0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

As emoções são parte fundamental da nossa vida. Sem elas, não seríamos humanos. No entanto, é importante controlar as emoções e não ser controlado por elas. Você sente que suas emoções levam a melhor na hora do estresse?

Então continue lendo, pois esse texto é para você!

 

Por que é importante controlar as emoções?

controlar as emoções é importante?

Um ser humano que não consegue controlar as emoções pode ser comparado com um animal selvagem. Isso pode parecer exagero, mas se você pensar mais a fundo, vai perceber que estou falando a verdade.

Um animal selvagem não pensa. Quando está irritado, ataca. Quando está triste, se esconde. Vive sua vida seguindo apenas o instinto, sem raciocinar — que é uma das coisas que nos diferencia dos animais.

Por isso, quando você não controla suas emoções, pode acabar agindo impulsivamente, sem pensar nas consequências. Alguns exemplos são:

  • Pode acabar machucando alguém quando está com raiva, física ou emocionalmente;
  • Ao invés de esperar e trabalhar, pode roubar ou ser corroído pela inveja;
  • Abusa de açúcar, álcool ou drogas;
  • Deixa seus impulsos sexuais levarem a melhor, traindo seu parceiro ou tendo relações não-seguras;
  • É desrespeitoso com as outras pessoas, dizendo o que “der na telha”;
  • Acha que só a sua opinião importa e não quer ouvir ninguém.

Como você viu, as emoções são muito poderosas e é importante compreendê-las e senti-las. Mas quando você não consegue controlá-las, se torna uma pessoa instável que poucas pessoas querem ter por perto.

Mas então como controlar as emoções? É o que você vai ver a seguir.

Como controlar as emoções? Veja 6 dicas

A perda do controle emocional pode gerar vários problemas na sua vida. Quando você se deixa levar pelas suas emoções, pode acabar perdendo amigos, parentes e familiares próximos, já que as pessoas podem se cansar da sua inconstância e impulsividade.

Dessa forma, é fundamental aprender a controlar as emoções. Quer saber como? Veja 6 dicas abaixo!

1. Observe e entenda suas emoções

pense, reflita e entenda para poder controlar as emoções

As emoções não são necessariamente ruins. Mesmo aquelas que têm essa conotação (como a raiva e a tristeza) são importantes. É necessário entender que ninguém consegue ser feliz o tempo todo.

Afinal, se uma situação te deixa com raiva, por que não senti-la? Da mesma forma, se algo ruim aconteceu com você, é normal ficar triste.

Sentir suas emoções não é algo ruim. O problema é quando essas emoções controlam os seus comportamentos, suas palavras e, basicamente, a sua vida. 

Quando suas emoções saem do controle, isso pode levar a:

  • Conflitos nos seus relacionamentos;
  • Dificuldades em se comunicar com outras pessoas;
  • Problemas no trabalho ou escola;
  • Desejo de “escapar” das emoções, usando drogas ou outras substâncias;
  • Explosões emocionais, como gritos, brigas, xingamentos e até mesmo explosões físicas, que podem envolver quebrar objetos ou até machucar outras pessoas.

Por isso mesmo, nunca é uma boa ideia simplesmente reprimir seus sentimentos. Controlar as emoções não quer dizer ignorá-las, mas entender que elas existem e ficar de olho na forma como você age quando está sentindo uma ou outra emoção.

Quando você conhece a forma como a raiva age no seu corpo, por exemplo, consegue entender quando está começando a ficar com raiva. Aí é só procurar a melhor forma de se acalmar. Você pode tomar um chá, gritar no travesseiro, sair para dar uma volta e tomar um ar puro, meditar ou o que funcionar para você!

Assim, você evita “fazer besteira” porque suas emoções estavam controlando você e não o contrário.

2. Quebre o ciclo

Como você viu neste texto aqui, o hábito acontece em ciclos. Da mesma forma, para aprender a controlar as emoções, você deve também interromper os padrões negativos. 

Para fazer isso, identifique e entenda quais são os gatilhos que desencadeiam as reações negativas, como os gritos e explosões. Depois, siga os mesmos passos da dica anterior, utilizando os métodos que ajudam você a se acalmar.

Cada pessoa possui um padrão, por isso você vai precisar encontrar aquilo que funciona melhor para você.

3. Desenvolva sua empatia

desenvolva a empatia para controlar as emoções

A empatia faz parte da inteligência emocional e é uma das competências socioemocionais mais importantes para o seu trabalho, relações e vida de modo geral.

A empatia nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar do outro. Por isso, quando você exercita sua empatia, está se preocupando com as emoções das outras pessoas, consegue entender o que elas estão sentindo e isso também ajuda você a fazer o mesmo com as suas próprias.

Logicamente quando você exercita sua empatia, não está fazendo isso por si mesmo, mas pelos demais. No entanto, a empatia é tão poderosa que quando você busca se colocar no lugar do outro, isso acaba ajudando você a controlar as próprias emoções.

Isso porque quando tenta compreender as emoções das pessoas ao seu redor, se torna menos reativo, fica menos na defensiva e passa a ter maior controle emocional. 

4. Aceite suas emoções — até mesmo as “ruins”

Se você leu até aqui, já entendeu que não existem emoções ruins, certo? No entanto, certas emoções são vistas dessa forma, muito graças às reações e comportamentos das pessoas quando as estão sentindo.

Às vezes você pode se jogar no chão e “fazer birra” por estar estressado com algo do trabalho, ou então fica tão feliz quando recebe boas notícias que chega a ficar sem ar. Se você passa por emoções intensas dessa forma, já deve ter ouvido alguém lhe dizer para se acalmar, ou talvez você disse isso para si mesmo.

O problema é que quando você faz isso, está invalidando suas emoções, dizendo para si que elas não são importantes.

Aceitar as emoções conforme elas vão surgindo vai ajudar você a se acostumar com elas. Quanto mais confortável você estiver com suas emoções intensas, melhor vai lidar com elas quando surgirem.

5. Aprenda a comunicar suas emoções

Para tudo há um momento, incluindo emoções intensas. Se você perdeu um ente querido, por exemplo, é completamente normal chorar incontrolavelmente. Bater em um travesseiro ou gritar nele também ajuda a aliviar a tensão. São emoções intensas sendo sentidas e você tem o direito de senti-las.

No entanto, em outras situações essas emoções não são adequadas, como durante o trabalho, em uma reunião importante, ou com pessoas que você não conhece muito bem.

Lembre-se de observar o ambiente e as situações em que se encontra. Com o tempo e a prática, você vai perceber como fica mais fácil “segurar” essas emoções para poder liberá-las no momento certo.

6. Invista no autoconhecimento

invista no autoconhecimento para controlar as emoções

O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa na vida de qualquer pessoa. Quando você se conhece, consegue identificar as suas emoções e aprender como controlá-las, daquela forma que funciona melhor para você.

Dessa forma, existem diversas formas de conhecer a si e às suas emoções. Aqui na OMNI acreditamos no poder da hipnoterapia!

A hipnoterapia é o uso da hipnose para fins terapêuticos. Na prática, um profissional capacitado induz o paciente a um estado de transe para sugerir mudanças de hábitos, novos comportamentos saudáveis, tratando fobias, resolvendo conflitos, aumentando a autoestima, entre outros benefícios incríveis.

Tudo de maneira rápida, eficaz e muito segura!

E é exatamente com a hipnoterapia que você consegue aprender a controlar as emoções, conquistar o controle emocional que sempre quis e ser muito mais feliz. 

Incrível, não é?

E se você quer saber mais sobre essa ferramenta tão fantástica, a formação de hipnoterapeutas OMNI foi feita para você!

Além disso, a formação OMNI é para quem:

  • Deseja aprender a controlar as emoções;
  • Quer se livrar de suas principais dores;
  • Deseja entender o que é hipnoterapia na teoria e na prática;
  • Quer se capacitar e ser sua melhor versão;
  • Precisa de confiança e coragem para encarar os desafios;
  • Anseia uma transformação em todas as áreas da vida!

Clique aqui para fazer a sua inscrição!

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×