0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O bem-estar emocional é uma parte importante da sua saúde emocional. Ele pode afetar como você vê a vida, como se relaciona com as pessoas e a sua saúde física. Afinal, como você viu neste texto, diversos sintomas físicos são, na verdade, problemas emocionais.

Cuidar do seu bem-estar emocional é fundamental para viver bem. Quando você está emocionalmente saudável, consegue gerenciar os vários elementos da vida e consegue lidar com uma gama de emoções, sem perder o controle emocional.

Desde 2020 vimos anos que desencadearam emoções muito intensas. De fato, um artigo publicado no The Lancet por um grupo de cientistas revelou que a depressão, que já afeta cerca de 5,8% da população brasileira, piorou muito com a pandemia.

A vida apresenta momentos que desafiam você, mas quando você sabe como enfrentar esses obstáculos com resiliência, sua confiança em sua capacidade de superar qualquer circunstância é fortalecida. É esse o segredo do bem-estar emocional.

Difícil? Neste texto você vai descobrir que é possível manter a saúde emocional em dia mesmo em tempos difíceis com 8 dicas.

Olha só o que você vai ler:

Siga lendo!

O que é bem-estar emocional?

O bem-estar emocional é a capacidade de produzir emoções, humores, pensamentos e sentimentos positivos e se adaptar quando confrontado com adversidades e situações estressantes.

Um dos grandes fundamentos da saúde emocional é a resiliência. Em outras palavras, a capacidade de “voltar ao estado normal” após alguma turbulência. A resiliência afeta a maneira como você enfrenta e como pensa sobre os desafios que enfrenta.

Por exemplo, se você tentou uma promoção no trabalho, mas foi rejeitado, você se sente motivado a tentar de novo ou fica ressentido? Fica otimista de que outra oportunidade surgirá na hora certa, ou sente uma grande decepção por ter perdido essa oportunidade em particular?

O bem-estar emocional permite que você se concentre nas coisas positivas e gerencie as emoções e sentimentos negativos sobre uma determinada situação.

De acordo com o site Significados, o bem-estar é:

“Bem estar é um conjunto de práticas que engloba uma boa nutrição, atividade física, bons relacionamentos interpessoais, familiares e sociais, além de controle do estresse.

Pode-se assim dizer que bem-estar significa a saúde no seu sentido mais amplo, de maneira ativa e em todos os seus aspectos.”

Experiência OMNI

Por que o bem-estar emocional é importante?

O bem-estar emocional é um componente crucial para a nossa saúde geral. Um artigo do The BMJ, uma das mais influentes e conceituadas publicações sobre medicina no mundo, discutiu a importância do bem-estar emocional para nossa saúde e como ele está ligado a outras facetas do bem-estar geral.

De acordo com o artigo, “as pesquisas mostram que o sofrimento emocional cria suscetibilidade à doença física”. Em outras palavras, quando você não tem um bem-estar emocional, fica doente com mais facilidade. Além disso, foi descoberto que o bem-estar emocional facilita a recuperação e nos protege de uma morte prematura.

Importante, não é mesmo?

Cultivar o bem-estar emocional é essencial para encontrar a felicidade e o sucesso. Todos nós passamos por dificuldades e desafios. Mas as pessoas emocionalmente saudáveis conseguem lidar com esses desafios.

Quando você está em dia com sua saúde emocional, consegue:

  • Dar e receber feedback sob uma perspectiva saudável;
  • Ter conversas e discussões difíceis com qualquer pessoa sem se desestabilizar;
  • Estabelecer relacionamentos mais fortes.

Isso porque o seu nível de compreensão, empatia, humor e compaixão aumenta. Você consegue ver a si mesmo e aos outros com menos julgamento.

Qual é a relação entre bem-estar emocional e saúde?

bem-estar emocional e saúde

Como você viu, o bem-estar emocional te ajuda a manter a saúde física em dia. Isso porque, quando suas emoções estão sob controle, você tem mais energia, consciência,  e uma visão mais saudável sobre a vida.

Além disso, quando você tem bem-estar emocional, se sente mais energizado para fazer exercícios físicos, que ajudam a equilibrar os níveis de dopamina e serotonina. Tudo isso também te ajuda a gerenciar melhor seus sentimentos e emoções.

Todo o bem-estar, seja físico ou emocional, impacta outras áreas da sua vida. Diversos estudos já demonstraram que o mal-estar mental afeta negativamente a sua saúde física, aumentando os riscos de câncer, doenças cardíacas e respiratórias.

Dessa forma, assuma o controle de seu bem-estar emocional e concentre-se nas emoções positivas que sente e processe e aprenda com as experiências negativas.

Como você pode melhorar seu bem-estar emocional? Veja 8 dicas

Todas as suas emoções — e a forma como você as gerencia — tem uma grande influência na sua saúde emocional. Por isso, separei oito dicas para te ajudar a melhorar o seu bem-estar emocional.

Siga lendo para saber:

1. Tenha um bom círculo de amigos e sistema de suporte

Se você já ouviu a expressão “ninguém é uma ilha”, deve imaginar o que quero dizer com “sistema de suporte”. Muitas pessoas são introvertidas e preferem ficar em casa do que sair com amigos. E não existe problema nenhum nisso!

No entanto, um sistema de suporte é essencial para qualquer pessoa. Você precisa de pessoas com quem possa falar sobre os seus problemas, pessoas que vão ouvir seus desabafos.

Principalmente, você precisa saber que não estará sozinho se algo ruim acontecer. Essa é uma excelente forma de desenvolver seu bem-estar emocional.

2. Aprenda mais para diminuir a ansiedade

é importante aprender muito para manter a saúde emocional

Quando você não sabe alguma coisa, vive com medo do desconhecido. Por isso mesmo muitas pessoas dizem que “conhecimento é poder”. Quanto mais você aprende, menos sofre com ansiedade, pois está sempre um passo à frente de quaisquer obstáculos que apareçam.

Quanto mais você souber, estudar e aprender, menos medo terá das coisas que podem acontecer no futuro. Com isso, seu bem-estar emocional estará mais maduro.

Guia de fibromialgia

3. Se exercite para melhorar o bem-estar emocional

Como você viu alguns parágrafos acima, fazer exercícios aumenta o seu nível de dopamina e serotonina. Por isso, além de fazer bem para sua saúde física, exercícios físicos também te ajudam a melhorar seu bem-estar emocional.

Porém, é importante que você escolha um exercício que realmente goste. Se decidir se exercitar com algo que detesta fazer, é muito mais provável que acabe se frustrando e abandonando a atividade.

4. Invista em um novo hobby

Todo mundo deveria ter pelo menos um hobby. São esses passatempos que nos distraem nos momentos difíceis e nos ajudam a equilibrar a vida pessoal com o trabalho. Quando você tem um hobby, fica muito mais fácil manter o bem-estar emocional.

Um hobby não precisa ser algo “diferentão”, inalcanlável. Qualquer coisa pode ser um passatempo: cuidar de plantas, colecionar antiguidades, ouvir música, passear no parque. O importante é que você faça algo que lhe traga uma alegria real — uma paixão que é toda sua e ninguém pode tirar de você.

Ter um hobby e se orgulhar dele vai ajudar você a manter o bem-estar emocional e é uma ótima maneira de aumentar a autoestima.

5. Coma e beba com moderação

Coma bem para manter o bem-estar emocional

O álcool pode te ajudar a reduzir o estresse, mas deve ser consumido com moderação. Quando você bebe para desestressar, pode desenvolver uma dependência (alcoolismo) e o mesmo acontece com a comida.

Você pode comer o que quiser e se divertir, mas quando faz isso para suprir alguma emoção, pode desenvolver um transtorno ou compulsão alimentar.

Para manter o bem-estar emocional, coma porções menores, faça exercícios regularmente e beba com moderação. Tudo isso é fundamental para sua saúde física e emocional.

6. Medite ou pratique Yoga para aliviar o estresse

Meditação e Yoga são atividades muito eficazes para desestressar. A meditação é uma forma focada de pensamentos guiados e Yoga ou Tai-Chi são mais focados no movimento.

Outras técnicas podem ajudar você a reduzir o estresse e melhorar seu bem-estar emocional, como técnicas de respiração e relaxamento muscular. O importante é se lembrar sempre: faça uma atividade que seja prazerosa e que você realmente goste. Afinal, o objetivo é se livrar do estresse.

Construir hábitos de sucesso

7. Gerencie seu tempo definindo metas semanais

Uma boa dica para manter o bem-estar emocional é fazer um cronograma e definir metas semanais. Quando você está no controle dos seus dias, estará no controle da sua vida.

Toda vez que você riscar um item da sua lista, sentirá uma sensação de realização e dever cumprido, excelente para sentir o bem-estar.

8. Durma bem para manter a energia e aumentar a produtividade

Quando você dorme bem à noite, acorda com mais energia e consegue ser mais produtivo. Se estiver muito cansado, todas as tarefas, demandas e responsabilidades do dia parecerão muito mais cansativas. Mesmo os pequenos problemas parecerão grandes quando você está cansado.

Uma boa dica para dormir bem e manter o bem-estar emocional é utilizar a auto-hipnose! Veja o vídeo a seguir para aprender:

 

Dica extra: conheça a hipnoterapia para desenvolver o bem-estar emocional

A hipnose é uma excelente prática para quem deseja desenvolver o bem-estar emocional. Afinal, ela é uma técnica em que um profissional sugere experiências, mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamentos. Assim, atingindo o subconsciente, é possível estabelecer novos hábitos saudáveis.

A hipnoterapia é o uso da hipnose para fins terapêuticos, que consiste em induzir o paciente a um estado de transe e sugerir hábitos e comportamentos saudáveis, podendo inclusive tratar fobias, resolver conflitos, obter maior clareza e foco, entre outros.

Outros benefícios da hipnose são:

  • Ajuda no controle da ansiedade;
  • Combate a insônia;
  • Trata distúrbios sexuais;
  • Auxilia no tratamento de doenças psicossomáticas;
  • Traz mais disposição durante o dia;
  • Aumenta o foco e a concentração;
  • Melhora a comunicação;
  • Desenvolve a criatividade;
  • Elimina hábitos destrutivos.

A OMNI é especialista em hipnose e hipnoterapia, somos a maior escola de hipnoterapia do mundo e temos uma missão: transformar o mundo transformando vidas.

Com a formação OMNI você vai conquistar equilíbrio emocional, se destravar e se livrar das amarras que te impedem de se desenvolver. Vai se livrar dos maus hábitos, recuperar sua autoestima e passar por uma transformação pessoal inesquecível.

Então venha mudar a sua vida com a formação OMNI em hipnoterapia e conquiste seu bem-estar emocional!

Clique aqui e se inscreva na próxima turma!

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×