coisas nas quais você vai se sair melhor — e ainda vai se divertir fazendo.

3. Aprenda a aceitar elogios

Quando você tem a autoestima baixa, costuma ter dificuldade de aceitar elogios. Isso porque você não acredita neles, então de que adianta? E talvez você ache que aceita elogios, mas será mesmo?

Faça o teste. Quando alguém diz que gostou da sua roupa, o que você fala?

“Obrigado/obrigada”.

ou

“Nossa, essa roupa aqui? Paguei R$ 10,00 e tá toda rasgada”.

Se você menospreza os elogios que recebe, tente mudar de mentalidade e agradeça. Com o tempo, isso se tornará mais fácil e você vai conseguir acreditar nas coisas boas que escuta sobre si.

4. Elimine a autocrítica

Quando sua autoestima está baixa, é provável que você fique se criticando ainda mais do que o normal. Tudo que você faz é um gatilho para se sentir e se colocar ainda mais para baixo.

Para elevar a autoestima, é importante que você substitua a autocrítica pelo amor-próprio. Perdoe-se pelos seus erros e entenda que ninguém é perfeito.

Se for difícil fazer isso, tente imaginar o que você faria se um amigo querido se criticasse dessa forma. O que você falaria a esse amigo? Certamente você tentaria ajudar seu amigo, diria palavras amáveis e o relembraria do quão importante e especial ele é, certo?

Então direcione essas mesmas palavras a si mesmo. Fazer isso vai evitar prejudicar ainda mais a sua autoestima com pensamentos críticos e duros.

5. Cure seu passado

elevar a autoestima

Frequentemente as pessoas que sofrem com a autoestima baixa têm alguma questão mal resolvida no passado. Algumas podem ter falido um negócio, perdido alguém querido, passado por um divórcio traumático, entre outras situações.

Seja qual for o motivo que faz com que você fique pensando no seu passado, nos seus erros passados ou em como outras pessoas magoaram você, deixe essas coisas onde estão.

Encontrar a cura pode ser difícil, mas é fundamental para viver um presente e futuro mais positivos e com a autoestima lá em cima. Como fazer isso? Existem diversos tratamentos que funcionam muito bem, como yoga, meditação, auto-hipnose e hipnoterapia.

A hipnoterapia é o método mais eficaz e rápido para tratar qualquer problema emocional. Clique no banner abaixo para baixar o ebook com 15 cases mais incríveis da hipnoterapia e conheça mais sobre o que a técnica pode fazer.

Experiência OMNI

6. Crie um sistema de suporte

Se você perceber que só tem pessoas negativas na sua vida, que nunca têm nada positivo a dizer ou que só te colocam para baixo ou tiram vantagem de você, está na hora de reconsiderar o seu ciclo de amizades.

Uma das melhores formas de elevar a autoestima é cercar-se de pessoas positivas que te apoiam, admiram e valorizam.

7. Tenha expectativas mais realistas

Quando você cria expectativas irrealistas sobre você ou as outras pessoas, a chance de se frustrar é muito grande. Um exemplo disso é quando você quer definir uma meta de emagrecimento, mas escolhe algo irreal, como querer emagrecer 15 quilos em uma semana.

É praticamente impossível que isso aconteça e, quando sua expectativa for frustrada, você vai ficar se sentindo um fracassado por não ter alcançado a sua meta.

Antes de definir uma meta ou objetivo, reflita se as suas expectativas estão alinhadas com as possibilidades, para que você não se frustre e fique desapontado. Quando você tem expectativas mais realistas sobre seus objetivos, consegue visualizar mais facilmente onde quer chegar, o que te ajuda a elevar a autoestima.

8. Aprenda a dizer “não”

Como você viu alguns parágrafos acima, não saber dizer “não” é um forte sinal de baixa autoestima. Assim, as pessoas que nunca dizem “não” vivem sobrecarregadas em casa ou no trabalho, porque não gostam ou não conseguem recusar nada a ninguém.

O problema é que isso rapidamente se torna estressante e você convive com a pressão constantemente, muitas vezes não conseguindo lidar e explodindo em momentos inoportunos, brigando com as pessoas ao seu redor.

Por isso, se você deseja elevar a autoestima, pratique dizer “não” de vez em quando.

9. Aceite desafios

É comum que pessoas com baixa autoestima geralmente evitam situações desafiadoras e difíceis. Isso porque morrem de medo de fracassar e de serem julgadas pelas outras pessoas.

No entanto, tentar algo novo que você sabe que será difícil é uma ótima forma de elevar a autoestima, se você olhar a si mesmo com mais carinho e perceber o quanto está batalhando e se esforçando pelo desafio.

E, se alcançar o sucesso, você vai mostrar a si mesmo que você é incrível e pode alcançar qualquer coisa!

10. Mude sua mentalidade

elevar a autoestima

Para elevar sua autoestima, é importante mudar a sua mentalidade. Isso significa mudar completamente a forma como você pensa sobre si, coisas que você carrega com você há, provavelmente, muito tempo.

Eu sei como isso parece difícil. Afinal, como simplesmente “parar de pensar” em algo?

É aí que entra uma técnica que você nunca imaginou: a hipnoterapia!

Sim, estou falando do uso terapêutico da hipnose. Isso porque a hipnoterapia consegue alcançar uma parte da sua mente que outras técnicas não conseguem: o subconsciente, onde todos os seus traumas estão escondidos.

E é exatamente lá que a hipnose age, dando um novo significado às situações que causaram a sua autoestima baixa. Incrível, né?

Aqui na OMNI já vimos milhares de vidas transformadas com essa técnica. Pessoas que em apenas uma sessão já conseguiram resultados maravilhosos e transformadores.

Somos especialistas em hipnose e hipnoterapia, somos a maior escola de hipnoterapia do mundo e temos uma missão: transformar o mundo transformando vidas.

E se você quer descobrir como a hipnoterapia funciona e descobrir novas formas de elevar a autoestima e se tornar uma pessoa mais confiante, que tal conhecer o Experiência OMNI? Estou falando do maior evento imersivo em hipnoterapia do mundo!

No Experiência OMNI você vai mudar os pensamentos que travam a sua vida, vai descobrir como mudar todos os hábitos que te colocam para trás e curar transtornos que nunca conseguiu antes.

Serão três dias de alto impacto e imersão total, para reprogramar a sua mente e eliminar de vez as crenças limitantes do seu subconsciente.

Então não perca mais tempo! Clique aqui e faça sua inscrição para a Experiência OMNI!

Espero que este texto tenha ajudado você a elevar a autoestima. Siga acompanhando nosso blog! Tem muito mais conteúdo incrível chegando.

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×