Hipnose, hipnose clínica, hipnose de palco, hipnoterapia… São tantos nomes que é normal ficar confuso. Então, se você já se perguntou “qual é a diferença entre hipnose e hipnoterapia?”, este texto é para você!
Embora tanto a hipnose quanto a hipnoterapia tenham raízes na antiguidade, existe muita desinformação e misticismo sobre os seus conceitos. Dessa forma, muitas pessoas se perguntam a real diferença entre hipnose e hipnoterapia.
De modo geral, a hipnose é uma técnica de relaxamento utilizada para diversos fins. Já a hipnoterapia é o uso da hipnose para fins terapêuticos! Simples, né?
Para saber ainda mais a fundo e entender o que cada uma das técnicas faz, continue a leitura.
Ah, e se você quiser ler um artigo completo com TUDO sobre a hipnoterapia, é só clicar aqui para conferir!
Olha só o que você vai ver neste texto:
- O que é hipnose?
- O que é hipnoterapia?
- Mas qual é a diferença entre hipnose e hipnoterapia?
- Diferentes usos da hipnose
- Conheça a formação em hipnoterapia
O que é hipnose?
Como você viu neste texto, a hipnose existe há milhares de anos. Alguns textos produzidos no Egito em 1550 a.C. evidenciam que povos antigos já utilizavam a prática em tempos do sono, criados para curar diversas doenças da época.
Mas o que exatamente é a hipnose?
A hipnose nada mais é do que um estado psicológico especial induzido por alguém, seja por meio de um pêndulo, do movimento do dedo ou da voz.
Assim, a hipnose é um conjunto de fenômenos específicos e completamente naturais da mente, que podem produzir diferentes impactos. Apesar de ser uma técnica segura, deve ser feita apenas por profissionais especializados.
Ainda, segundo a definição atual da Associação Americana de Psicologia, a hipnose é um estado de consciência que envolve focar a atenção e reduzir a consciência periférica, caracterizando uma maior capacidade de resposta à sugestão.
Isso significa que, quando hipnotizado, você estará mais suscetível às sugestões que o hipnólogo der. Assim, poderá esquecer o próprio nome, não lembrar a idade, ou até mesmo alterar sentidos, como morder uma cebola e sentir gosto de maçã!
No caso da hipnoterapia, essas sugestões são feitas para retornar ao momento específico do trauma e ressignificar a situação, dando sugestões que facilitam o tratamento, a mudança de hábitos e a transformação pessoal.
O que é hipnoterapia?
De modo geral, a hipnoterapia é uma técnica terapêutica, utilizada apenas por profissionais credenciados e que pode tratar diferentes sintomas, como insônia, ansiedade, depressão, transtornos alimentares, mudar hábitos e ressignificar diferentes traumas.
Em outras palavras…
A hipnoterapia, também conhecida como hipnose clínica, consiste na utilização da própria hipnose como ferramenta de terapia, que pode ser um auxílio para tratar diversos transtornos emocionais, físicos, psicológicos, hábitos e sentimentos indesejados.
Isso acontece porque, através da hipnose, podemos fazer sugestões e realizar mudanças a nível subconsciente. A partir do momento em que seu subconsciente recebe uma nova ideia, ele passa a agir de acordo com ela.
Dessa forma, diversas pessoas conseguem mudar hábitos que não conseguiam antes, como fumar, roer as unhas, procrastinação, entre outros. Além disso, através da reprogramação mental, é possível tratar fobias, síndrome do pânico e até diminuir dores resultantes de doenças como a fibromialgia.
Mas qual é a diferença entre hipnose e hipnoterapia?
Resumidamente, a hipnose pode ser descrita como o ato de guiar alguém para um estado hipnótico de transe. Já a hipnoterapia utiliza a hipnose com fins terapêuticos em conjunto com a terapia de fala.
Combinar a hipnose com a terapia cria um processo terapêutico único e muito poderoso. Afinal, a hipnose consegue penetrar diretamente no subconsciente e criar mudanças positivas rapidamente, o que é muito diferente das muitas formas tradicionais de tratamento que conhecemos.
Tudo isso é possível porque, quando você está em um estado de relaxamento, conhecido como estado de hipnose ou estado de transe, as ideias e sugestões são aceitas muito mais facilmente pelo seu subconsciente.
O que é esse estado de transe? É a mesma coisa que dormir? O Michael Arruda, presidente da OMNI Brasil, explica neste vídeo:
Estado de Hipnose é o Mesmo que Estar Dormindo?
Continuando falando sobre a diferença entre hipnose e hipnoterapia, podemos separar essas diferenças em 3 categorias: significado, efeitos e objetivo.
Significado
A primeira categoria que mostra a diferença entre hipnose e hipnoterapia é o significado de cada uma. Basicamente, a diferença entre hipnose e hipnoterapia é que a hipnose significa uma alteração no estado da sua mente.
Já a hipnoterapia é o tratamento feito utilizando a hipnose como ferramenta para melhorar diversos sintomas, agindo diretamente na causa desses problemas.
Efeitos
Outra categoria que pode nos ajudar a entender a diferença entre hipnose e hipnoterapia são os efeitos que cada uma causa.
A hipnose causa um efeito de relaxamento e abre a mente para sugestões. A hipnoterapia, por outro lado, é a que traz a mudança da atitude desejada.
Objetivo
O objetivo é a terceira forma de entender a diferença entre hipnose e hipnoterapia. A hipnose pode ser realizada para diversos fins, como entretenimento e terapia.
Já a hipnoterapia, mais logicamente, tem o objetivo único de ser utilizada para razões terapêuticas.
Diferentes usos da hipnose
Agora que você entendeu a diferença entre a hipnose e a hipnoterapia, já deve saber que a hipnose, por ser tão versátil, é utilizada em diferentes situações, não é mesmo?
Então dê uma olhada nos diferentes usos que a hipnose pode ter:
Hipnoterapia
A primeira delas é, é claro, a hipnoterapia. Afinal, se a hipnose é uma ferramenta poderosa, por que não utilizá-la para transformar vidas?
Como você viu, a hipnoterapia pode ser utilizada para mudar hábitos, quebrar crenças limitantes, tratar depressão, ansiedade, síndrome do pânico, fobias, traumas, alergias, dores crônicas e até intolerâncias alimentares!
Hipnose de palco
Shows de rua ou teatro, onde as pessoas voluntariamente participam de um show. O objetivo desse tipo de sessão é basicamente entreter as pessoas e demonstrar como a mente é poderosa para fazer coisas que aparentemente consideramos impossíveis.
Sabemos que quem participa voluntariamente desse tipo de apresentação já está predisposta a brincar, se expor e experimentar o momento. Dessa forma, aceita mais facilmente as sugestões.
Também chamada de hipnose de entretenimento, a hipnose de palco nada mais é do que utilizar a técnica para divertir a pessoa hipnotizada e as que assistem. Normalmente o hipnólogo faz sugestões como:
- A pessoa esquece seu próprio nome;
- Esquece quantos anos tem;
- Sente sabores diferentes, como sentir gosto de limão bebendo um copo d’água, ou sentir sabor de maçã ao comer uma cebola;
- A pessoa não consegue parar de rir;
- Entre outras situações inusitadas!
Importante ressaltar que hipnose de palco não é terapia! Ela apenas utiliza a técnica da hipnose para divertir e entreter.
Atendimento na área médica
Diversos profissionais da área da saúde, sejam eles médicos ou enfermeiros utilizam a ferramenta da hipnose para auxiliar seus procedimentos no dia a dia. Qualquer profissional da área da saúde que estude para isso, pode utilizar a hipnoterapia para auxiliar ainda mais seus pacientes.
Profissionais mais especializados nas questões clínicas corporais como médicos, neurologistas, obstetras, oncologistas, entre outros, utilizam a hipnoterapia como uma poderosa ferramenta no combate à dor, por exemplo.
Por isso, a ideia é que esses profissionais enxerguem na hipnoterapia uma forma de ajudar ainda mais seus pacientes sem a necessidade de utilizar medicações fortes, que geram efeitos colaterais muitas vezes desagradáveis.
Desenvolvimento profissional e coaching
O desenvolvimento profissional é uma área muito procurada nos consultórios de hipnoterapeutas pelo Brasil afora. Profissionais dos mais diversos âmbitos do negócio buscam hipnoterapeutas para auxiliarem sua transformação mental com o objetivo de se tornarem profissionais mais eficientes.
Assim, um hipnoterapeuta que lida diretamente com o desenvolvimento profissional é aquele que auxilia seus clientes no reconhecimento de situações que, de alguma forma, sabote o seu dia a dia e o seu próprio desenvolvimento dentro e fora de uma instituição.
A ideia é fortalecer a mente desse cliente a fim de fazê-lo enxergar novas possibilidades, desenvolver melhor sua criatividade, aumentar a capacidade de falar em público, auxiliar no desempenho emocional dessas pessoas e diversas outras finalidades.
Isso porque, muitos coaches indicam o uso da hipnoterapia para seus clientes, principalmente porque os resultados a partir das sessões de hipnoterapia são muito mais rápidos e perceptíveis ao cliente.
Tem interesse em saber mais como um coach pode utilizar a hipnose? Leia o artigo completo aqui!
Conheça a formação em hipnoterapia
A OMNI é especialista em hipnose e hipnoterapia, somos a maior escola de hipnoterapia do mundo e temos uma missão: transformar o mundo transformando vidas.
A formação OMNI não é apenas para quem quer se tornar hipnoterapeuta. É para quem:
- Quer se livrar de suas principais dores;
- Deseja entender o que é hipnose na teoria e na prática e descobrir ainda mais benefícios da hipnoterapia;
- Quer se capacitar e ser sua melhor versão;
- Precisa de confiança e coragem para encarar os desafios;
- Anseia uma transformação em todas as áreas da vida!
A formação OMNI é um investimento para a vida toda. Afinal, não é apenas mudar de profissão, mas sim transformar a própria vida e ter a chance de fazer a diferença na vida de outras pessoas.
Através da formação OMNI você vai poder conquistar a independência financeira que tanto deseja, isso sem contar no desenvolvimento profissional!
Venha mudar a sua vida com a formação OMNI em hipnoterapia!