As emoções são parte fundamental da nossa vida. Sem elas, não seríamos humanos. No entanto, é importante controlar as emoções e não ser controlado por elas. Você sente que suas emoções levam a melhor na hora do estresse?
Então continue lendo, pois esse texto é para você!
Por que é importante controlar as emoções?
Um ser humano que não consegue controlar as emoções pode ser comparado com um animal selvagem. Isso pode parecer exagero, mas se você pensar mais a fundo, vai perceber que estou falando a verdade.
Um animal selvagem não pensa. Quando está irritado, ataca. Quando está triste, se esconde. Vive sua vida seguindo apenas o instinto, sem raciocinar — que é uma das coisas que nos diferencia dos animais.
Por isso, quando você não controla suas emoções, pode acabar agindo impulsivamente, sem pensar nas consequências. Alguns exemplos são:
- Pode acabar machucando alguém quando está com raiva, física ou emocionalmente;
- Ao invés de esperar e trabalhar, pode roubar ou ser corroído pela inveja;
- Abusa de açúcar, álcool ou drogas;
- Deixa seus impulsos sexuais levarem a melhor, traindo seu parceiro ou tendo relações não-seguras;
- É desrespeitoso com as outras pessoas, dizendo o que “der na telha”;
- Acha que só a sua opinião importa e não quer ouvir ninguém.
Como você viu, as emoções são muito poderosas e é importante compreendê-las e senti-las. Mas quando você não consegue controlá-las, se torna uma pessoa instável que poucas pessoas querem ter por perto.
Mas então como controlar as emoções? É o que você vai ver a seguir.
Como controlar as emoções? Veja 6 dicas
A perda do controle emocional pode gerar vários problemas na sua vida. Quando você se deixa levar pelas suas emoções, pode acabar perdendo amigos, parentes e familiares próximos, já que as pessoas podem se cansar da sua inconstância e impulsividade.
Dessa forma, é fundamental aprender a controlar as emoções. Quer saber como? Veja 6 dicas abaixo!
1. Observe e entenda suas emoções
As emoções não são necessariamente ruins. Mesmo aquelas que têm essa conotação (como a raiva e a tristeza) são importantes. É necessário entender que ninguém consegue ser feliz o tempo todo.
Afinal, se uma situação te deixa com raiva, por que não senti-la? Da mesma forma, se algo ruim aconteceu com você, é normal ficar triste.
Sentir suas emoções não é algo ruim. O problema é quando essas emoções controlam os seus comportamentos, suas palavras e, basicamente, a sua vida.
Quando suas emoções saem do controle, isso pode levar a:
- Conflitos nos seus relacionamentos;
- Dificuldades em se comunicar com outras pessoas;
- Problemas no trabalho ou escola;
- Desejo de “escapar” das emoções, usando drogas ou outras substâncias;
- Explosões emocionais, como gritos, brigas, xingamentos e até mesmo explosões físicas, que podem envolver quebrar objetos ou até machucar outras pessoas.
Por isso mesmo, nunca é uma boa ideia simplesmente reprimir seus sentimentos. Controlar as emoções não quer dizer ignorá-las, mas entender que elas existem e ficar de olho na forma como você age quando está sentindo uma ou outra emoção.
Quando você conhece a forma como a raiva age no seu corpo, por exemplo, consegue entender quando está começando a ficar com raiva. Aí é só procurar a melhor forma de se acalmar. Você pode tomar um chá, gritar no travesseiro, sair para dar uma volta e tomar um ar puro, meditar ou o que funcionar para você!
Assim, você evita “fazer besteira” porque suas emoções estavam controlando você e não o contrário.
2. Quebre o ciclo
Como você viu neste texto aqui, o hábito acontece em ciclos. Da mesma forma, para aprender a controlar as emoções, você deve também interromper os padrões negativos.
Para fazer isso, identifique e entenda quais são os gatilhos que desencadeiam as reações negativas, como os gritos e explosões. Depois, siga os mesmos passos da dica anterior, utilizando os métodos que ajudam você a se acalmar.
Cada pessoa possui um padrão, por isso você vai precisar encontrar aquilo que funciona melhor para você.
3. Desenvolva sua empatia
A empatia faz parte da inteligência emocional e é uma das competências socioemocionais mais importantes para o seu trabalho, relações e vida de modo geral.
A empatia nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar do outro. Por isso, quando você exercita sua empatia, está se preocupando com as emoções das outras pessoas, consegue entender o que elas estão sentindo e isso também ajuda você a fazer o mesmo com as suas próprias.
Logicamente quando você exercita sua empatia, não está fazendo isso por si mesmo, mas pelos demais. No entanto, a empatia é tão poderosa que quando você busca se colocar no lugar do outro, isso acaba ajudando você a controlar as próprias emoções.
Isso porque quando tenta compreender as emoções das pessoas ao seu redor, se torna menos reativo, fica menos na defensiva e passa a ter maior controle emocional.
4. Aceite suas emoções — até mesmo as “ruins”
Se você leu até aqui, já entendeu que não existem emoções ruins, certo? No entanto, certas emoções são vistas dessa forma, muito graças às reações e comportamentos das pessoas quando as estão sentindo.
Às vezes você pode se jogar no chão e “fazer birra” por estar estressado com algo do trabalho, ou então fica tão feliz quando recebe boas notícias que chega a ficar sem ar. Se você passa por emoções intensas dessa forma, já deve ter ouvido alguém lhe dizer para se acalmar, ou talvez você disse isso para si mesmo.
O problema é que quando você faz isso, está invalidando suas emoções, dizendo para si que elas não são importantes.
Aceitar as emoções conforme elas vão surgindo vai ajudar você a se acostumar com elas. Quanto mais confortável você estiver com suas emoções intensas, melhor vai lidar com elas quando surgirem.
5. Aprenda a comunicar suas emoções
Para tudo há um momento, incluindo emoções intensas. Se você perdeu um ente querido, por exemplo, é completamente normal chorar incontrolavelmente. Bater em um travesseiro ou gritar nele também ajuda a aliviar a tensão. São emoções intensas sendo sentidas e você tem o direito de senti-las.
No entanto, em outras situações essas emoções não são adequadas, como durante o trabalho, em uma reunião importante, ou com pessoas que você não conhece muito bem.
Lembre-se de observar o ambiente e as situações em que se encontra. Com o tempo e a prática, você vai perceber como fica mais fácil “segurar” essas emoções para poder liberá-las no momento certo.
6. Invista no autoconhecimento
O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa na vida de qualquer pessoa. Quando você se conhece, consegue identificar as suas emoções e aprender como controlá-las, daquela forma que funciona melhor para você.
Dessa forma, existem diversas formas de conhecer a si e às suas emoções. Aqui na OMNI acreditamos no poder da hipnoterapia!
A hipnoterapia é o uso da hipnose para fins terapêuticos. Na prática, um profissional capacitado induz o paciente a um estado de transe para sugerir mudanças de hábitos, novos comportamentos saudáveis, tratando fobias, resolvendo conflitos, aumentando a autoestima, entre outros benefícios incríveis.
Tudo de maneira rápida, eficaz e muito segura!
E é exatamente com a hipnoterapia que você consegue aprender a controlar as emoções, conquistar o controle emocional que sempre quis e ser muito mais feliz.
Incrível, não é?
E se você quer saber mais sobre essa ferramenta tão fantástica, a formação de hipnoterapeutas OMNI foi feita para você!
Além disso, a formação OMNI é para quem:
- Deseja aprender a controlar as emoções;
- Quer se livrar de suas principais dores;
- Deseja entender o que é hipnoterapia na teoria e na prática;
- Quer se capacitar e ser sua melhor versão;
- Precisa de confiança e coragem para encarar os desafios;
- Anseia uma transformação em todas as áreas da vida!
Eu quero aprender lidar com minha emoções
Sinto muito que você esteja passando por isso! Aqui na OMNI nosso conselho é procurar ajuda! Converse com as pessoas mais próximas e compartilhe sua dor. É sempre bom ter pessoas queridas por perto para lhe ajudar. Além disso, a hipnoterapia vai lhe ajudar a compreender melhor a situação. Você pode encontrar um hipnoterapeuta mais próximo de você clicando aqui: https://omnifinder.net/pt-br/