0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Quantas vezes ao dia você se sente estressado ou ansioso? Sabia que existem técnicas de relaxamento simples, práticas e inovadoras capazes de te ajudar a reduzir os impactos desses momentos?

O estresse e a ansiedade são problemas comuns no cotidiano de muitas pessoas, e por isso, muitas vezes são normalizados, entretanto, quando negligenciados, pode resultar em consequências emocionais, físicas e até sua vida profissional é prejudicada.

Neste texto, vamos explorar:

  • Por que ficamos estressados?
  • Por que as pessoas estão ansiosas?
  • 7 técnicas de relaxamento para redução do estresse e ansiedade
  • Hipnoterapia como técnica de relaxamento
  • Auto Hipnoterapia Avançada

Ficou curioso? Então continue a leitura para obter informações detalhadas e relevantes sobre essa condição.

Por que ficamos estressados?

Quantas vezes ao dia você se vê estressado, ou melhor, você se lembra qual foi a última vez que não deixou o estresse tomar conta de você?

De acordo com a American Psychological Association (APA), aproximadamente 77% da população americana experimenta regularmente os sintomas físicos e psicológicos do estresse.

Sob o mesmo ponto de vista, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), diz que 72% dos profissionais brasileiros relatam sofrer com estresse no trabalho.

Mas, afinal de contas… Por que ficamos estressados?

Saúde&NutriçãoMelody: ESTRESSE FISIOLÓGICA - Na maioria das vezes que estamos estressados, buscamos em algum alimento ou ate mesmo em alguma bebida, aliviar este desconforto, não é mesmo? - Notícias - Melody 94.1

Primeiramente, é importante que você saiba que o estresse nada mais é do que uma resposta natural do seu corpo a situações vistas como desafiadoras e ameaçadoras.

Logo, podemos dizer que o estresse é uma válvula de escape que o nosso corpo utiliza quando ele se vê em perigo.

Se paramos para pensar e nos questionar sobre o porquê ficamos estressados, iremos perceber que são situações desafiadoras em que estamos à prova.

Situações cotidianas estressantes

Existem vários momentos em nosso cotidiano que podem gerar estresse, no entanto, essas situações foram normalizadas a um ponto que é raro nos vermos fora desse conflito.

Aqui estão algumas das situações mais comuns de estresse:

  • Ter uma lista de tarefas a serem realizadas dentro de um prazo apertado;
  • Dívidas acumuladas, empréstimos, financiamento, juros acumulados e a incerteza sobre como cobrir esses gastos;
  • Desentendimentos familiares e uma convivência conturbada com os pais, irmãos, cônjuges ou filhos;
  • Falta de tempo para si mesmo e desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  • Término de relacionamento;
  • Perda de um ente querido;
  • Início da faculdade;
  • Se manter conectado à internet constantemente;
  • Atrasos;
  • Aparecimento de problemas de saúde;

Essas são apenas algumas situações do nosso cotidiano que geram momentos de estresse e podem facilmente ser reduzido através de técnicas de relaxamento.

Por que as pessoas estão ansiosas?

Dentro do ranking sobre saúde mental, o Quociente de Saúde Mental mostra que o Brasil ocupa a 58ª posição na classificação com 52,9% dos entrevistados em situação de angústia.

Da mesma forma que o estresse é uma resposta do nosso corpo quando se vê em uma situação de perigo, a ansiedade é uma resposta emocional caracterizada por emoções como: preocupação, tensão, medo e apreensão.

Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, como:

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
  • Transtorno do Pânico
  • Fobias
  • Transtorno de Ansiedade Social
  • Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Mas, afinal de contas… Por que as pessoas estão ansiosas?

Perfil de uma pessoa ansiosa: Os 3 padrões de pensamento que disparam crisesAntes de responder a essa pergunta, é muito importante deixar claro que se você sofre de ansiedade, esse diagnóstico não te define.

Pense que você não é ansiosa, mas sim está enfrentando a ansiedade, e é possível buscar tratamentos e se recuperar dessa condição. A ansiedade é uma condição e não o seu destino!

As pessoas estão ansiosas por muitos motivos, veja agora os principais deles:

  • Pessoas com histórico familiar de transtornos de ansiedade podem ter maior predisposição a desenvolver ansiedade;
  • Eventos traumáticos, como abuso, violência, acidentes graves;
  • Situações estressantes prolongadas, como problemas financeiros, problemas no trabalho, relacionamentos conturbados;
  • Uso excessivo de álcool, drogas ilícitas, tabaco e cafeína;
  • Traços de personalidade, como perfeccionismo e baixa autoestima;

Cada indivíduo é único, e é fundamental abordar a ansiedade com uma abordagem individualizada de tratamento, envolvendo a colaboração de profissionais de saúde mental.

7 técnicas de relaxamento para redução do estresse e ansiedade

As técnicas de relaxamento são práticas que visam promover um estado de calma, tranquilidade e redução do estresse. Com o estilo de vida acelerado e exigente que muitas pessoas enfrentam atualmente, é essencial encontrar maneiras eficazes de relaxar e cuidar do bem-estar mental e emocional.

Existem várias técnicas de relaxamento que podem ser eficazes para reduzir o estresse e a ansiedade. Aqui estão algumas das técnicas mais comuns:

1.    Terapia 5-4-3-2-1

A técnica “5-4-3-2-1” é uma técnica de ancoragem que pode ajudar a reduzir a ansiedade e promover um maior senso de calma e presença. Aqui está o passo a passo de como funciona:

The 5-4-3-2-1 Method: A Grounding Exercise to Manage Anxiety - YouTubeEscolha conscientemente 5 objetos ou elementos visuais, pode ser qualquer coisa que esteja ao alcance de seus olhos.

Identifique 4 coisas que você pode tocar ou sentir com suas mãos, pode ser a textura de uma superfície, sensação do seu cabelo.

Ouça atentamente os sons ao seu redor e escolha 3 deles para se concentrar. Pode ser o som de um aparelho eletrônico, o som de passos ou o som de uma música suave ao fundo

Concentre-se agora em d2 cheiros presentes em seu ambiente. Pode ser o aroma de uma xícara de café, um perfume ou o cheiro de uma planta próxima

Foque sua atenção em uma coisa que você pode saborear. Pode ser uma bebida, um alimento ou mesmo o gosto da sua própria saliva

2.    Escrita terapêutica

Reserve um tempo regularmente para escrever em um diário ou fazer anotações sobre suas emoções. Isso pode ajudar a liberar emoções negativas e a promover um maior autoconhecimento e clareza mental.

3.    Aromaterapia

técnicas de relaxamento

 

 

 

 

A aromaterapia utiliza óleos essenciais para promover o relaxamento e o equilíbrio emocional. Alguns óleos essenciais, como lavanda, camomila e bergamota, têm propriedades relaxantes e podem ser utilizados através de difusores, massagens ou banhos.

4.    Terapia de som

A terapia de som envolve o uso de instrumentos musicais, como tigelas tibetanas, chimes ou tambores, para criar sons que promovam a relaxação. A vibração e o ritmo dos sons podem ajudar a acalmar a mente e o corpo.

5.    Dança ou movimento expressivo

técnicas de relaxamento

Mover-se de forma livre e expressiva através da dança ou de outros movimentos pode ser uma maneira eficaz de liberar a tensão emocional e física.

6.    Rir e humor

O riso tem propriedades relaxantes e pode reduzir o estresse. Assista a um programa de comédia, leia um livro engraçado ou passe um tempo com amigos que o façam rir.

7.    Exercícios de relaxamento progressivo

técnicas de relaxamento

Concentre-se em cada grupo muscular do seu corpo, começando pelos pés e subindo em direção à cabeça. Contraia os músculos por alguns segundos e, em seguida, relaxe-os completamente

Hipnoterapia como técnica de relaxamento

Este texto aborda técnicas de relaxamento que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. O estresse e a ansiedade são problemas comuns na vida cotidiana e podem ter efeitos negativos na saúde física e mental.

Você já ouviu falar em hipnoterapia?

Essa ferramenta poderosíssima consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramenta terapêutica, utilizada como auxílio para o tratamento de transtornos emocionais, físicos, psicológicos, hábitos e sentimentos indesejáveis.

Embora dizer que a hipnoterapia é o uso terapêutico da hipnose seja uma afirmação correta, podemos dizer que “o buraco é mais embaixo”.

Afinal, a hipnoterapia não é uma simples terapia focada nas técnicas de hipnose, é muito mais do que isso!

O trabalho da hipnoterapia é encontrar formas de ressignificar emoções e memórias que ficaram mal interpretadas nesse esconderijo incrivelmente poderoso e difícil de acessar: o subconsciente.

Basicamente, a finalidade de uma sessão de hipnoterapia é ajudar pessoas a solucionar questões pessoais que ocorreram no passado e que hoje refletem negativamente no seu dia a dia.

Auto Hipnoterapia Avançada

Se você está interessado em saber mais sobre os benefícios da hipnoterapia para o bem-estar e tratamento de transtornos mentais, tenho um convite para você!

Saia do Piloto Automático e descubra como assumir o controle da sua mente através da Hipnoterapia para ter Sucesso na Vida e nos Negócios. Invista em si mesmo e adquira já nosso curso de Auto Hipnoterapia Avançada, você não vai se arrepender!

Em apenas 21 dias FIQUE LIVRE da: ansiedade, estresse, insônia e outras doenças da mente e conquiste a vida leve e feliz que você merece.

Não deixe para depois, clique no banner abaixo e faça sua inscrição!

 

0
Would love your thoughts, please comment.x
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×