Você sabe o que é o bruxismo? Calma que não tem nada a ver com bruxas! O bruxismo nada mais é do que uma desordem funcional em que você aperta ou range os dentes, principalmente durante o sono.
O quadro de bruxismo é mais comum do que imaginamos, e pode afetar significativamente a qualidade de vida de quem sofre com ele. Afinal, é comum que quem range os dentes sinta dores de cabeça e tenha o sono afetado negativamente.
Isso sem contar os cônjuges, que costumam sofrer com o barulho e movimentos da mandíbula de quem tem o bruxismo.
Mas você sabia que o bruxismo pode ter diversas causas emocionais? É isso que você vai ler neste texto, além de descobrir um tratamento que você nunca imaginou.
Neste texto você vai ver também:
- O que é o bruxismo?
- Quais são os sintomas?
- E as causas do bruxismo, quais são?
- Um tratamento que você nunca imaginou
Vamos lá?
O que é o bruxismo?
O bruxismo é o ato inconsciente ou semi-inconsciente de apertar ou ranger os dentes, ou seja, quem faz isso quase nunca percebe. O problema é que essa pressão sobre os dentes causa uma tensão nos músculos da mandíbula, gerando dores e outros sintomas.
Embora possa ocorrer durante qualquer momento do dia, é durante a noite que é mais comum, quando a pessoa aperta e range os dentes enquanto dorme. Esse tipo de bruxismo é conhecido como bruxismo noturno.
Já o bruxismo diurno acontece de forma voluntária ou semi-voluntária, já que a pessoa está acordada. Normalmente a pessoa range ou aperta os dentes como um hábito ou “tique nervoso”.
Quais são os sintomas?
Quem sofre com o bruxismo nem sempre percebe, já que na maioria das vezes ele ocorre à noite. Ainda assim, pode perceber os sintomas sem entender de onde vêm.
Como você já viu, um dos principais sintomas do bruxismo são as dores, em especial na cabeça, no rosto e até mesmo no ouvido. Esses sintomas costumam aparecer principalmente pela manhã, quando a pessoa acorda.
Outros sintomas podem ser:
- Desgaste dentário;
- Perda de esmalte dentário;
- Hipertrofia dos músculos responsáveis pela mastigação, podendo haver inflamação;
- Problemas na articulação temporomandibular (ATM), causando principalmente dor, estalos e travamentos no maxilar;
- Fraturas de dentes;
- Zumbido no ouvido;
- Estalos para abrir ou fechar a boca.
Como saber se tenho bruxismo?
Como o bruxismo normalmente acontece como um hábito inconsciente, muitas pessoas só percebem que sofrem dele quando alguém comenta que as ouviu rangendo os dentes durante a noite.
Outras pessoas recebem a notícia da possibilidade de bruxismo quando vão ao dentista e descobrem que os dentes estão desgastados ou perdendo o esmalte.
Por isso, se você sente um ou mais sintomas que você viu no tópico acima, pergunte para seu cônjuge ou seus pais para prestar atenção durante a noite e averiguar se você está rangendo ou apertando os dentes durante o sono.
Também é importante fazer um check-up odontológico e compartilhar suas suspeitas com o dentista.
E as causas do bruxismo, quais são?
Nem sempre o bruxismo tem uma causa definida, ou pelo menos, não apenas uma. Isso porque é muito comum que você comece a ranger ou apertar os dentes por diversos fatores.
É possível desenvolver bruxismo por fatores genéticos, mas diversos estudos já mostraram que as pessoas que sofrem de ansiedade, estresse, características do sono, como ronco, e dificuldades para se concentrar durante o dia, podem ser mais propensas a desenvolvê-lo.
Em outras palavras, quando você tem aquele dia estressante no trabalho ou está passando por uma situação complicada nos relacionamentos, por exemplo, pode acabar apertando os dentes durante a noite.
Além disso, alguns medicamentos, como os antidepressivos, podem aumentar a incidência de bruxismo diurno e noturno, causando dores e desgaste nos dentes.
Outros consumos excessivos podem causar o bruxismo, como cafeína, álcool, fumo e outras drogas .
Um tratamento que você nunca imaginou
O tratamento do bruxismo consiste, normalmente, no uso de uma placa de proteção dentária, que ajuda a aliviar as dores e evita maiores problemas nos dentes. O paciente com bruxismo coloca a placa antes de dormir, o que não impede o ranger e apertar completamente, mas auxilia nos sintomas.
Outros tratamentos podem incluir relaxamento dos músculos da mandíbula e até mesmo a aplicação de água morna na área, antes de dormir.
O problema é que nenhum desses tratamentos realmente resolve o bruxismo, porque tratam apenas os sintomas e não a causa!
Afinal, se o bruxismo pode acontecer por conta da ansiedade ou do estresse, não adianta nada focar nos sintomas e não resolver a raiz do problema, não é?
E se você acompanha o nosso blog, já deve saber qual é a ferramenta que consegue tratar diretamente a causa de dezenas de problemas: a hipnoterapia!
A hipnoterapia nada mais é do que um método de tratamento que utiliza técnicas hipnóticas para descobrir a raiz emocional de um problema e ressignificar o trauma.
Dessa forma, através da hipnoterapia, é possível alterar a relação emocional que existe entre a pessoa e a situação que causa o bruxismo, instalando assim novos programas psicológicos no subconsciente.
É por isso que a hipnoterapia é tão procurada. Afinal, quando a causa é reparada, os sintomas são naturalmente controlados e o mal deixa de existir. Você pode tratar o bruxismo simplesmente descobrindo os motivos do estresse!
Não é incrível?
E se você está interessado na hipnoterapia e quer ter a sua própria vida transformada, que tal conhecer a Formação de Hipnoterapeuta OMNI?
Criado pensando em te ajudar a resolver qualquer problema emocional, te auxiliar no desenvolvimento pessoal, mudar seus hábitos e vícios, te entregar uma melhoria da saúde física e mental, esse treinamento promete transformar a sua vida.
E, de quebra, você ainda leva uma certificação internacional para casa, para você mesmo se tornar um hipnoterapeuta OMNI. Incrível, né?
Para saber mais sobre a Formação, é só clicar no banner abaixo para entrar na lista de espera da próxima turma: