0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

São tantos os estresses do dia a dia, que fica complicado praticar a gratidão. Em tempos difíceis como os que estamos vivendo com a Covid-19, é ainda pior. No entanto, quando você permanece grato, mudanças acontecem.

Quando você é grato, começa a perceber que os benefícios de praticar a gratidão são quase infinitos. Você experimenta emoções mais positivas, dorme melhor, tem mais compaixão e bondade e até mesmo seu sistema imunológico fica mais forte.

Quando a gratidão faz parte da sua vida, até mesmo nas pequenas coisas, você vai perceber que todo o restante começa a dar certo automaticamente.

De acordo com Robert Emmons, professor de psicologia e pesquisador sobre a gratidão da Universidade da Califórnia, existem dois componentes-chave para praticar a gratidão:

  1. Afirmação da bondade. Afirmar que existem coisas boas no mundo, existem pessoas boas e compreender que existem coisas pelas quais podemos ser gratos.
  2. Reconhecer o papel que as pessoas desempenham ao nos proporcionar essas bondades.

Mas como fazer isso? Como realmente praticar a gratidão no dia a dia? Neste texto você vai entender e ver 20 dicas para se tornar uma pessoa mais grata.

Dá uma olhada no que você vai ver aqui:

Vamos lá?

O que é a gratidão?

O que é gratidão?

A gratidão é uma emoção positiva em que você se sente agradecido, associada a vários benefícios para a saúde mental e física. Quando você pratica a gratidão, responde com sentimentos de bondade e generosidade a todas as coisas que acontecem com você.

Segundo o Dicionário Online de Português, “gratidão” pode ser definida como:

substantivo feminino:

  1. Reconhecimento por um benefício recebido; agradecimento: dar provas de gratidão.
  2. [Popular] Reconhecimento de um benefício ou demonstração de agradecimento a alguém por algo bom que essa pessoa tenha feito; obrigado.

interjeição:

  1. [Gramática] O substantivo feminino gratidão tem sido popularmente usado com o sentido de obrigado(a), expressando agradecimento e ocupando a função sintática de uma interjeição (este uso ainda não está reconhecido formalmente): dia lindo hoje, gratidão!
  2. Etimologia (origem da palavra gratidão). A palavra gratidão deriva do latim “gratitudo,inis”, com sentido de se sentir agradecido.

Ainda, as pesquisadoras Lúzie Fofonka Cunha, Lucia Campos Pellanda e Caroline Tozzi Reppold em artigo de 2019 publicado na revista Frontiers in Psychology, dizem o seguinte:

“Em termos gerais, a gratidão decorre do reconhecimento de que algo bom aconteceu com você, acompanhado de uma avaliação de que alguém, seja outro indivíduo ou uma fonte impessoal, como a natureza ou uma entidade divina, foi responsável por isso.”

Quais são os benefícios da gratidão?

Aprender a praticar a gratidão traz muitos benefícios para sua vida. De fato, Michael Mosley nos mostra diversos estudos que comprovam o quanto a gratidão é positiva para nossa saúde, em um artigo da BBC.

Assim, praticar a gratidão pode trazer benefícios como:

  • Ajuda a te deixar de bom humor;
  • Te aproxima de seus amigos e familiares;
  • Você aproveita mais a vida;
  • É bom para sua saúde física;
  • Você lida mais facilmente com os tempos difíceis;
  • Te ajuda a se lembrar mais dos momentos bons do que dos momentos difíceis.

O último item é muito importante, porque nós costumamos nos lembrar de tudo de ruim que acontece e passamos grande parte do nosso tempo lembrando das coisas que nos deixam infelizes.

No entanto, praticar a gratidão nos ajuda a balancear os eventos negativos. Isso não significa que você precisa ignorar as coisas ruins ou não sofrer por elas. Mas praticar a gratidão vai ajudar você a manter boas memórias por mais tempo na sua mente ao invés de ficar pensando em coisas negativas o tempo todo.

Então vamos entender como praticar a gratidão?

banner omni formação

Veja 20 dicas para praticar a gratidão

Agora que você já sabe o que é a gratidão e os benefícios que praticar a gratidão traz para sua saúde física e mental, chegou o momento de realmente colocar a gratidão em prática!

Por isso, separei 20 dicas para você praticar a gratidão no seu dia a dia. Confira:

1. Escreva uma carta de agradecimento

Escreva uma carta de gratidão

John Kralik, autor do livro “365 Thank Yous: The Year a Simple Act of Daily Gratitude Changed My Life” (365 Obrigados: o ano em que um simples ato de gratidão diário mudou minha vida, em tradução livre), conta sua história.

Quando estava passando por um momento difícil em sua vida, John recebeu de uma ex-namorada uma carta de agradecimento por um presente que ele havia lhe dado. Isso o inspirou a escrever cartas expressando sua gratidão a todas as pessoas que tocaram sua vida.

Através dessas cartas, ele percebeu que conseguia manter bons relacionamentos, fazer seus amigos e familiares felizes e isso, em retorno, fazia com que ele mesmo experimentasse momentos incríveis de felicidade.

2. Reconheça cada dia como um presente

Praticar a gratidão começa com cada novo dia. Quando você acorda pela manhã e toma a decisão de aproveitar o dia e recebê-lo como um presente, já está sendo grato pelo maior presente que já ganhou: a vida.

3. Crie um diário de gratidão

Quando você escreve as coisas pelas quais é grato todos os dias, isso te ajuda a se concentrar naquilo de bom que acontece e não naquilo que é ruim. Além disso, registrar os seus pensamentos e ideias é um passatempo divertido e que aumenta a sua criatividade. Excelente para praticar uma habilidade nova.

Você pode começar o seu diário comprando um caderno ou agenda, criando um documento no seu computador ou anotando no celular. O local onde vai escrever não importa, o importante mesmo é agradecer algo novo todos os dias.

Se quiser saber mais sobre como fazer o seu diário de gratidão, Jason Marsh dá dicas em seu artigo “Tips for Keeping a Gratitude Journal” (artigo em inglês).

Experiência OMNI

4. Aprecie a beleza da natureza

Vivemos em um mundo lotado de tecnologia. TV, computadores, smartphones, propagandas no metrô, outdoors, até mesmo os relógios da cidade possuem telas com imagens daquela nova série que foi lançada na Netflix.

Deixar tudo isso de lado pode ser difícil, mas se você decidir fazer uma caminhada ou até um passeio de carro e focar na beleza da natureza, vai ver como isso faz um bem à alma. O oceano, as árvores, as flores e os animais têm um efeito calmante e te ajudam a se sentir mais conectado consigo mesmo.

5. Valorize as coisas que tem

Que tipo de coisas ou que pessoas na sua vida você não está valorizando? É comum que, no dia a dia, você acabe negligenciando relações importantes e focando apenas no seu trabalho.

Não apenas isso, mas a sua própria saúde pode acabar ficando em segundo plano na sua vida. Lembre-se de agradecer a cada dia que acorda se sentindo bem, sem dor e com saúde. Assim, você valoriza o seu bem-estar e faz o necessário para cuidar dele quando está doente.

Valorizar as coisas que tem, inclusive sua saúde e seus relacionamentos, também faz parte de praticar a gratidão. 

6. Comemore datas importantes

Seus aniversários são importantes para você? A maioria das pessoas adora seus aniversários, mas essas datas só são importantes quando temos pessoas ao nosso redor que as comemoram conosco.

Para praticar a gratidão, comece comemorando datas importantes com as pessoas que você ama. Compre um presente legal, participe das festas, faça um telefonema ou envie um cartão ou e-mail.

Pode parecer algo simples, mas isso faz com que a pessoa se sinta apreciada e especial.

7. Elogie constantemente

Um elogio genuíno pode mudar o dia de uma pessoa. Aqui na OMNI temos o costume de pedir e enviar feedback constantemente. Isso significa que estamos sempre em evolução, sabendo nossos pontos fortes e fracos para sermos sempre a nossa melhor versão.

Para praticar a gratidão, comece a dar mais elogios. Eles não precisam ser muito elaborados, mas um pequeno gesto de bondade fará diferença não apenas em quem é elogiado, mas também em você.

Além disso, elogios se espalham. Quando você menos imaginar, as pessoas ao seu redor também começarão a elogiar mais e as relações como um todo têm uma melhora.

8. Lembre-se do que você tem, não do que te falta

A sua mente subconsciente tem o costume de focar mais nas coisas que faltam na sua vida do que em tudo que você já tem. Como você já viu em outros textos do nosso blog, o seu subconsciente é sabotador e prefere ficar na zona de conforto.

Essa zona de conforto costuma estar lotada de reclamações. Afinal, é mais fácil reclamar sobre as coisas que te faltam do que ser agradecido por tudo aquilo que você tem.

Mas para praticar a gratidão, você precisa sair da sua zona de conforto e escolher focar nas coisas positivas.

9. Influencie outras pessoas, especialmente crianças

Quando você tem filhos, tem a responsabilidade de criá-los da melhor forma para que a próxima geração seja melhor que a sua própria. Quando você tem uma mentalidade de gratidão e sabe como ser uma pessoa grata é positivo, deve ensinar isso aos mais novos.

E mesmo que não tenha filhos, você também pode praticar a gratidão ao influenciar as pessoas ao seu redor, sejam elas crianças ou não. Explique aos demais os benefícios da gratidão e dê exemplos sendo você mesmo uma pessoa tão positiva que é impossível que as outras pessoas não notem algo de diferente em você.

10. Diga frases de gratidão em voz alta

Diga frases de gratidão em voz alta

Pode até parecer besteira, mas quando você externaliza a sua gratidão em palavras, coisas incríveis acontecem. Afinal, as palavras têm poder!

Quando você diz frases positivas e de gratidão em voz alta, está mudando o seu diálogo interior e quebrando suas crenças limitantes, que te impedem de viver todo o seu potencial.

Se quiser maximizar os resultados, você pode dizer essas frases fazendo uma auto-hipnose, como te ensinamos neste texto aqui. Veja alguns exemplos de frases para praticar a gratidão:

  • “Eu sou feliz e grato por tudo o que tenho.”
  • “Não me falta nada e tenho tudo o que preciso.”
  • “Tudo na minha vida funciona perfeitamente bem.”
  • “Meu dia começa e termina com alegria e gratidão.”

11. Diminua as reclamações

Como você viu no item 8, a sua zona de conforto está repleta de reclamações. Mudar essa situação não é nada fácil e, como você pode imaginar, é bem desconfortável. No entanto, deixar as reclamações de lado vai te trazer benefícios que você nem imagina.

Reclamar é prazeroso na hora, mas podemos compará-lo ao hábito de fumar um cigarro. Fumar até pode ser bom na hora e te passar a ideia de alívio, mas, na verdade, está aos poucos infectando todo o seu corpo com sua toxicidade.

Para praticar a gratidão, você precisa diminuir as reclamações. O pastor Will Bowen, autor do livro A Complaint Free World: How to Stop Complaining and Enjoy the Life You Always Wanted (Um mundo sem reclamações: como parar de reclamar e aproveitar a vida que você sempre quis, em tradução livre), acredita que coisas boas acontecem às pessoas que decidem parar de reclamar.

Em seu livro, ele conta como desafiou a sua congregação a passar 21 dias sem reclamar. O que ele presenciou foi extremamente poderoso: dezenas de histórias de pessoas que transformaram sua saúde, relacionamentos e carreiras com apenas uma mudança tão simples.

12. Crie o hábito de agradecer

Dizer “obrigado” ou “obrigada” é mais fácil com pessoas que não conhecemos, como quando o garçom traz a sua comida ou quando um entregador chega com suas encomendas.

No entanto, muitas vezes passamos até mesmo dias sem agradecer as pessoas da nossa família por terem feito o jantar ou lavado a louça. Muitos pais, principalmente, nunca agradecem seus filhos por acharem que eles estão fazendo “nada mais que sua obrigação”.

Para praticar a gratidão, comece a criar o hábito de agradecer pelas pequenas coisas que as pessoas ao seu redor fazem por você, quer sejam suas obrigações ou não. Você vai rapidamente perceber como isso melhora as suas relações.

13. Pratique a gratidão também nos tempos difíceis

Pratique a gratidão nos tempos difíceis

É bem mais fácil praticar a gratidão quando tudo está bem. Entretanto, quando as coisas ficam difíceis, temos a tendência de só enxergar os problemas e reclamar.

Quando você decide praticar a gratidão nos tempos difíceis, começa a reverter as situações e enxergar oportunidades onde antes não enxergava.

Um livro clássico da autora Eleanor H. Porter, conta a história de Pollyanna, uma menina órfã que passa a morar com a tia. Na história, ela vive ensinando às pessoas o “jogo do contente”, que havia aprendido com seu pai.

Nesse jogo, o jogador deve encontrar algo bom e positivo em tudo, mesmo nas coisas ruins e nos momentos difíceis. Um exemplo contado no livro é quando Pollyanna ganha um par de muletas ao invés de bonecas, que havia pedido. Mas ela escolheu ficar feliz, porque podia andar e não precisava das muletas.

Como no livro, escolha encontrar algo de positivo nos momentos difíceis e praticar a gratidão, mesmo quando esta não for a decisão mais fácil.

E-book Traumas em Crianças

14. Agradeça às pessoas pelos serviços prestados

Assim como você deve praticar a gratidão com sua família, comece a praticar também com as pessoas que prestam serviços a você. Todos os dias, você compra e consome diversos serviços. São diversas as pessoas que nos atendem de diversas maneiras: padeiros, garçons, porteiros, taxistas ou ubers, professores, policiais, faxineiros, a lista continua.

Todo encontro que você tem com essas pessoas é uma oportunidade para agradecer, seja com um simples “obrigado”, com uma gorjeta ou um presente.

Veja no vídeo abaixo, a história do motorista de ônibus dinamarquês Mukhtar Fodelsdag, que recebeu uma linda surpresa de aniversário e ficou impressionado com a expressão de gratidão das pessoas que ele atende todos os dias.

O vídeo é em dinamarquês, mas a linguagem do amor é facilmente entendida.

 

15. Seja grato pela sua rotina

Seu trabalho, seu cuidado com sua família e com sua casa pode se tornar fonte de estresse e frustração. Quantas vezes você não olhou para sua vida e sua rotina e pensou que gostaria que tudo fosse diferente?

No entanto, basta que essa rotina seja quebrada — um ente querido adoece ou você perde seu emprego, por exemplo — para que você não veja a hora de voltar àquela rotina de sempre.

Então, por que não praticar a gratidão no seu dia a dia, pela rotina que você tem hoje? Agradeça pelo presente, sem ficar desejando que o passado volte e sem sonhar com um futuro que ainda não chegou.

16. Comece e termine seu dia com gratidão

Comece cada dia agradecendo por tudo o que tem e pelas pessoas com quem convive. Isso aumenta a sua positividade e vai fazer com que o dia todo funcione muito melhor.

Da mesma forma, termine o seu dia com gratidão. Agradeça por tudo de bom que conseguiu realizar, agradecendo às pessoas que te ajudaram e facilitaram seu trabalho.

Neste texto, te damos algumas sugestões de auto-hipnose desde a hora que acorda até a hora que vai dormir.

17. Faça uma lista das coisas pelas quais é grato

Você consegue escrever 20 coisas pelas quais é grato na vida? 50 coisas? Que tal 100? Encontre um lugar tranquilo e aceite o desafio de escrever 100 coisas pelas quais você se sente agradecido.

Você pode até mesmo começar seu diário de gratidão, que te falei lá no item 3, com esta lista. Se tiver dificuldade para listar tanta coisa, pense naquelas pequenas coisas que você acaba negligenciando no dia a dia, como a casa em que mora, os bons amigos que tem, um bom banho, água limpa, seu animal de estimação, etc.

À medida em que você vai escrevendo os itens da lista, vai perceber como os sentimentos negativos vão se dissolvendo e dando lugar aos sentimentos mais felizes.

18. Escreva pequenas frases positivas

Imagine a situação: você está em uma biblioteca, procurando um livro para ler. Ao abrir a capa de um exemplar, descobre que alguém deixou um recado bonitinho ou uma frase motivacional. Isso seria incrível, não seria?

Para praticar a gratidão, escreva pequenas frases positivas e deixe-as nos lugares mais inusitados. Você também pode deixar recados aos seus colegas de trabalho, lembrando-os de como são importantes e como você é grato por conhecê-los.

Você também pode fazer isso em casa, deixando pequenas notas para seu cônjuge, filhos ou pais, demonstrando sua gratidão.

19. Aproveite quando as coisas estiverem realmente bem

Nem sempre as coisas vão bem. Às vezes a nossa vida nos surpreende e acabamos perdendo o emprego, adoecendo, perdendo um ente querido… Apesar de praticar a gratidão ser algo muito importante, isso nem sempre é possível. Especialmente quando as coisas vão mal assim.

Por isso é importante que você aproveite quando as coisas estiverem bem! Agradeça pelos dias bons e viva o seu melhor quando pode.

20. Celebre a vida

A vida é um presente. Quando você entende isso, consegue celebrar todos os dias as suas conquistas, sua rotina e as suas relações.

E você não precisa de muito para celebrar a vida. Quando a lua está bonita, largue o seu celular e olhe para ela. Aproveite esse presente, desfrute do pôr-do-sol, da beleza do oceano, do carinho da sua mãe.

A vida é linda, mas acaba. Então por que não aproveitar cada dia que temos para vivê-la?

Não deixe para amanhã. Seja grato hoje!

Quando falamos de “formação em hipnoterapia”, muitas pessoas pensam que o curso serve apenas para quem deseja se tornar um hipnoterapeuta.

Sim, você sai do curso com um certificado que te permite exercer a profissão de hipnoterapeuta, mas a formação vai muito além disso!

A formação OMNI é para quem:

  • Deseja aprender a praticar a gratidão;
  • Quer se livrar de suas principais dores;
  • Deseja entender o que é hipnoterapia na teoria e na prática;
  • Quer se capacitar e ser sua melhor versão;
  • Precisa de confiança e coragem para encarar os desafios;
  • Anseia uma transformação em todas as áreas da vida!

A formação OMNI é um investimento para a vida toda. Afinal, não é apenas mudar de profissão, mas sim transformar a própria vida e ter a chance de fazer a diferença na vida de outras pessoas.

Através da formação OMNI você vai poder conquistar a independência financeira que tanto deseja, isso sem contar no desenvolvimento profissional!

Venha mudar a sua vida com a formação OMNI em hipnoterapia.

Clique aqui e se inscreva na próxima turma!

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×